domingo, 21 de julho de 2013

Pantanal profundo – São Pedro de Joselândia

Pantanal profundo – São Pedro de Joselândia





Faz muito tempo que eu queria conhecer uma localidade pantaneira muito famosa por suas tradições culturais, religiosas e por seu isolamento da civilização. Chama-se São Pedro de Joselândia, localizada no município de Barão de Melgaço, estado de Mato Grosso.



Levei quatro horas e meia de carro 4×4 para fazer o trajeto de 180 km, desde Cuiabá. A estrada tem uma pequena parte de asfalto e o resto é de terra, sendo que os últimos 65 km tomaram quase 3 horas da viagem.



Aproveitei para fazer a visita em uma data especial, o dia da Festa de São Pedro,  padroeiro da comunidade. A pequena vila é composta de construções bem típicas da região e dispostas de forma bem rural. É um lugar onde as casas são afastadas umas das outras e estão situadas ao lado de lagoas, corixos e planícies alagáveis em grande parte do ano.



Meu guia é o Professor Reinaldo Mota, médico homeopata, documentarista e autor do vídeo "Benzeções de São Pedro". Esse trabalho mostra as práticas dos benzedores e benzedeiras de São Pedro como fruto da diversidade cultural do pantaneiro, registrando a riqueza desses saberes. 



Nas imagens abaixo aparecem o Sr. Joaquim Rodrigues, 96 anos, uma das pessoas mais lúcidas e inteligentes com quem conversei e a Dona Maria Benedita, pantaneira de fibra e mulher de muito conhecimento de rezas e plantas.


Foi um jornada muito frutífera, tive muitas boas oportunidades de fotos e pude conhecer um pouco a respeito desse singular povoado perdido no meio do Pantanal. Escutei de uma senhora, após falarmos sobre o abandono e a falta de cuidados médicos sofridos pela população local, uma frase que, acredito eu, sintetize o que as pessoas sentem em morar em um rincão distante, disse ela: "Somos pessoas esquecidas nesse lugar". Pior do que morrer, é ser esquecido…

Nenhum comentário:

Postar um comentário