quinta-feira, 4 de abril de 2013

CONHECENDO A TERRA. Um olhar ecológico sobre o planeta
5º ano/4ª série
1)
Boa parte dos animais se alimenta de plantas. Do mesmo modo, muitas plantas precisam
dos animais para sobreviverem. Cite dois exemplos de animais que são úteis para a
vida das plantas.
2)
O Brasil é o país de maior biodiversidade do mundo. Ainda assim, os cientistas calculam
que ainda existem muitas espécies de animais a serem descobertas. Explique os motivos
de muitas espécies ainda não terem sido descritas pela ciência.
3) Descreva o processo de controle populacional que acontece nas interações entre os seres.
4) O que significa dizer que uma espécie está sob risco de extinção?
5) Por que a introdução de espécies constitui um risco ambiental?
6)
Discuta com seus amigos e seu professor quais as melhores maneiras de se preservar
a fauna da sua região.
7)
Faça uma pesquisa e procure descobrir que espécies animais já são consideradas
extintas no Brasil, e quais estão em grave risco. Procure, também, saber se há alguma
espécie ameaçada na sua região.
Capítulo 8 – Conhecendo a fauna
Perguntas
CONHECENDO A TERRA. Um olhar ecológico sobre o planeta
5º ano/4ª série
1)
As cotias, que enterram as castanhas no solo da mata, os beija-flores que polinizam as
plantas e os morcegos que dispersam as sementes das figueiras.
2)
Pelo fato de algumas delas serem muito pequenas, ou habitarem em locais de difícil
acesso, como copas de árvores e profundezas de mares e oceanos.
3)
As espécies que se alimentam de outros animais impedem que estes se reproduzam
indefinidamente, causando desequilíbrio, como por exemplo, as andorinhas, que se
alimentam de mosquitos e impedem que eles se tornem numerosos demais.
4)
Significa que a população desta espécie se encontra muito reduzida e corre o risco de
desaparecer completamente do planeta.
5)
Porque animais que são introduzidos em locais que não são seu habitat original
dificilmente encontrarão predadores, o que poderá causar um grande aumento em sua
população. Do mesmo modo, estas espécies poderão competir com espécies locais, o que
pode levá-las até mesmo à extinção.
6)
Espera-se que cuidados simples, como preservação dos ambientes naturais e proibição
da caça predatória, surjam no debate. O professor deve orientar o debate e mostrar que
cada um de nós pode contribuir da sua maneira para a preservação.
7)
Entre as espécies extintas podemos citar a arara-azul-pequena, o mutum-do-nordeste e
a perereca-das-folhagens. Entre as ameaçadas estão a ararajuba, o papagaio-de-cara-
roxa e a arara-azul-de-Lear.
Gabarito
Capítulo 8 – Conhecendo a fauna

Nenhum comentário:

Postar um comentário