O que o aluno poderá aprender com esta aula
Fazer um panorama sobre a sociedade egípcia antiga, dando ênfase à sua cultura e tecnologia.
Demonstrar os elementos artísticos/comunicativos que possibilitaram o surgimento da escrita.
Desenvolver uma narrativa através de imagens.
Produzir peças de argila ornamentadas com imagens seqüenciais que contam uma pequena história.
Demonstrar os elementos artísticos/comunicativos que possibilitaram o surgimento da escrita.
Desenvolver uma narrativa através de imagens.
Produzir peças de argila ornamentadas com imagens seqüenciais que contam uma pequena história.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário conhecimento prévio.
Estratégias e recursos da aula
Aula 1:
Iª Atividade: O professor introduzirá o tema relembrando os primórdios da pintura no paleolítico, onde os homens das cavernas contavam seu cotidiano através de desenhos. Mostrará, através de imagens impressas ou projetadas, como esses desenhos foram ficando mais estilizados no período neolítico, quando os homens foram deixando de ser nômades para fixarem moradia em um único local, dominando assim a agricultura e a domesticação de animais. E finalmente, evidenciará o avanço tecnológico que se deu na sociedade egípcia antiga e a transformação dos símbolos em escrita cuneiforme, que evoluiu para ideográfica e depois para os hieróglifos de onde vieram as letras do alfabeto. Essa exposição ficará mais atrativa se acompanhada da leitura conjunta do capítulo 1 “A Escrita” da revista em quadrinhos “Das ondas do rádio aos mares da www” de Ana Paula Marques Sampaio Pereira e Lauriana Gonçalves de Paiva. http://www.turmadosarteiros.com.br/turma_dos_arteiros_em_quadrinhos.pdf
Escrita cuneiforme
http://lerparacrer.files.wordpress.com/2008/09/cuneiform.gif
(acesso em 22/04/2010)
Escrita hideográfica
http://www.invivo.fiocruz.br/media/placa%20mesopotamica%202.JPG
(acesso em 22/04/2010)
Hieróglifos
http://blog.madscience.com.br/up/m/ma/blog.madscience.com.br/img/2008_03_28_hieroglifos.jpg
(acesso em 22/04/2010)
Aula 2:
2ª Atividade: O professor pedirá que os alunos criem peças em argila no formato desejado por eles, como pratos, vasos e copos. Se desejar, o professor poderá mostrar imagens de peças em cerâmica produzidas pela sociedade egípcia.
http://www.deyave.com/Arte/egipto/ceramica-egipcia-predinastica.jpg
(acesso em 22/04/2010)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgWGZQX1cPqz3ilElg8ocP8DXRdzjdN9eLwRJdyCKyNDsQ-q2l34LSe9HCW8qXNH2OddTpo5_5yGg62pDHXQE-_A2Pfv6CWiGvC-VbbspnzGdWuPfnKk4-SV3tsdw1LUOP0SUgi8nGRQ8c/s400/DSC03133.JPG
(acesso em 22/04/2010)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWJVLMkNt7FmyHWCP5GhG8Seyr9Cu3Ol1JDB3UzSxyalZP3pdusjxUAs2xPtcRA1YQbPEvp4jny8EKlN_qY3ya1edFjm8__jpA9m2N-Cs3_dmu7kklpMBHCIWFbKWVSDd_WGo55sluuXE/s1600/DSC03086.JPG
(acesso em 22/04/2010)
Nas peças criadas, ainda molhadas, os alunos farão desenhos, riscando as peças com palitos, que fazem uma pequena narrativa quando vistos sequencialmente.
Aula 3:
3ª atividade: Com as peças já secas e, como tais, endurecidas, os alunos farão o acabamento que desejarem através dos recursos disponíveis pela escola. (cola colorida, tintas, miçangas)
Fotos de trabalhos de alunos do 1º ano do ensino médio
Caso haja disponibilidade da escola, o Professor de Artes pode desenvolver esse projeto com os professores de Geografia, História e Português envolvendo toda a comunidade escolar em sua realização.
