CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO
Mostrar aos alunos a importância da higiene mental, pessoal, do ambiente familiar e da escola, para melhorar suas condições de vida.
DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS COMPORTAMENTAIS
Que primeiramente os alunos valorizem a sociabilidade e a higiene, e adotem modos de agir tais como:
- jogar lixo no lixo;
- organizar as carteiras na sala;
- limpar a lousa;
- manter as carteiras, o chão, e as paredes limpas;
- preservar os trabalhos expostos pelos colegas.
Todas as disciplinas
- pesquisa diagnóstica referente a higiene e limpeza da escola;
- montagem de um painel, destacando as reivindicações dos alunos, para dirigir novas ações;
- limpeza dirigida e contínua;
- confecções de cartazes com frases significativas incentivando o processo de valorização pessoal.
A avaliação dos alunos será medida pela mudança comportamental dos mesmos.
Onde:
- as serventes observarão as salas após cada período e pontuarão as mesmas de acordo com o grau de limpeza e organização;
- será feito um painel com as notas dadas, possibilitando os próprios alunos a auto avaliação;
- observaremos a reação dos alunos da sala na distribuição das tarefas.
Atividades a serem desenvolvidas em cada disciplina
2.1- HISTÓRIA- Resgate da história da escola, buscando as mudanças ocorridas em todos os aspectos (arquitetônicos, estrutural e visual).
- pesquisas sobre a escola, criação e funcionamento;
- entrevistas com ex-alunos;
- observações da alterações estruturais feitas na escola a partir da planta original, fotos, documentos, etc.
- Localização da escola, da cidade, do município, do estado, da região e do Brasil.
- mapeamento e construção da Maquete da micro bacia hidrográfica do Tijuco Preto, onde se localiza nossa escola;
- pesquisas sobre a localização da escola.
- as conseqüências da falta de higiene na saúde;
- problemas causados pelo lixo, pelas pombas e outros animais;
- problemas da decomposição e acúmulo dos diferentes tipos de lixo;
- reciclagem;
- meio ambiente.
- pesquisas;
- coleta de material;
- reciclagem de papel e confecção de objetos.
- rimas com palavras relacionadas com a limpeza;
- poesias, redações, textos e músicas;
- reprodução de temas de linguagem escrita para o visual;
- frases;
- teatro.
- montagens de pequenos diálogos relacionados com a limpeza (português e inglês);
- confecção de cartazes, com frase em inglês e português sobre a limpeza da classe e da escola.
- artes com papel reciclado;
- teatro;
- paródias;
- cartazes.
- desenvolvimento, em grupos, de paródias sobre o tema, a partir de uma música conhecida;
- montagem de uma peça teatral referente ao tema.
- problemas sobre a produção de lixo;
- gráficos;
- planificação de sólidos.
- Elaboração de problemas referentes a decomposição de materiais;
- Montagem de gráficos sobre a pontuação das classes;
- Montagem de mini-latões através da planificação do cilindro, mostrando as cores da separação seletiva do lixo.
- gincana da preservação "O ambiente é o que conta".
- campanhas de material de limpeza;
- campanhas de alimento não perecíveis;
- provas competitivas (relativas ao tema ou não);
- montagens de cartazes para anotação de pontuação.
- Questionários
- Cartazes
- Maquetes e desenhos
- Planta do Prédio
- Exposição dos trabalhos feitos
- Composteira
- Palestras distribuição de folhetos
- Campanhas educativas e preventivas
- Relatórios
- Redações, textos, filmes
- Trabalhos de fantoches
- Atividades físicas específicas
- Reprodução de temas
Até o presente momento notamos a preocupação da maioria dos alunos em observar a limpeza de sua sala deixando-a limpa para o próximo período, notamos também o espírito de colaboração entre os colegas de uma mesma sala. Precisamos agora intensificar o trabalho da limpeza nos corredores e pátio que ainda está deixando a desejar.
Os trabalhos desenvolvidos nas áreas específicas estão em andamento sendo avaliados posteriormente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário