Plano de Aula de Arte - música "Eduardo e Monica"
por: Ilca Caetana Marques Silva
Arte e música na canção do Legião Urbana
- Língua Portuguesa: Interpretação de textos; Avaliação e
reescrita da música; Pesquisas e relato sobre a música; Dramatização da
música.
- Série: 5º ano
- Duração das atividades: 07 aulas de 1h de duração para cada etapa
- As atividades das aulas poderão ser desenvolvidas com a colaboração dos professores de Artes e Informática.
Objetivo geral
Compreender os elementos textuais presentes na música, descobrindo que há sentidos diferentes, sendo discussão social ou história, levando o aluno a prática reflexiva e aperfeiçoar o uso dos recursos coesivos.
• PARA O PROFESSOR: A música precisa ser trabalhada com dinamismo e alegria, evidenciando que o passado e futuro estão interligados.
• Essa sequência de atividade tem como objetivo levar os alunos a entenderem a essência da educação e como ela tem significado para viver em sociedade.
Objetivos específicos
• Analisar a letra da música, interpretando o que o artista quis dizer sobre as diferenças, diferenças culturais e educacionais, retirando informações oferecidas pela música.
• Discutir a transformação social ocorrida pela convivência do casal.
o Aplicar as habilidades de leitura para compreender o texto.
o Identificar e selecionar informações, por meio de entrevista a casais, para a reescrita de texto.
o Relacionar na produção musical à importância da educação.
- Compreender a importância de se valorizar e respeitar o outro, identificando semelhanças e diferenças entre os pares e que isto enriquece as relações interpessoais.
- Reconhecer a importância das relações familiares e os papéis exercidos por cada membro familiar.
Estratégias
Primeira aula: Debater as ideias centrais de cada uma das estrofes da música.
Será feito a audição e análise, da letra da música “Eduardo e Mônica”, Legião Urbana identificando em discussão:
• Descrever a introdução, desenvolvimento e conclusão da música, identificando o narrador.
• Identificar, oralmente, qual é o significado das palavras: “’tô legal’, birita, boyzinho, de "camelo", no esquema, vice-versa” e encontrar palavras que substituam corretamente cada uma delas;
Lição de casa: Realizar uma pesquisa com um casal.
• Nomes, idade. Como se conheceram? O que faziam antes de se casarem? O que cada um gostava antes e depois de se casarem? Qual o grau de escolaridade antes e depois do casamento? Quantos filhos e o que conquistaram juntos?
Reescrever as estrofes da música, contando a história dos entrevistados. Para a 3ª aula.
Segunda aula: Pesquisa
Os temas a serem explorados na música devem ser relacionados à educação e como ela pode possibilitar conhecimentos.
Dividir as estrofes da música em partes, deixando cada parte sob a responsabilidade de um grupo de alunos, sendo:
Grupo 1 – A mensagem identificada nesta estrofe é a diferença.
Descrever a diferença apresentada entre os personagens. Responda:
Houve importância sobre a diferença entre Mônica e Eduardo? Explique.
Reescrevam a sua estrofe invertendo a história, em que as diferenças do Eduardo são vistas por Mônica como ruim.
Para ajudar na resposta: Assistir ao vídeo: “Na minha escola todo mundo é igual”. Disponível em: http://youtu.be/aSwdAWkLGmM
- Série: 5º ano
- Duração das atividades: 07 aulas de 1h de duração para cada etapa
- As atividades das aulas poderão ser desenvolvidas com a colaboração dos professores de Artes e Informática.
Objetivo geral
Compreender os elementos textuais presentes na música, descobrindo que há sentidos diferentes, sendo discussão social ou história, levando o aluno a prática reflexiva e aperfeiçoar o uso dos recursos coesivos.
• PARA O PROFESSOR: A música precisa ser trabalhada com dinamismo e alegria, evidenciando que o passado e futuro estão interligados.
• Essa sequência de atividade tem como objetivo levar os alunos a entenderem a essência da educação e como ela tem significado para viver em sociedade.
Objetivos específicos
• Analisar a letra da música, interpretando o que o artista quis dizer sobre as diferenças, diferenças culturais e educacionais, retirando informações oferecidas pela música.
• Discutir a transformação social ocorrida pela convivência do casal.
o Aplicar as habilidades de leitura para compreender o texto.
o Identificar e selecionar informações, por meio de entrevista a casais, para a reescrita de texto.
o Relacionar na produção musical à importância da educação.
- Compreender a importância de se valorizar e respeitar o outro, identificando semelhanças e diferenças entre os pares e que isto enriquece as relações interpessoais.
- Reconhecer a importância das relações familiares e os papéis exercidos por cada membro familiar.
Estratégias
Primeira aula: Debater as ideias centrais de cada uma das estrofes da música.
Será feito a audição e análise, da letra da música “Eduardo e Mônica”, Legião Urbana identificando em discussão:
• Descrever a introdução, desenvolvimento e conclusão da música, identificando o narrador.
• Identificar, oralmente, qual é o significado das palavras: “’tô legal’, birita, boyzinho, de "camelo", no esquema, vice-versa” e encontrar palavras que substituam corretamente cada uma delas;
Lição de casa: Realizar uma pesquisa com um casal.
• Nomes, idade. Como se conheceram? O que faziam antes de se casarem? O que cada um gostava antes e depois de se casarem? Qual o grau de escolaridade antes e depois do casamento? Quantos filhos e o que conquistaram juntos?
Reescrever as estrofes da música, contando a história dos entrevistados. Para a 3ª aula.
Segunda aula: Pesquisa
Os temas a serem explorados na música devem ser relacionados à educação e como ela pode possibilitar conhecimentos.
Dividir as estrofes da música em partes, deixando cada parte sob a responsabilidade de um grupo de alunos, sendo:
Grupo 1 – A mensagem identificada nesta estrofe é a diferença.
Descrever a diferença apresentada entre os personagens. Responda:
Houve importância sobre a diferença entre Mônica e Eduardo? Explique.
Reescrevam a sua estrofe invertendo a história, em que as diferenças do Eduardo são vistas por Mônica como ruim.
Para ajudar na resposta: Assistir ao vídeo: “Na minha escola todo mundo é igual”. Disponível em: http://youtu.be/aSwdAWkLGmM
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/47605/plano-de-aula-de-arte-musica-eduardo-e-monica#ixzz2Y5QTi3Tj
Muito obrigada por compartilhar e citar meu trabalho. Um abraço
ResponderExcluir