terça-feira, 25 de novembro de 2014

5 tipos de jogos que estimularão o raciocínio lógico dos seus alunos

Depositphotos_1679958_sss
Os jogos são ferramentas poderosas no processo de ensino-aprendizagem, pois melhoram a autoconfiança dos alunos, aumentam a motivação, contribuem para a disciplina e ainda ajudam a desenvolver o raciocínio lógico. Vale dizer que existe uma infinidade de jogos que permitem que as crianças e adolescentes pensem de forma rápida e coerente para solucionar problemas e superar desafios. Quer conhecê-los? Confira o nosso artigo e veja como esses jogos podem ajudar seus alunos!

1. Jogos de tabuleiro

Nem todos os jogos de tabuleiro estimulam o raciocínio lógico, mas a maioria deles tem essa faceta. O Xadrez e a Dama, por exemplo, são jogos clássicos que, de fato, fazem as pessoas pensarem antes de executarem as jogadas.
Ambos possuem natureza recreativa e competitiva, mas a vertente educativa é tão forte, que muitas escolas já incluem esse tipo de jogo em suas disciplinas formais. Vale destacar que tanto o Xadrez quanto a Dama potencializam as funções cognitivas do educando, aumentando consideravelmente a inteligência lógica e a capacidade de resolver problemas. Podem ser incluídos na lista dos bons jogos de tabuleiro, o popular Resta Um, o Ludo, o Academia e até mesmo o War.

2. Sudoku: o jogo do raciocínio lógico-matemático

No mercado existem vários jogos que estimulam o raciocínio lógico-matemático, mas nenhum deles é tão famoso quanto o Sudoku. Ele é essencialmente um jogo de lógica, no qual é preciso criar e aplicar estratégias para completar os números que faltam em uma tabela 9×9.
Esse jogo é muito interessante para treinar o cérebro e ensinar o aluno a respeitar regras, além de ser uma boa alternativa para fazer com que as crianças se familiarizem com os números. Vale destacar que há o Sudoku impresso, em forma de tabuleiro, Sudoku online, etc.

3. Árcade: jogos de estratégia

Alguns jogos árcade também possuem a vertente lógica, especialmente quando é necessário criar estratégias para passar de fase. Os jogos tipo árcade apresentam uma evolução linear, mas não por isso menos desafiadora! Esses games são envolventes e em muitos casos é necessário pensar rápido para não perder o jogo.

4. Puzzle, os clássicos quebra-cabeças

Por serem ideais para desafiar as crianças e fazê-las pensar, os jogos puzzle acabam sendo muito frequentes no contexto educacional. O puzzle é um tipo de jogo de raciocínio que exige bastante concentração e foco por parte do jogador. É nessa categoria de jogo que estão os tradicionais quebra-cabeças.

5. Jogos online

Há uma série de jogos na internet inspirados nas categorias mencionadas acima. É possível encontrar dama, xadrez, quebra-cabeças e muito mais na rede. Além disso, existem inúmeros jogos virtuais educativos, bem como, plataformas gamificadas projetadas para atender diferentes faixas-etárias.
Online ou físico, o que importa mesmo é que o jogo pode enriquecer a experiência do aluno, estimular o raciocínio das crianças e adolescentes, promover a socialização e contribuir ativamente para um ensino-aprendizado lúdico e eficiente. Aposte neles!
Não deixe de ler nosso eBook gratuito sobre  Ensino e Gamificação: Conheça o que há de mais moderno na didática

Nenhum comentário:

Postar um comentário