quinta-feira, 1 de maio de 2014

Modelo de plano anual de Artes ♥



PLANEJAMENTO ANUAL DAS SÉRIES: 6°e 7º ano do Ensino Fundamental.

OBJETIVOS GERAIS:

 Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sócio-cultural.
 Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
 Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais, identificá-los culturalmente.
 Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e os conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso da criação.
Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.
Compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais.
Compreender as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível.
Promover, através da arte, o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos necessários para a formação sistemática do aluno.
 Reconhecer as culturas, indígenas e de Mato Grosso do Sul, como algumas das matrizes legitimas da cultura brasileira.
Valorizar a própria identidade étnica, fortalecendo a auto-estima.

METODOLOGIA

Criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e em grupo.
 Identificar formais visuais, no trabalho freqüente de relações entre elementos que as compõem, como ponto, linha, plano, cor, textura, movimento e ritmo.
Representar idéias, emoções, sensações por meio das artes visuais, do teatro, da dança e da música.
Identificar as relações entre Arte e outras áreas de conhecimentos humanos (Educação Física, nos Projeto de danças e ritmos e Língua Portuguesa no roteiro adaptado), estabelecendo as conexões entre elas, sabendo utilizar tais áreas nos trabalhos pessoais e coletivos.
Construir uma relação de cooperação, respeito, diálogo e valorização das diversas escolhas e possibilidades de interpretação e de criação, em relação aos colegas.
 Interpretar a apreciar a Cultura de Mato Grosso do Sul, estabelecendo sua relação com as outras modalidades artísticas e as demais áreas do conhecimento. Definir o conceito de Arte e belo.
 Utilizar técnicas de pintura em sua produção pessoal.
 Apreciar músicas e seu contexto histórico.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será de forma continua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos educandos.
Realizaremos os registros dos processos dos alunos no caderno. Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada. Espera-se que o aluno consiga até o final do ano letivo chegar ao objetivo que desejamos.

CONTEÚDOS DE ARTES DO 6°ANO A

História da Arte
Arte na Pré-História à Idade Média.
Pré-história da Arte: regional, nacional e internacional.
Pintura corporal, música, máscaras e objetos de uso diário.
Atividades extras (desenhos, dinâmicas, recreações, lembrancinhas).
Danças Folclóricas de nossa região
Arte na Pré-história à Idade Média.
 Arte no Egito, Arte na Grécia e Arte em Roma.
Arte na Pré-história à Idade Média.
Arte Bizantina, Arte Romana e Arte Gótica.
Arte Indígena Brasileira.
Arte indígena brasileira: regional e nacional.
Cultura e Arte afro-brasileira e outras etnias.

CONTEÚDOS DE ARTES DO 7º ANO A

Renascimento da Arte.
Renascimento Italiano.
Mosaicos, Vitrais.
Renascimento da Arte.
Maneirismo, Renascença Tardia e Renascença Espanhola.
Barroco Europeu.
Italiano, Flamengo e Holandês.
Barroco Europeu.
Inglês, Espanhol, Francês e Rococó.
Atividades extras (desenhos, pinturas, lembrancinhas).
 Projeto: DANÇA – Arte e Educação Física.

PLANEJAMENTO  ANUAL DE ARTE  9º ANO A

Objetivos Gerais

 Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sócio-cultural.
 Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
 Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais, identificá-los culturalmente.
Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e os conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso da criação.
 Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.
 Compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais.
 Compreender as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível.
Promover, através da arte, o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos necessários para a formação sistemática do aluno.
Valorizar a própria identidade étnica, fortalecendo a auto-estima.


METODOLOGIA

 Utilizar com propriedade diversas técnicas de arte com procedimentos de pesquisa, experimentação e comunicação.
 Desenvolver uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, relacionando a própria produção com a de outros, valorizando e respeitando a diversidade estética, artística e de gênero.
 Registrar e documentar informações, obtidas com artistas, documentos, livros, etc., relacionando-os às suas próprias experiências pessoais, como criadores, interpretes e apreciadores de arte (dança, artes visuais, musica e teatro).
 Apreciar, discutir, refletindo e adotando atitudes de respeito frente à variedade de manifestações musicais.
 Analisar as interpretações musicais que se dão contemporaneamente entre elas, refletindo sobre suas respectivas estéticas.
 Conhecer a história do teatro brasileiro durante o século XX e XXI.
Conceituar musica popular brasileira.
Listar os principais museus do mundo.
 Definir impressionismo, Expressionismo. 

CONTEÚDOS DE ARTE 9º ANO A

Final do Século XX e arte Contemporânea internacional.
Arte Conceitual.
Linguagem visual, musical e teatral.
Arte no final do Século XX e início do Século XXI.
Arte Contemporânea Nacional.
Arte no final do Século XX e início do Século XXI.
Arte Contemporânea Regional.
Mato Grosso do Sul.
Cultura e Arte de Mato Grosso do Sul.
Atividades extras (desenhos, pinturas, vitrais, mosaicos, artesanato com sucatas).

AVALIAÇÃO

 A avaliação será de forma continua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos educandos.
Realizaremos os registros dos processos dos alunos no caderno. Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada. Espera-se que o aluno consiga até o final do ano letivo chegar ao objetivo que desejamos.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS       

Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino/MS.
Internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário