segunda-feira, 12 de outubro de 2015

ENTREVISTA A DANYELLE MORAES.




sua idade,formação,formação complementar(especialização,área)tempo de atuação no ensino,jornada de trabalho semanal,nivel de atuação(ed.infantil,ens.fundamental,anos iniciais do primeiro ao quinto ano,e anos finais do sexto ao nono ano,ens.médio.
o que é ensinar?como voce ensina?o que é aprender?o que é avaliar?para que voce avalia?como voce avalia seus alunos?voce contribui feedback aos seus alunos?de q forma?
  1. por favor se for possivel me ajudar com esse trabalho desde ja agradeço,obrigada.

MINHAS RESPOSTAS:

1-A educação escolar e a colaboração são ações que estão intrinsicamente ligadas. Ensinar e o aprender são o verso e o reverso de uma mesma medalha, a educação, e implicam em uma ação colaborativa, participativa e de construção conjunta.
2-Para se ensinar a turma toda temos de propor atividades abertas, diversificadas, isto é, atividades que possam ser abordadas por diferentes níveis de compreensão e de desempenho dos alunos e em que não se destaquem os que sabem mais ou os que sabem menos, pois tudo o que essas atividades propõem pode ser disposto, segundo as possibilidades e interesses dos alunos que optaram por desenvolvê-las. Debates, pesquisas, registros escritos, falados, observação; vivências são processos pedagógicos indicados para realizar essas atividades, além, evidentemente, dos conteúdos das disciplinas, que vão sendo chamados espontaneamente a esclarecer os assuntos em estudo.
3-Aprender implica na capacidade de construir significados, reconstruindo o passado e projetando o futuro. Se nós, professores, não temos muito claro, para nós mesmos, o que é o ensinar e o aprender e se não nos lançamos como navegadores nessa viagem estimulante, de volta ao nosso passado e nos projetamos para o futuro, como poderemos levar nossos alunos a empreender a viagem em busca do conhecimento, uma aventura que exige esforço, dedicação e que pode apresentar riscos e frustrações? Não são eles, jovens e adultos, seduzidos hoje pela mídia com "videogames" “internet”?

4 e 5-Nessa visão, em que educar é formar e aprender, construindo o próprio saber, a avaliação não se reduz apenas a atribuir notas. Se o ato de ensinar e aprender consiste na realização em mudanças e aquisições de comportamentos motores, cognitivos, afetivos e sociais, o ato de avaliar consiste em verificar se eles estão sendo realmente atingidos e em que grau se dá essa consecução, para ajudar o aluno a avançar na aprendizagem e na construção do seu saber.
6-Conforme o momento vivido pela turma, as características dos alunos e a sua situação na sala de aula, diferentes formas de avaliação podem ser utilizadas. Cada ferramenta vai se adequar mais a um ou a outro conteúdo abordado e a cada um dos estágios de ensino dos alunos a serem avaliados. Há várias ferramentas disponíveis para se proceder a uma justa avaliação! É preciso escolher e diversificar! Por isso, é aconselhável o uso sistemático de outros instrumentos e estratégias de avaliação, como relatórios, entrevistas, questionários, seminários, auto avaliação, monitoria, observações e testes.

7-Sim. o feedback geralmente e uma resposta avaliativa do professor então costumo atribuir através de comentários sobre o desenvolvimento, informação os comportamento deles em sala de aula, já que se trata de alunos de educação infantil que muitas vezes  não tem como mexer com mensagens via internet. também comunico do interesse em desenvolver uma atividade em sala, com o objetivo de melhorar o seu desempenho cada vez mais, pois a criança quando e incentivada e quando o professor elogia seu trabalho ela se sente bem e com vontade de melhorar cada vez mais. 

Professora : Fatima  Doroteia de Arruda Lima-
PEDAGOGA, PÓS GRADUADA- Administração  Escolar.
MAGISTÉRIO
TECNICO EM CONTABILIDADE.
210 H DE  CURSO FORMAÇAO CONTINUADA.
40 ANOS  QUE EXERÇO  ESSA PROFISSÃO
57 ANOS DE IDADE.
Já atuei em todas as áreas de ensino: FUI  SECRETARIA MUICIPAL DE EDUCAÇÃO NO MUNICIPIO DE LADÁRIO;DIRETORA. ORIENTADORA EDUCACIONAL,COORDENADORA PEDAGÓGICA E ATUALMENTE  PROFESSORA   DO  ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DE MS.(6º AO  9º ANO)
40 horas SEMANAIS.
























1-

Nenhum comentário:

Postar um comentário