domingo, 30 de outubro de 2011

Mastruz ou Erva de Santa Maria

23 Out
( A planta que a Aninha trouxe hoje a minha casa e eu tomei…aghhhhh…kkkk)

Nome Científico: Chenopodium ambrosioides Lineu
Família: Chenopodiaceae Características:
Planta originária da América.
Erva anual, com escassos pelos curtos no caule, que tem sulcos longitudinais pouco profundos, verdes e , entre eles, faixas esbranquiçadas ou rosadas.
As folhas possuem pecíolo curto, são lanceoladas com bordas mais ou menos sinuosas, providas de pelinhos curtos e ralos, glandulíferas na fase inferior. Possuem sabor aromático, mais forte e algo desagradável nas sumidades floridas. (rssss)…
As flores são muito pequenas e aglomeram-se em pequenos ramalhetes que surgem da axila das folhas superiores, formando o conjunto uma longa panícula.
Serventia:
Anti-helmíntico, tônico, estimulante, aromático e emenagogo.
Indicado nas moléstias das vias respiratórias, bronquites, asmas, catarros crônicos do pulmão, laringites.
O seu maior emprego, porém, é como vermífugo.
Ana pensas mesmo que estou com vermes!?Hehehee…..eu tomei…..mal não fez!
*O óleo essencial, também conhecido como o nome de essência de quenopódio ou de mastruço é largamente empregado entre nós, no combate à verminose que é considerada uma verdadeira calamidade no Brasil.
A sua ação se faz sentir nos parasitas do intestino em geral, principalmente para as ascárides, nemátodas e oxiúros.
O suco da planta pisada é, em algumas localidade usada como vermífugo, porém o óleo é sempre preferível, já pelo volume mímino a empregar, por sua ação muito mais enérgica.
A análise química da planta, embora imperfeita, revela a presença do óleo essencial e uma resina; a planta é vendida nas farmácias em forma de extrato fluído, tintura, essência e xarope, bem como in natura e também em líquido, nas casas especializadas na venda de produtos vegetais.
O uso desta planta é eficaz nas infecções pulmonares, nas hemorróidas, varizes, angina, nas hemorragias internas, ótimo para o estômago, sudorífico, bom para cãibras e má circulação do sangue.
Refere -se que geralmente é conhecido como abortivo o efeito desta planta e que, em doses fortes, a essência quando usada para combater vermes traz doenças e algumas vezes até a morte.Credo!!!!
Souza et. al (1991) in Silva, E. B da (1997), afirma que a planta pode deixar efeitos colaterais como irritação nos rins, vômitos, convulsões, náuseas e até coma. Mas, que o uso cautelar do sumo com leite, é fortificante dos pulmões, combate a gripe; triturada a erva, pode ser usada em contusões e fraturas com bom resultado.
Enfim,como qualquer coisa que Deus fez…é tomar com moderação…e como sabe mal não há perigo de alguém tomar em excesso!
Obrigada Ana,Deus te abençoe e todas as coisas que tu plantas,como a couve ,que comi hoje..:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário