domingo, 3 de abril de 2016

MODELO DE PROJETO ESCOLA LIMPA




CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO
Mostrar aos alunos a importância da higiene mental, pessoal, do ambiente familiar e da escola, para melhorar suas condições de vida.
DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS COMPORTAMENTAIS
Que primeiramente os alunos valorizem a sociabilidade e a higiene, e adotem modos de agir tais como:
  • jogar lixo no lixo;
  • organizar as carteiras na sala;
  • limpar a lousa;
  • manter as carteiras, o chão, e as paredes limpas;
  • preservar os trabalhos expostos pelos colegas.
De forma a preservar o ambiente e o patrimônio escolar como forma de melhorar suas condições de vida, estendendo-se a comunidade.

SELEÇÃO E PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS INCLUINDO A AVALIAÇÃO

Todas as disciplinas
  • pesquisa diagnóstica referente a higiene e limpeza da escola;
  • montagem de um painel, destacando as reivindicações dos alunos, para dirigir novas ações;
  • limpeza dirigida e contínua;
  • confecções de cartazes com frases significativas incentivando o processo de valorização pessoal.
AVALIAÇÃO
A avaliação dos alunos será medida pela mudança comportamental dos mesmos.
Onde:
  • as serventes observarão as salas após cada período e pontuarão as mesmas de acordo com o grau de limpeza e organização;
  • será feito um painel com as notas dadas, possibilitando os próprios alunos a auto avaliação;
  • observaremos a reação dos alunos da sala na distribuição das tarefas.

Atividades a serem desenvolvidas em cada disciplina
2.1- HISTÓRIA
  • Resgate da história da escola, buscando as mudanças ocorridas em todos os aspectos (arquitetônicos, estrutural e visual).
ESTRATÉGIAS
  • pesquisas sobre a escola, criação e funcionamento;
  • entrevistas com ex-alunos;
  • observações da alterações estruturais feitas na escola a partir da planta original, fotos, documentos, etc.
2.2- GEOGRAFIA E MATEMÁTICA
  • Localização da escola, da cidade, do município, do estado, da região e do Brasil.
ESTRATÉGIAS
  • mapeamento e construção da Maquete da micro bacia hidrográfica do Tijuco Preto, onde se localiza nossa escola;
  • pesquisas sobre a localização da escola.
2.3- CIÊNCIAS
  • as conseqüências da falta de higiene na saúde;
  • problemas causados pelo lixo, pelas pombas e outros animais;
  • problemas da decomposição e acúmulo dos diferentes tipos de lixo;
  • reciclagem;
  • meio ambiente.
ESTRATÉGIAS
  • pesquisas;
  • coleta de material;
  • reciclagem de papel e confecção de objetos.
2.4- LÍNGUA PORTUGUESA E ESTRANGEIRA
  • rimas com palavras relacionadas com a limpeza;
  • poesias, redações, textos e músicas;
  • reprodução de temas de linguagem escrita para o visual;
  • frases;
  • teatro.
ESTRATÉGIAS
  • montagens de pequenos diálogos relacionados com a limpeza (português e inglês);
  • confecção de cartazes, com frase em inglês e português sobre a limpeza da classe e da escola.
2.5- EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
  • artes com papel reciclado;
  • teatro;
  • paródias;
  • cartazes.
ESTRATÉGIAS
  • desenvolvimento, em grupos, de paródias sobre o tema, a partir de uma música conhecida;
  • montagem de uma peça teatral referente ao tema.
2.6- MATEMÁTICA
  • problemas sobre a produção de lixo;
  • gráficos;
  • planificação de sólidos.
ESTRATÉGIAS
  • Elaboração de problemas referentes a decomposição de materiais;
  • Montagem de gráficos sobre a pontuação das classes;
  • Montagem de mini-latões através da planificação do cilindro, mostrando as cores da separação seletiva do lixo.
2.7- EDUCAÇÃO FÍSICA
  • gincana da preservação "O ambiente é o que conta".
ESTRATÉGIAS
  • campanhas de material de limpeza;
  • campanhas de alimento não perecíveis;
  • provas competitivas (relativas ao tema ou não);
  • montagens de cartazes para anotação de pontuação.
SELEÇÃO E PREPARAÇÃODE MATERIAIS/RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
  • Questionários
  • Cartazes
  • Maquetes e desenhos
  • Planta do Prédio
  • Exposição dos trabalhos feitos
  • Composteira
  • Palestras distribuição de folhetos
  • Campanhas educativas e preventivas
  • Relatórios
  • Redações, textos, filmes
  • Trabalhos de fantoches
  • Atividades físicas específicas
  • Reprodução de temas
AVALIAÇÃO DO TRABALHO
Até o presente momento notamos a preocupação da maioria dos alunos em observar a limpeza de sua sala deixando-a limpa para o próximo período, notamos também o espírito de colaboração entre os colegas de uma mesma sala. Precisamos agora intensificar o trabalho da limpeza nos corredores e pátio que ainda está deixando a desejar.
Os trabalhos desenvolvidos nas áreas específicas estão em andamento sendo avaliados posteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário