quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Arte afro-brasileirA




  • Mestre Didi, no evento que celebrou seus 90 anos, no Museu Afro Brasil, em São Paulo
    Mestre Didi, no evento que celebrou seus 90 anos, no Museu Afro Brasil, em São Paulo

Objetivos

1) Estudar a cultura afro-brasileira a partir de sua influência na obra de Mestre Didi.
2 Produzir uma obra a partir de um conto, utilizando os mesmos materiais propostos pelo artista.

Comentários

A Lei nº 10.639 de 2003 obriga os professores a trabalharem a cultura afro-brasileira em sala-de-aula. Com essa aula, será possível unir história oral e cultura material africanas, e sua influência nas obras de um dos artistas brasileiros mais importantes, Mestre Didi.

Material

Para a execução da obra:
- palha
- búzios
- fitas coloridas
- miçangas coloridas
- papel cartão de várias cores
- retalhos de tecidos coloridos
- argila ou massa de modelar
- cola quente

Estratégia

1) Leitura e interpretação do texto.
2) Leitura e interpretação de obras de arte de Mestre Didi.
3) Leitura de contos africanos.

Atividade

A partir da interpretação de uma história contada oralmente, os alunos devem esboçar um desenho que represente um personagem ou elementos da história narrada.
A seguir, tendo como base o esboço, compor a escultura. É importante que o professor ajude os alunos a se familiarizarem com os materiais, especialmente a palha, propor que os alunos encontrem soluções para que ela fique firme, por exemplo, apoiando-a numa estrutura feita com argila ou papel cartão.
A estrutura da escultura deve ser de palha, de modo que, assim que estiver pronta, ornamentar com búzios, miçangas, papel colorido etc., para que represente o personagem ou elemento da narrativa.
Apresentação dos trabalhos.

Sugestões

1) Interdisciplinaridade com Geografia, Português e História.
2) Os alunos podem pesquisar contos africanos.
3) Com crianças menores, é possível propor a construção de uma escultura em grupos, ou ainda, propor a confecção de bonecos em papier collé, para encenar o conto.
Valéria Peixoto de Alencar
é historiadora formada pela USP e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte)

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