PLANEJAMENTO ANUAL DAS SÉRIES: 6°e 7º ano
do Ensino Fundamental.
OBJETIVOS GERAIS:
Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sócio-cultural.
Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais, identificá-los culturalmente.
Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e os conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso da criação.
Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.
Compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais.
Compreender as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível.
Promover, através da arte, o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos necessários para a formação sistemática do aluno.
Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sócio-cultural.
Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais, identificá-los culturalmente.
Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e os conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso da criação.
Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.
Compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais.
Compreender as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível.
Promover, através da arte, o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos necessários para a formação sistemática do aluno.
Reconhecer as culturas, indígenas e de Mato
Grosso do Sul, como algumas das matrizes legitimas da cultura brasileira.
Valorizar a própria identidade étnica, fortalecendo a auto-estima.
METODOLOGIA
Valorizar a própria identidade étnica, fortalecendo a auto-estima.
METODOLOGIA
Criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e em grupo.
Identificar formais visuais, no trabalho freqüente de relações entre elementos que as compõem, como ponto, linha, plano, cor, textura, movimento e ritmo.
Representar idéias, emoções, sensações por meio das artes visuais, do teatro, da dança e da música.
Identificar as relações entre Arte e outras áreas de conhecimentos humanos (Educação Física, nos Projeto de danças e ritmos e Língua Portuguesa no roteiro adaptado), estabelecendo as conexões entre elas, sabendo utilizar tais áreas nos trabalhos pessoais e coletivos.
Construir uma relação de cooperação, respeito, diálogo e valorização das diversas escolhas e possibilidades de interpretação e de criação, em relação aos colegas.
Interpretar a apreciar a Cultura de Mato
Grosso do Sul, estabelecendo sua relação com as outras modalidades artísticas e
as demais áreas do conhecimento. Definir o conceito de Arte e belo.
Utilizar técnicas de pintura em sua produção pessoal.
Apreciar músicas e seu contexto histórico.
AVALIAÇÃO:
Utilizar técnicas de pintura em sua produção pessoal.
Apreciar músicas e seu contexto histórico.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será de forma continua, verificando os resultados do
processo de ensino-aprendizagem dos educandos.
Realizaremos os registros dos processos dos alunos no caderno. Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada. Espera-se que o aluno consiga até o final do ano letivo chegar ao objetivo que desejamos.
Realizaremos os registros dos processos dos alunos no caderno. Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada. Espera-se que o aluno consiga até o final do ano letivo chegar ao objetivo que desejamos.
CONTEÚDOS DE ARTES DO 6°ANO A
História da Arte
Arte na Pré-História à Idade Média.
Pré-história da Arte: regional, nacional e internacional.
Pintura corporal, música, máscaras e objetos de uso diário.
Atividades extras (desenhos, dinâmicas, recreações, lembrancinhas).
Danças Folclóricas de nossa região
Arte na Pré-história à Idade Média.
Arte no Egito, Arte na Grécia e Arte em Roma.
Arte na Pré-história à Idade Média.
Arte Bizantina, Arte Romana e Arte
Gótica.
Arte Indígena Brasileira.
Arte indígena brasileira: regional e
nacional.
Cultura e Arte afro-brasileira e outras
etnias.
CONTEÚDOS DE ARTES DO 7º ANO A
Renascimento da Arte.
Renascimento Italiano.
Mosaicos, Vitrais.
Renascimento da Arte.
Maneirismo, Renascença Tardia e
Renascença Espanhola.
Barroco Europeu.
Italiano, Flamengo e Holandês.
Barroco Europeu.
Inglês, Espanhol, Francês e Rococó.
Atividades extras (desenhos, pinturas,
lembrancinhas).
Projeto: DANÇA – Arte e Educação Física.
PLANEJAMENTO
ANUAL DE ARTE 9º ANO
A
Objetivos Gerais
Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sócio-cultural.
Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais, identificá-los culturalmente.
Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e os conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso da criação.
Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.
Compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais.
Compreender as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível.
Promover, através da arte, o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos necessários para a formação sistemática do aluno.
Valorizar a própria identidade étnica, fortalecendo a auto-estima.
METODOLOGIA
Utilizar com propriedade diversas técnicas de arte com procedimentos de pesquisa, experimentação e comunicação.
Desenvolver uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, relacionando a própria produção com a de outros, valorizando e respeitando a diversidade estética, artística e de gênero.
Registrar e documentar informações, obtidas com artistas, documentos, livros, etc., relacionando-os às suas próprias experiências pessoais, como criadores, interpretes e apreciadores de arte (dança, artes visuais, musica e teatro).
Apreciar, discutir, refletindo e adotando atitudes de respeito frente à variedade de manifestações musicais.
Analisar as interpretações musicais que se dão contemporaneamente entre elas, refletindo sobre suas respectivas estéticas.
Conhecer a história do teatro brasileiro durante o século XX e XXI.
Conceituar musica popular brasileira.
Listar os principais museus do mundo.
Definir impressionismo, Expressionismo.
CONTEÚDOS DE ARTE 9º ANO A
Final
do Século XX e arte Contemporânea internacional.
Arte
Conceitual.
Linguagem
visual, musical e teatral.
Arte
no final do Século XX e início do Século XXI.
Arte
Contemporânea Nacional.
Arte
no final do Século XX e início do Século XXI.
Arte
Contemporânea Regional.
Mato
Grosso do Sul.
Cultura
e Arte de Mato Grosso do Sul.
Atividades extras (desenhos, pinturas,
vitrais, mosaicos, artesanato com sucatas).
AVALIAÇÃO
A avaliação será de forma
continua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos
educandos.
Realizaremos os registros dos processos dos alunos no caderno. Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada. Espera-se que o aluno consiga até o final do ano letivo chegar ao objetivo que desejamos.
Realizaremos os registros dos processos dos alunos no caderno. Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada. Espera-se que o aluno consiga até o final do ano letivo chegar ao objetivo que desejamos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Referencial Curricular da Educação
Básica da Rede Estadual de Ensino/MS.
Internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário