sua idade,formação,formação complementar(especialização,área)tempo de atuação no ensino,jornada de trabalho semanal,nivel de atuação(ed.infantil,ens.fundamental,anos iniciais do primeiro ao quinto ano,e anos finais do sexto ao nono ano,ens.médio.
MINHAS RESPOSTAS:
1-A educação escolar e a colaboração são ações que estão
intrinsicamente ligadas. Ensinar e o aprender são o verso e o reverso de uma
mesma medalha, a educação, e implicam em uma ação colaborativa, participativa e
de construção conjunta.
2-Para se ensinar a turma toda temos de propor atividades
abertas, diversificadas, isto é, atividades que possam ser abordadas por
diferentes níveis de compreensão e de desempenho dos alunos e em que não se destaquem
os que sabem mais ou os que sabem menos, pois tudo o que essas atividades
propõem pode ser disposto, segundo as possibilidades e interesses dos alunos
que optaram por desenvolvê-las. Debates, pesquisas, registros escritos,
falados, observação; vivências são processos pedagógicos indicados para
realizar essas atividades, além, evidentemente, dos conteúdos das disciplinas,
que vão sendo chamados espontaneamente a esclarecer os assuntos em estudo.
3-Aprender implica na capacidade de construir significados,
reconstruindo o passado e projetando o futuro. Se nós, professores, não temos
muito claro, para nós mesmos, o que é o ensinar e o aprender e se não nos
lançamos como navegadores nessa viagem estimulante, de volta ao nosso passado e
nos projetamos para o futuro, como poderemos levar nossos alunos a empreender a
viagem em busca do conhecimento, uma aventura que exige esforço, dedicação e
que pode apresentar riscos e frustrações? Não são eles, jovens e adultos,
seduzidos hoje pela mídia com "videogames" “internet”?
4 e 5-Nessa visão, em que educar é formar e aprender,
construindo o próprio saber, a avaliação não se reduz apenas a atribuir notas.
Se o ato de ensinar e aprender consiste na realização em mudanças e aquisições
de comportamentos motores, cognitivos, afetivos e sociais, o ato de avaliar
consiste em verificar se eles estão sendo realmente atingidos e em que grau se
dá essa consecução, para ajudar o aluno a avançar na aprendizagem e na
construção do seu saber.
6-Conforme o momento vivido pela turma, as características
dos alunos e a sua situação na sala de aula, diferentes formas de avaliação
podem ser utilizadas. Cada ferramenta vai se adequar mais a um ou a outro
conteúdo abordado e a cada um dos estágios de ensino dos alunos a serem
avaliados. Há várias ferramentas disponíveis para se proceder a uma justa
avaliação! É preciso escolher e diversificar! Por isso, é aconselhável o uso
sistemático de outros instrumentos e estratégias de avaliação, como relatórios,
entrevistas, questionários, seminários, auto avaliação, monitoria, observações
e testes.
7-Sim. o feedback geralmente e uma resposta avaliativa do
professor então costumo atribuir através de comentários sobre o
desenvolvimento, informação os comportamento deles em sala de aula, já que se
trata de alunos de educação infantil que muitas vezes não tem como mexer com mensagens via internet.
também comunico do interesse em desenvolver uma atividade em sala, com o
objetivo de melhorar o seu desempenho cada vez mais, pois a criança quando e
incentivada e quando o professor elogia seu trabalho ela se sente bem e com
vontade de melhorar cada vez mais.
Professora : Fatima
Doroteia de Arruda Lima-
PEDAGOGA, PÓS GRADUADA- Administração Escolar.
MAGISTÉRIO
TECNICO EM CONTABILIDADE.
210 H DE CURSO
FORMAÇAO CONTINUADA.
40 ANOS QUE
EXERÇO ESSA PROFISSÃO
57 ANOS DE IDADE.
Já atuei em todas as áreas de ensino: FUI SECRETARIA MUICIPAL DE EDUCAÇÃO NO MUNICIPIO
DE LADÁRIO;DIRETORA. ORIENTADORA EDUCACIONAL,COORDENADORA PEDAGÓGICA E
ATUALMENTE PROFESSORA DO
ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DE MS.(6º AO 9º ANO)
40 horas SEMANAIS.
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