sexta-feira, 19 de julho de 2013

A SENSUALIDADE DO CHOCOLATE

A sensualidade do chocolate


O chocolate é um alimento produzido a partir da semente do Cacau e tem sido cultivado há pelo menos três milênios nas Américas Central e do Sul, com o seu primeiro uso documentado por volta de 1100 aC. Os astecas faziam uma bebida com cacau conhecida como Xocolatl que significava "água amarga", provavelmente esta é a origem da palavra chocolate.. As sementes da árvore de cacau tem um intenso amargo gosto, e deve ser fermentado para desenvolver o sabor que conhecemos.


Tipos de Chocolate:


Chocolate puro, sem açúcar contém cacau e manteiga de cacau em proporções variadas. Grande parte do chocolate consumido hoje está na forma de doces de chocolate , que combina chocolate com açúcar.


Chocolate ao leite chocolate é doce porque adicionalmente contém leite em pó ou leite condensado.

"O chocolate branco" contém manteiga de cacau, açúcar e leite, mas não licor de cacau. O chocolate branco é formado a partir de uma mistura de açúcar, manteiga de cacau e sólidos do leite. Apesar de sua textura ser similar ao chocolate ao leite e ao chocolate escuro, ela não contém todos os elementos do cacau. Por causa disso, muitos países não consideram o "chocolate branco" como chocolate .


 O chocolate escuro é produzido a partir da adição de gordura e açúcar à massa de cacau. O chocolate escuro, com o seu elevado teor de cacau, é uma rica fonte substâncias com propriedades cardioprotetoras.

Chocolate meio amargo é um chocolate escuro com um baixo teor de açúcar. Chocolate amargo é feito a partir de licor de chocolate, com um pouco de açúcar (normalmente um terço), manteiga de cacau, baunilha e, por vezes lecitina também é adicionada. Ele tem menos açúcar e mais licor do que o chocolate meio amargo.

Chocolate sem açúcar é puro licor de chocolate , também conhecida como chocolate amargo.


Comer chocolate faz bem?

O Cacau contém substâncias que têm efeitos fisiológicos no corpo, como por exemplo: sobre os níveis de serotonina. A serotonina, por sua vez, participa conjuntamente com agentes sócio-ambientais, da construção dos níveis de ansiedade e contentamento, por exemplo.



Que vontade que dá.

Nesta quarta-feira, dia de cinema aqui no blog, não deixo a dica, por que este filme já foi visto muitas vezes; deixo a lembrança de vermos nesta primeira noite de inverno do ano, o filme Chocolate.



Chocolate
Título original: (Chocolat)
Lançamento: 2000 (EUA)
Direção: Lasse Hallstrom
Atores: Juliette Binoche, Lena Olin, Johnny Depp, Judi Dench.
Duração: 105 min
Gênero: Comédia


Sinopse: Vianne Rocher (Juliette Binoche), uma jovem mãe solteira, e sua filha de seis anos (Victorie Thivisol) resolvem se mudar para uma cidade rural da França. Lá decidem abrir uma loja de chocolates que funciona todos os dias da semana, bem em frente à igreja local, o que atrai a certeza da população de que o negócio não vá durar muito tempo. Porém, aos poucos Vianne consegue persuadir os moradores da cidade em que agora vive a desfrutar seus deliciosos produtos, transformando o ceticismo inicial em uma calorosa recepção.


 

Observação:

todos os bombons aqui demonstrados foram degustados por esta que vos escreve  ;) , e produzidos com todo o carinho que é peculiar de

Zeza, a mão artista que faz chocolates em Tubarão. Conversei com Bruna, que integra a equipe da Chocolates da Zeza e ela informou que em breve terão e-commerce. Por enquanto, os chocolates  poderão ser apreciados por quem mora na região de Tubarão, Araranguá e Florianópolis. A Zeza nem sabe que estou postando...rsrs...mas pensei em você, leitora (or) do Blog Village Beauté e que mora no litoral e no sul de Santa Catarina. Quer comer um bom chocolate? Ligue para a Zeza! ela manda por sedex também. ;) e estes são os simples, imagine os cheios de detalhes? é bom ter este número por perto, ela sempre tem chocolate a pronta entrega: 48 3622-3895.


Um filme que nos faz pensar sobre valores morais a partir de diferentes culturas. Usando artifícios de cor, música e as tentações do chocolate, este filme nos conduz com graça pela sensação de que devemos saborear a vida, do jeito que pudermos, seja como um chocolate doce, meio amargo ou amargo, mas cada qual, ao seu modo, dá prazer e pode contribuir com o nosso contentamento....é só aprender a ver e significar.

Gostaram da dica de filme, belas do village?

feliz quarta feira.

Dâmaris

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário