quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

para todos os alunos do sexto ao nono ano.(212/18)

PROJETO DE PRÁTICA PLANO DE AULA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA

PROJETO DE PRÁTICA
PLANO DE AULA
DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA

PLANO DE AULA
TEMA: Diversidade Cultural Brasileira
DURAÇÃO DA ATIVIDADE: 4 aulas
PÚBLICO ALVO: Ensino Fundamental e Médio.
CONTEÚDOS: Identidade e Diversidade Cultural, Linguagem Oral e Escrita.

JUSTIFICATIVA
O que se pode observar atualmente é que a maioria dos educandos não tem nenhum conhecimento de nossos antepassados, sendo assim eles não possuem conhecimentos de tudo aquilo que eles possuem hoje, como sua cultura, danças, costumes, músicas, etc. Pensando nisto, sugiro aprofundar o conhecimento dos alunos, dando uma maior compreensão e valorização da nossa tão bela cultura diversificada brasileira. 

OBJETIVO GERAL
Notar a diversidade de raças existentes no Brasil. Reconhecerem e valorizarem a diversidade humana, partindo de um processo de conhecimento e respeito de nossas identidades culturais, com a intenção de desempenhar e provocar atitudes individuais e em grupo contra o preconceito e a favor do respeito às diferenças. 

OBJETIVOS ESPECIFICOS
  • Ampliar a cultura;
  • Respeitar as diferenças;
  • Conhecer sua própria historia;
  • Identificar os diversos tipos de musicas, danças, culinárias, etc.

METODOLOGIA
Na primeira etapa o professor prepara a turma para escutar a músicaInclassificáveis do cantor Arnaldo Antunes. Logo após escutar a música o professor propõe aos alunos a debater sobre a música, procurando saber se a turma conseguiu entender a mensagem da música, sobre não preconceito, sobre que apesar de termos cores diferentes, somos iguais por sermos todos humanos, e que mesmo tendo cores diferentes podemos ter culturas iguais.
Na segunda etapa o professor propõe aos alunos a se dividirem em grupo para fazerem pesquisas mais aprofundadas das culturas diversificadas brasileiras. Cada grupo fica com culturas diferentes e tem como meta pesquisarem sobre pinturas, religiões, danças, músicas e etc. Cada grupo dará sua explicação diante da turma explicando sobre o que foi deixado pelos nossos antepassados e que usamos ainda hoje.

RECURSOS DIDÁTICOS
  • Aparelho de som

AVALIAÇÃO
A avaliação de cada aluno será feito através de seu interesse, participação e colaboração na atividade proposta. Também os conhecimentos adquiridos no decorrer da aula e do trabalho e como eles passaram assimilar a construção de seus conhecimentos.






REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário