Com o movimento renascentista, ressurge o interesse pela cultura e pela Antigüidade clássica. Textos latinos e gregos foram revisitados, e o homem renascentista deparou-se com o ideal do humanismo. Essa corrente de pensamento colocava o homem como centro do universo (antropocentrismo), diferente da cultura medieval que era teocêntrica - Deus como centro do universo.
Este tipo de pensamento dá o papel central ao homem e à natureza, em oposição ao ideal medieval que coloca o divino em primeiro lugar. Neste período, os artistas e intelectuais começam a questionar a Igreja e a religião, já que queriam atribuir uma maior importância e destaque à figura humana e a razão.
Os pintores da renascença tencionavam reproduzir a realidade, sob a influência do ideal de beleza grego. O espírito clássico, a ordem e as formas simétricas são traços marcantes dessa pintura que inovou com a descoberta da perspectiva, permite elaborar uma pintura mais realista. A pintura a óleo também foi um marco do período, possibilitando novos estilos estéticos.
Conheça alguns nomes da pintura renascentista:
Giotto (1266-1337) Pintor italiano, introduziu a perspectiva na pintura. Foi considerado o precursor da pintura renascentista, o elo entre essa e a pintura medieval. A característica principal do seu trabalho é a identificação da figura de santos com seres humanos de aparência comum. Sua pintura coincide com a visão humanista que se consolidava naquele momento.
Botticelli (1444-1510) Pintor da escola florentina, nasceu e viveu em Florença. Trabalhou na decoração da Capela Sistina, em 1481. Suas obras abordavam principalmente dois temas: a antigüidade grega e o cristianismo. Em sua obra chama a atenção a leveza dos corpos esguios e desprovidos de força: eles parecem flutuar, expressando suavidade e graça.
Leonardo da Vinci (1452-1519) Maior figura da pintura renascentista, também da escola florentina, Leonardo considerava-se, em primeiro lugar, um cientista. Imaginou máquinas voadoras, estudou mecânica, geologia, ótica, hidráulica, anatomia, botânica e astronomia. Além de pintor foi desenhista, escultor, engenheiro e arquiteto.
Ticiano (1490-1576) Foi o maior pintor da escola veneziana. Produziu obras religiosas, mitológicas e retratos utilizando cores vivas e movimentos que mais tarde serviram de base para outros artistas. Suas obras têm um grande apego à vida e à beleza feminina. A paisagem, com freqüência, é mais importante que as figuras. Ticiano foi um dos primeiros a pintar um tipo de paisagem moderna.
José de Arimatéia, Nicodemos e a Virgem Maria pegam Cristo no túmulo vigiado por Maria Madalena e São João Evangelista, Ticiano
Rafael (1483-1520) Da escola romana, destaca-se pela delicadeza de traços, pela conciliação do paganismo com o cristianismo e pelo equilíbrio entre a linha e a cor. Conhecido como o pintor de madonas, tipos ideais de beleza feminina, suaves, muitas vezes convencionais, mas, com eminentes qualidades.
Michelangelo (1475-1564) Arquiteto, pintor, poeta e escultor, é difícil classificá-lo dentro das características gerais das escolas. A pedido do Papa Júlio 2, pintou o teto da Capela Sistina, dividindo-o em nove retângulos para contar a história da criação do mundo e do homem.
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