Saiba por que sua pernas incham
(11/01/2006 - 16:33)
Caderno ViVa!
Há diversos motivos para as pernas incharem e a má notícia é que as mulheres estão mais sujeitas ao transtorno. 'Por conta de variações hormonais e pela quantidade maior de gordura na perna, esses edemas são mais freqüentes em mulheres', explica o médico Kasuo Miyake, especialista em cirurgia vascular. Ele ajuda a diagnosticar alguns motivos de inchaços sem causa aparente:
Ficar muito tempo sem mexer as pernas - Pessoas que trabalham muito tempo sentadas ou em pé e com pouco movimento geralmente são vítimas do edema postural, com dores e inchaços nas pernas ao final do dia. Miyake recomenda: 'A solução é dormir mais, fazer movimentos com os pés contraindo e relaxando as panturrilhas (batatas das pernas) para bombear o sangue de volta ao coração e ingerir bastante água, para facilitar a boa circulação do sangue'.
Doenças crônicas - Males cardíacos e renais, entre outras doenças crônicas, podem causar inchaço em várias partes do corpo, em especial as pernas. 'Para saber se é esse o seu problema, deite-se. Se o inchaço diminuir nas pernas, mas subir às mãos e aos olhos, está na hora de procurar um clínico geral', aconselha Miyake. Estes inchaços geralmente são simétricos e outros sinais de doenças sistêmicas são mal-estares e indisposições.
Varizes - São as maiores causas de inchaço nas pernas, porque dificultam o retorno do sangue. Como as válvulas das veias doentes (varicosas) não funcionam bem, o aumento da pressão do sangue nas veias acaba causando inchaço. O problema fica mais evidente quando a veia safena é afetada. Para diagnosticar varizes, novamente a dica é se deitar. Se a dor e o inchaço diminuírem, tratam-se de varizes. O tratamento inclui aplicações de laser e injeções de glicose ou intervenção cirúrgica.
Males osteoarticulares - Problemas nos ossos, músculos e juntas também podem desencadear inchaço nas pernas. Inflamações levam ao edema e a dor pode alterar a marcha, levando a pessoa a mancar. A perna poupada incha porque o bombeamento do sangue fica comprometido. A orientação é procurar um ortopedista.
Jornal de Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário