quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Jovens Mães

Partos na adolescência diminuem, mas gravidez precoce ainda requer atenção

A gravidez na adolescência continua sendo um problema sério e que exige atenção das autoridades governamentais. O panorama dessa questão no Brasil, porém, já não é tão grave quanto há alguns anos.

A socióloga Sylvia Cavasin, que há 20 anos trabalha com o público jovem pela ONG Ecos – Comunicação em Sexualidade, apresenta o quadro atual das gravidezes precoces: “informações do Ministério da Saúde dão conta que, nos últimos 10 anos, os partos em adolescentes caíram 30%. É uma notícia para se olhar com bastante cuidado, porque significa que a adolescência está seguindo a faixa de queda de fecundidade geral das mulheres no Brasil”.

De acordo com a especialista, entre os fatores que explicam essa queda está a política brasileira de distribuição de preservativos e de divulgação de informações sobre contracepção. É um começo para que a rede de saúde e as escolas passem a tratar da saúde reprodutiva, tanto com adolescentes homens quanto mulheres.

Contudo, Sylvia ressalta que ainda há muito a ser feito. “Sexo é um tema controverso, difícil, não temos um repertório social para falar disso, é algo que estamos construindo nos últimos anos. Temos as iniciativas do Ministério da Saúde, que falam sobre sexualidade e prevenção, muito por conta do HIV/Aids. Mas, o que precisa ser mais incentivado é que os homens percebam que também são responsáveis e têm que cuidar da saúde reprodutiva”, observa a especialista.

Fonte: Sylvia Cavasin, socióloga. É fundadora e coordenadora de Advocacy da ONG Ecos – Comunicação em Sexualidade. É uma das idealizadoras do Grupo de Estudos sobre Sexualidade Masculina e Paternidade (GESMAP), da Ecos.

Leia mais:

» Relacionamento estável ameniza consequências da gravidez na adolescência
» Educação sexual ainda é tímida nas escolas
» Jovens têm informação, mas mesmo assim, se arriscam
» Como conscientizar os jovens sobre o que é ter filhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário