sábado, 1 de novembro de 2014

Plano de Aula - Você conhece as principais comidas tipicas da Africa?

Plano de Aula - Você conhece as principais comidas tipicas da Africa?


comida africana 001
Cada país da Africa tem alimentos tradicionais muito distintos, que foram fortemente influenciados pelos países europeus que estavam eminente em seu passado e também pelo comércio de escravos e alimentos indígenas. Ao longo dos anos, esses pratos foram se fundindo para criar refeições muito típicas que são apreciados por todas as pessoas.
Na África do Sul, por exemplo, povos indígenas vieram para trabalhar nas lavouras de cana de açúcar e trouxeram com eles seus conhecimentos de curries e especiarias. Hoje, todos os grupos culturais criam seus próprios pratos de curries. Um currie Potjie é um bom exemplo disso. A Potjie ouPotjiekos é como um guisado com uma variedade de carnes e legumes. É, normalmente, cozido em fogo aberto.

Bobotie

comida africana 01
Bobotie é outro prato muito famoso da Africa e é umque tem suas origens em Cape Malay. Bobotie é um cozido de carne moída, pão, leite, cebola, castanhas, passas, damascos, curry, consumido com arroz amarelo, que é aromatizado com açafrão.  Atchar e sambals são condimentos para ir com pratos de curries. Sambals consistem de pepino, tomate, cebola e iogurte.
A comida típica Sul-Africana também teve influência sobre os alimentos namibiano e alguns de seus pratos especiais são Biltong, carne de caça (Kudu, Springbok e Gemsbok) e Potjiekos.
Cerveja Africana: A cerveja local é Tafel Windhoek Lager ou lager. Deuce M ou 2M é a cerveja local em Moçambique.
Em uma típica cozinha africana você encontra o fogão do lado de fora da casa, ou em uma construção separada dos quartos e salas. A comida típica encontrada nas mesas das famílias até hoje são as carnes com vegetais, fortemente temperadas em uma grande panela preta. A panela normalmente fica em cima de três pedras dispostas em triângulo, e o fogo consome lentamente três pedaços de madeira para cozinhar os alimentos.

Comidas tipicas da Africa

África Central, Leste da África, Chifre da África, África do Norte, África do Sul e na África Ocidental cada um tem os seus próprios pratos distintos, técnicas de preparação, e os costumes de consumo. Conheça alguns dos pratos mais famosos e tradicionais de cada região da Africa:

Africa Central

Fufu

comida africana1
Fufu. Vegetais cozidos, como mandioca, inhame ou banana, que são trituradas em uma consistência de massa de pão e ingeridos em pequenas bolas com uma sopa de imersão ou molho.

Leste da Africa

Uglai e repolho

comida africana2
Uglai e repolho. Ugali (também chamado às vezes sima ou posho) é um produto de fubá presente em muitas refeições africanas, especialmente na África Oriental. Geralmente é feita a partir de farinha de milho (milho ou do solo) e água, e varia em consistência de papa de aveia ou massa.

Chifre da Africa (Horn of Africa)

Kitcha fit-fit

comida africana 3

Kitcha fit-fitUm prato servido no café em Eritreia. Kitcha caber-Fit é uma combinação de um pão típico de Eritreia, kitcha e uma manteiga temperada, misturado com berbere (um tempero quente vermelho).

Cozinha etíope

comida africana 4
Comida da Etiópia. Cozinha etíope e eritreia típicas: Injera (panqueca parecido com o pão) e vários tipos de wat (guisado).

Xalwo

comida africna 6
Xalwo, a versão somali de halva, é um ícone da gastronomia Somália. Xalwo ou halva é uma confecção popular servido em ocasiões especiais, como celebrações ou recepções de casamento. É feito de açúcar, amido de milho, cardamomo em pó, noz-moscada em pó, e ghee. Os amendoins são também muitas vezes adicionadas para melhorar a textura e sabor.

Africa do Norte

Norte da África encontra-se ao longo do Mar Mediterrâneo e inclui em seu meio vários países, incluindo Marrocos, Argélia, Líbia, Tunísia, Mauritânia e Egito. Esta é uma região marcada por geográfica, diversidade política, social, econômica e cultural, a gastronomia e o estilo de culinária e arte da África do Norte também são tão diversas como a terra, seu povo e sua história.

Coucous

comida africana 7
Coucous. É um tradicional prato de semolina (minúsculos grãos de trigo duro), que é cozido a vapor. É tradicionalmente servido com um cozido de carne ou vegetais. Cuscuz é um alimento básico em toda a culinária do Norte Africano de Marrocos, Argélia, Tunísia, Mauritânia e Líbia.

Africa do Sul

Potjiekos

comida africana 8
Potjiekos é um guisado Afrikaner tradicional, feito com carne e legumes e cozida na brasa em panelas de ferro fundido.

Africa Oriental

Maafe

comida africana 9
Maafe ou amendoim cozido, preparado por um cozinheiro senegalê. É um guisado ou molho (dependendo do teor de água) comum a grande parte da África Ocidental. Origina-se do povo Mandinka e Bambara do Mali. Variantes do prato aparecem na culinária de países em toda a África Ocidental e África Central.

Ingredientes típicos do africano:

Legumes:
Batata doce
Quiabo
Melancia
Mandioca
Amendoins
Repolho
Amendoins
Carnes:
Frango
Carne de porco
Bife
Variedade de peixes locais

Plantas:
Alho
Pimenta Melegueta – “West Africa” (substituto de cardamomo)
Cravos-da-índia
Pimenta Preta
Cardamomo
Noz-Moscada
Curcuma
Arroz Mix
Caril em pó
Outras comidas típicas:
Limão
Arroz
Esta é uma pequena amostra da culinária africana, que é tão rica e diversa quanto a extensão de seu território
Fonte: Mundo e Sabores
26/08/2013Portal Geledés

Nenhum comentário:

Postar um comentário