sábado, 12 de setembro de 2015

AFETIVIDADE DE BOMBEIRO

Analisar a importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem na formação e na didática do corpo de bombeiros militar parece ser uma tarefa fácil, todavia não é. Esta instituição conceituada em todo território nacional que tem como princípios a proteção à vida, saúde e segurança é vista como fundamental para a sociedade, embora, nem todas as cidades brasileiras disponham dos seus serviços, e sabendo da importância que ela representa é fundamental dotá-la de um processo rigoroso na formação do seu efetivo. Necessário se faz, adotar, um padrão ético-profissional na corporação e segundo Jose Gustavo Fagundes Tavares: “O padrão profissional compreende tudo o que servir de boa referência para a avaliação da qualidade do servidor de segurança pública como valor professado, comportamento profissional e nível técnico em habilidades essenciais” (20120 Dentro deste padrão profissional se enquadra muitos outros atributos que vai sendo construído ao longo de sua carreira. No entanto, já na sua formação há necessidade de trabalhar o lado afetivo do futuro profissional do corpo de bombeiros. Trabalhar com pessoas requer bastante cuidado, profissionalismo, atenção e neste caso especifico, afeto. A preparação técnica deve ser voltada vigorosamente para a área afetiva do processo ensino aprendizagem do corpo de bombeiros militar, capaz de consolidar o caráter profissional, as motivações, os princípios, os valores morais gerais e específicos que devem sustenta-la e a ética de suas atividades. Acredito que deva ser este o embasamento didático para que a instituição prossiga sendo uma das mais respeitadas e confiável. Este é meu parecer acerca do Corpo de Bombeiros Militar.

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