quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

PROJETO DO QUARTO E QUINTO ANO-PLANO DE AULA - BIOMAS BRASILEIROS/ Biomas Brasileiros: conhecendo – os e entendendo – os.


PLANO DE AULA - BIOMAS BRASILEIROS


Biomas Brasileiros: conhecendo – os e entendendo – os.
Professora:  FATIMA DOROTEIA DE ARRUDA LIMA
Introdução
O projeto “Biomas Brasileiros: Conhecendo – os e entendendo – os” pretende levar aos alunos do  QUARTO E QUINTO ANO ,conhecimentos sobre a fauna e flora de todo Brasil, permitindo – os conhecer características, diferenças e a importância de cada um dos biomas.
Estrutura Curricular
Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
4º ano Ensino Fundamental
Ciências
Os biomas.
4º ano Ensino Fundamental
Geografia
Mapa brasileiro e os biomas.
4º ano Ensino Fundamental
Ética
Preservação do meio ambiente.
4º ano Ensino Fundamental
Artes
Desenhando os biomas.

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
·         Conhecer os biomas e suas características;
·         Reconhecer a importância da diversidade da fauna e da flora;
·         Identificar e diferenciar os biomas;
·         Localizar os biomas no mapa do Brasil;
·         Entender a importância de preservar a natureza;
·         Representar os biomas por meio da arte.
Duração da aula: 4 aulas de 1 hora cada.
Estratégias e recursos da aula
Aula 1: nesta primeira aula será trabalhado a disciplina de Ciências, focando na explicação de o que  são os biomas e apresentando as características gerais de cada um deles (fauna, flora, extensão, localização, etc.).
1º momento: Iniciar a aula com um bate papo sobre os biomas, para saber qual o nível de conhecimento deles sobre o assunto.
2º momento: convidar os alunos para assistir um vídeo sobre os biomas brasileiros, que explica todas as características e importância dos seis biomas.
https://www.youtube.com/watch?v=63hMH2YBNRc
3º momento: na sala de informática, realizar a atividade proposta pela professora. A atividade esta no site da Editora Abril e se trata de relacionar as paisagens e animais ou o bioma correspondente no mapa do Brasil.
4º momento: ainda na sala de informática, responder ao questionário feito pela professora no Microsoft Office Word. Se necessário, os alunos poderão assistir ao vídeo novamente para responder as questões.
Aula 2: na segunda aula a disciplina trabalhada em cima dos biomas brasileiros será Geografia. O foco da aula será no mapa do Brasil relacionado aos biomas, e características geográficas de cada bioma (relevo, planície, extensão territorial, estados que compõe cada bioma, etc.). A aula será realizada na sala de informática da escola.
1º momento: a professora iniciará a aula apresentando para os alunos o mapa do Brasil dividido pelos seus biomas. Para medir o nível de conhecimentos dos alunos, começar um diálogo:
·         Vocês conhecem o mapa brasileiro?
·         Quantos estados têm o Brasil? Vocês sabem me falar alguns deles?
·         Vocês sabem dizer quais estados compõem cada bioma se olharem no mapa?
·         Qual dos biomas é o maior? E o menor?
2º momento: apresente para os alunos a seguinte tabela:

Biomas
Área total no Brasil
Bioma Amazônia
49,29%
Bioma Cerrado
23,92%
Bioma Mata Atlântica
13,04%
Bioma Caatinga
9,92%
Bioma Pampa
2,07%
Bioma Pantanal
1,76%
A tabela terá o objetivo de fazer os alunos compreenderem o tamanho de cada bioma e poder saber qual é o maior e menor, para que possam realizar a próxima atividade.
3º momento: montar no Power Point seis slides (um para cada bioma), em cada um dos slides estará escrito os nomes dos estados que compõe cada bioma. A tarefa dos alunos será identificar qual bioma é formado por aqueles estados e com a ajuda do mapa, escrever o nome do bioma correspondente. Também será pedido que os alunos escrevam sua posição na escala de tamanho territorial (se ele é o 1º, 2º ou 3º maior, e assim por diante). Tal atividade deverá ser realizada em duplas.
Aula 3: a terceira aula será focada na disciplina de Ética, a qual terá o objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância de preservar o meio ambiente.
1º momento: iniciar roda de conversa com os alunos sobre a importância de conservação o meio ambiente
2º momento: para melhor ilustrar o assunto, pedir para que os alunos leiam o post feito no blog da professora, que contém tirinhas educativas que tratam sobre destruição e conservação do meio ambiente.

3º momento: roda de conversa sobre o que pode ser feito para ajudar o meio ambiente e conscientizar quem conhecemos. Montar um mural com os alunos com o que pode ser feito por eles, e o que pode ser feito em casa para conscientizar a família.
O que eu posso fazer...
Como posso conscientizar minha família
Não jogar papel na rua;
Avisar minha família para fechar a pia enquanto lava a louça;
Fechar a pia enquanto escovo os dentes;
Ensinar a família a não jogar lixo pela janela do carro...
...
...
...
...
...
...





Aula 4: a quarta e ultima aula será focada na disciplina de Artes. O objetivo da aula será propor para os alunos que expressem o que aprenderam por meio do desenho.
1º momento: propor para os alunos a confecção de um desenho de seu bioma preferido, aquele que achou mais interessante no programa Paint. A escolha do bioma será livre, cada um pode escolher o que mais gostou. Portanto o professor deve orientar os alunos que é necessário que eles representem com clareza as características do bioma escolhido (vegetação, animais,etc.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário