terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

QUARTO ANO A E B

Plano de Aula - Ciencias (4º Ano): Universo e Movimentos da Terra

QUARTO ANO A E B


PLANO MENSAL – CIÊNCIAS
 
I
Disciplina: Ciências
Série: 4º Ano “A” e “B”
Período de Desenvolvimento das aulas:
Nº de Aulas: 06 aulas de 60 minutos (em cada turma)
Data:

“Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire)
 
Eixo: Terra e Universo; Vida e meio ambiente; Ciência, Tecnologia e Sociedade. 
 
Competências Desenvolvidas pelo Aluno:
Ser capaz de utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recursos para garantir a sustentabilidade do planeta;
Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
Identificar os elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem;
Compreender a natureza como um todo dinâmico;
Analisar fenômenos com base na formulação de modelos explicativos.
Compreender a relação da tecnologia com as ciências modernas e contemporâneas, sua influencia na transformação de matérias e o impacto sobre o meio ambiente;
Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas;
Identificar, no mudo atual, relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e transformações sociais;
Utilizar-se de diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos em Ciência e Tecnologia.
 
Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno:
Distinguir e caracterizar as principais teorias de criação do universo;
Construir o conceito de universo, galáxia, sistema solar e planetas;
Reconhecer a organização do Sistema Solar;
Diferenciar movimento de rotação e translação;
Observar a posição do sol no céu e seus efeitos produzindo dia e noite, bem como, relacionar esses eventos ao movimento de rotação da Terra;
Identificar as diferentes estações do ano, bem como, relacionar esses eventos ao movimento de translação da Terra;
Conhecer as fases da Lua e apreender como elas acontecem;
Entender como ocorre um eclipse lunar.
Reconhecer a influência das fases da lua sobre o movimento das marés.
 
Conteúdo:
Universo: teorias de criação
Via Láctea, Sistema Solar e Planeta Terra
Movimentos planetários (rotação e translação) e efeitos sobre a vida na Terra
As noites e a lua (fases, marés e eclipses)
 
Desenvolvimento de Situações Didáticas:
Aulas expositivas dialogadas, inclusive com o uso drecursos audiovisuais e midiáticos;
Demonstrações práticaatravés do desenvolvimento de experiências concretas;
Interpretação de textos informativos e imagens;
Jogos educativos;
Leituras compartilhadas;
Levantamento de hipóteses;
Pesquisas através da biblioteca e portais educacionais;
Problematizações;
Produções textuais;
Resolução de exercícios de fixação e tarefas sistemáticas e desafiadoras;
Uso do livro didático;
Trabalhos em grupo.
 
Revisão: Será realizada de forma oral e escrita, via questionamento sobre o conteúdo ministrado, bem como, realização de exercícios de fixação e produção escrita.
 
Recursos: notebook; projetor; microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; musicas; jogos; internet; materiais concretos; quadro; giz; livro didático; textos informativos; materiais impressos; caderno; lápis; borracha; papel sulfite.
 
Avaliação: A avaliação será processual e contínua no decorrer de todas as aulas, os principais instrumentos utilizados serão: a resolução de exercícios de fixação, a realização de pesquisas e a produção textual. Bem como, os principais fatores observados: comportamento, desenvolvimento, participação, interesse e assiduidade.
 
Bibliografia:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Caderno do Futuro – Ciências 4º Ano.
Instituto Ayrton Senna. Fluxo – Ciências (4º Ano). Circuito Campeão.
PESSÔA, Karina, FAVALLI, Leonel. A escola é nossa: ciências – 4º ano. São Paulo: Scipione, 2011.
TOCANTINS. Referencial Curricular para o Ensino Fundamental de 1º à 9º ano – Artes, 2009.
 
Interatividade:
Jogo on-line: O sistema solar (http://www.cambito.com.br/games/solar.htm)
Jogo on-line: O sistema solar (http://www.escolagames.com.br/jogos/sistemaSolar/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário