DOMINGO, 5 DE MAIO DE 2013
PROJETO ESCOLA LIMPA INICIA NESTA SEGUNDA-FEIRA DIA 06/05/2013
Projeto Escola Limpa
Projeto apresentado aos professores do Ensino Fundamental, séries iniciais, séries finais e Ensino Médio, da Escola de Educação Básica Professor Carlos Maffezzolli.
ESCOLA LIMPA. Convivência limpa, embelezada e harmoniosa, aperfeiçoando os relacionamento e cuidados com as pessoas e coisas, e considerando a escola como uma unidade de interesses comuns, colaboração e respeito mútuo.
Introdução:
O Projeto “Escola Limpa” pretende educar os estudantes desta Unidade Escolar para a real necessidade de se preservar o meio ambiente e o patrimônio da Unidade Escolar contribuindo para um desenvolvimento sócio-sustentável.
Escola limpa, bem conservada e equipada, com espaços adequados, equipe comprometida e comunidade atuante em seu cotidiano. Todos esses fatores são parte do que se entende por uma boa escola.
É muito comum vermos equipes que parecem lidar com ‘alunos invisíveis’, condenados a usar banheiros sujos, sentar em carteiras semi-destruídas ou sujas. Segundo Maria Maura Barbosa, "O que existe é uma responsabilização do aluno (que é visto como quem depreda, é mal-educado) ou da comunidade (que é carente e violenta) pelas más condições da escola.”
É da escola a responsabilidade pela criação de um ambiente acolhedor, que viabilize o trabalho educacional, cumprindo o projeto pedagógico da escola. Mas é essencial que ele envolva equipe, pais e alunos em torno desse objetivo. "Todos os atores da comunidade escolar ensinam e aprendem. “E os espaços e práticas atitudinais também educam”, diz Bianca Cristina Correa, especialista em gestão da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto.
Nessa abordagem, o olhar da Comunidade Escolar se volta fundamentalmente para três eixos: a organização dos espaços da escola (não só o das salas de aula), a mobilização de uma equipe coesa (que trabalhe para alcançar uma proposta pedagógica definida) e o estabelecimento de um canal de comunicação com pais de alunos e a comunidade do entorno. Embora ninguém afirme que isso seja tarefa fácil, aplicar essa teoria no dia-a-dia talvez não transforme a instituição numa escola dos sonhos, mas certamente trará resultados positivos sob todos os aspectos.
Justificativa
A participação, nesse projeto, de professores, alunos e comunidade em geral, que causará aprofundamento no conhecimento da conscientização do lixo, assim como da manutenção e limpeza da unidade escolar, contribuirá para o incremento de qualidade da prática docente em nossa cidade e na formação de um cidadão consciente de seus atos perante o meio em que está inserido.
Este evento vem de encontro com a necessidade principais de poder oferecer aos estudantes e unidade escolar, aberturas relacionadas ao desenvolvimento da cidadania e preservação do meio ambiente. Através deste evento, estaremos minimizando uma parcela gradativa destas carências, oferecendo oportunidades e recursos, junto às pessoas envolvidas no planejamento e a comunidade em sua amplitude, principalmente ao público jovem, que clama por oportunidades de expressão e um futuro melhor.
Caracterização da situação
Mostrar aos estudantes a importância da higiene mental, pessoal e do ambiente familiar e escolar, para melhorar sua condição de vida.
Definições de objetivos comportamentais
1. Manter as carteiras, o chão, e as paredes limpas
2. Retirar os lixos das salas de aula;
3. Deixar somente 3 latões de lixos no andar térreo (papel, plástico, orgânico) e 2 latões de lixo no 1ª andar (papel e plástico).
4. Jogar lixo no lixo;
5. Organizar as carteiras das salas de aula;
6. Preservar o trabalho de outros estudantes;
7. Devolver a louça usada na merenda na cozinha.
Objetivos
Realizar a coleta dos resíduos através de conscientização, evitando que o mesmo seja jogado ao chão.
Público-alvo:
Comunidade escolar
Local: Escola de Educação Básica Professor Carlos Maffezzolli
Divulgação / Programação Publicitária
Mural
Folders
Cartazes
Palestras
Salas de aulas
Participantes
Professores, alunos, direção e demais funcionários da unidade escolar.
Orçamento
· Material para impressão dos cartazes e folders;
· Tonéis para a deposição do lixo;
· Material para pintura dos tonéis;
· Premiação para a mascote do projeto.
Do Projeto:
Identificação: ESCOLA LIMPA
Guardião ecológico: ajuda a monitorar recreio entre outros.
Seleção e planejamento das atividades a serem realizadas incluindo a avaliação
Todas as disciplinas
- Pesquisa diagnóstica referente a higiene e limpeza da escola;
- Montagem de um painel, destacando as reivindicações dos alunos, para dirigir novas ações;
- Limpeza dirigida e contínua;
- Confecções de cartazes com frases significativas incentivando o processo de valorização pessoal.
Avaliação
A avaliação dos estudantes será medida pela mudança comportamental dos mesmos, onde:
- As serventes observarão as salas após cada período e pontuarão as mesmas de acordo com o grau de limpeza e organização;
- Será feito um painel com as notas dadas, possibilitando os próprios alunos a auto- avaliação;
- Observação da reação dos alunos da sala na distribuição das tarefas;
- Acompanhamento dos professores monitores durante o recreio ao estudantes que não colaborarem.
Atividades " que podem ser " desenvolvidas em cada disciplina:
1- História
· Resgate da história da escola, buscando as mudanças ocorridas em todos os aspectos (arquitetônicos, estrutural e visual).
Estratégias
ü Pesquisas sobre a escola, criação e funcionamento;
ü Entrevistas com ex-alunos;
ü Observações das alterações estruturais feitas na escola a partir da planta original, fotos, documentos, etc.
2- Geografia e matemática
· Localização da escola, da cidade, do município, do estado, da região e do Brasil.
Estratégias
ü Mapeamento e construção da maquete da unidade escolar;
ü Pesquisas sobre a localização da escola.
3- Ciências
· As conseqüências da falta de higiene na saúde;
· Problemas causados pelo lixo, pelas pombas e outros animais;
· Problemas da decomposição e acúmulo dos diferentes tipos de lixo;
· Reciclagem;
· Meio ambiente.
Estratégias
ü Pesquisas;
ü Coleta de material;
ü Reciclagem de papel e confecção de objetos.
4- Língua portuguesa e estrangeira
· Rimas com palavras relacionadas com a limpeza;
· Poesias, redações, textos e músicas;
· Reprodução de temas de linguagem escrita para o visual;
· Frases;
· Teatro.
Estratégias
ü Montagens de pequenos diálogos relacionados com a limpeza (português e inglês);
ü Confecção de cartazes, com frase em inglês e português sobre a limpeza da classe e da escola.
5- Educação artística
· Artes com papel reciclado;
· Teatro;
· Paródias;
· Cartazes.
Estratégias
ü Desenvolvimento, em grupos, de paródias sobre o tema, a partir de uma música conhecida;
ü Montagem de uma peça teatral referente ao tema.
6- Matemática
· Problemas sobre a produção de lixo;
· Gráficos;
· Planificação de sólidos.
Estratégias
ü Elaboração de problemas referentes a decomposição de materiais;
ü Montagem de gráficos sobre a pontuação das classes;
ü Montagem de mini-latões através da planificação do cilindro, mostrando as cores da separação seletiva do lixo.
7- Educação física
· Gincana da preservação "o ambiente é o que conta".
Estratégias
ü Campanhas de material de limpeza;
ü Campanhas de alimento não perecíveis;
ü Provas competitivas (relativas ao tema ou não);
ü Montagens de cartazes para anotação de pontuação.
ü Seleção e preparações materiais/recursos a serem utilizados
Ü Questionários
Ü Cartazes
Ü Maquetes e desenhos
Ü Planta do Prédio
Ü Exposição dos trabalhos feitos
Ü Composteira
Ü Palestras
Ü Distribuição de folders
Ü Campanhas educativas e preventivas
Ü Relatórios
Ü Redações, textos, filmes
Ü Trabalhos de fantoches
Ü Atividades físicas específicas
PROFESSOR RESPONSÁVEL PELO PROJETO:
FABIANO BUTSCH
CIÊNCIAS E BIOLOGIA.
" O ESPAÇO PÚBLICO NÃO É A LIXEIRA DO MEU ESPAÇO PARTICULAR
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