Iª Atividade: O professor introduzirá o tema relembrando os primórdios da pintura no paleolítico, onde os homens das cavernas contavam seu cotidiano através de desenhos. Mostrará, através de imagens impressas ou projetadas, como esses desenhos foram ficando mais estilizados no período neolítico, quando os homens foram deixando de ser nômades para fixarem moradia em um único local, dominando assim a agricultura e a domesticação de animais. E finalmente, evidenciará o avanço tecnológico que se deu na sociedade egípcia antiga e a transformação dos símbolos em escrita cuneiforme, que evoluiu para ideográfica e depois para os hieróglifos de onde vieram as letras do alfabeto. Essa exposição ficará mais atrativa se acompanhada da leitura conjunta do capítulo 1 “A Escrita” da revista em quadrinhos “Das ondas do rádio aos mares da www” de Ana Paula Marques Sampaio Pereira e Lauriana Gonçalves de Paiva. http://www.turmadosarteiros.com.br/turma_dos_arteiros_em_quadrinhos.pdf
Escrita cuneiforme
http://lerparacrer.files.wordpress.com/2008/09/cuneiform.gif
(acesso em 22/04/2010)
Escrita hideográfica
http://www.invivo.fiocruz.br/media/placa%20mesopotamica%202.JPG
(acesso em 22/04/2010)
Hieróglifos
http://blog.madscience.com.br/up/m/ma/blog.madscience.com.br/img/2008_03_28_hieroglifos.jpg
(acesso em 22/04/2010)
Aula 2:
2ª Atividade: O professor pedirá que os alunos criem peças em argila no formato desejado por eles, como pratos, vasos e copos. Se desejar, o professor poderá mostrar imagens de peças em cerâmica produzidas pela sociedade egípcia.
http://www.deyave.com/Arte/egipto/ceramica-egipcia-predinastica.jpg
(acesso em 22/04/2010)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgWGZQX1cPqz3ilElg8ocP8DXRdzjdN9eLwRJdyCKyNDsQ-q2l34LSe9HCW8qXNH2OddTpo5_5yGg62pDHXQE-_A2Pfv6CWiGvC-VbbspnzGdWuPfnKk4-SV3tsdw1LUOP0SUgi8nGRQ8c/s400/DSC03133.JPG
(acesso em 22/04/2010)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWJVLMkNt7FmyHWCP5GhG8Seyr9Cu3Ol1JDB3UzSxyalZP3pdusjxUAs2xPtcRA1YQbPEvp4jny8EKlN_qY3ya1edFjm8__jpA9m2N-Cs3_dmu7kklpMBHCIWFbKWVSDd_WGo55sluuXE/s1600/DSC03086.JPG
(acesso em 22/04/2010)
Nas peças criadas, ainda molhadas, os alunos farão desenhos, riscando as peças com palitos, que fazem uma pequena narrativa quando vistos sequencialmente.
Aula 3:
3ª atividade: Com as peças já secas e, como tais, endurecidas, os alunos farão o acabamento que desejarem através dos recursos disponíveis pela escola. (cola colorida, tintas, miçangas)
Fotos de trabalhos de alunos do 1º ano do ensino médio
Caso haja disponibilidade da escola, o Professor de Artes pode desenvolver esse projeto com os professores de Geografia, História e Português envolvendo toda a comunidade escolar em sua realização.
Recursos Complementares
Sobre a Arte no antigo Egito:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_do_Antigo_Egito (acesso em 22/04/2010)
http://www.brasilescola.com/historiag/arte-egipcia.htm (acesso em 22/04/2010)
Sobre a Arte e a tecnologia egípcia
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arte-egipcia/arte-egipcia-1.php (acesso em 22/04/2010)
vídeo com imagens sobre a arte egípcia:
http://www.youtube.com/watch?v=5drOxfzSdSs (acesso em 10/10/2010)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_do_Antigo_Egito (acesso em 22/04/2010)
http://www.brasilescola.com/historiag/arte-egipcia.htm (acesso em 22/04/2010)
Sobre a Arte e a tecnologia egípcia
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arte-egipcia/arte-egipcia-1.php (acesso em 22/04/2010)
vídeo com imagens sobre a arte egípcia:
http://www.youtube.com/watch?v=5drOxfzSdSs (acesso em 10/10/2010)
Avaliação
A avaliação será feita em todos os momentos da
atividade, levando em conta a participação e o empenho na produção das
peças, a compreensão de fatores sócio-culturais egípcios que
possibilitaram a evolução da imagem e da escrita. Ao final da mesma, os
alunos devem fazer um relatório a cerca de todas as etapas do trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário