quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Parto normal após cesárea?

Parto normal após uma cesárea é possível, com o devido acompanhamento médico

As chances de parto normal após uma cesariana são maiores do que muitas gestantes pensam: de 50% a 80% dos casos, (desde que a grávida entre espontaneamente em trabalho de parto e tenha apenas uma parto cesárea anterior). É importante que o parto normal ocorra de 18 a 24 meses, após o parto anterior e que, se possível, o trabalho de parto ocorra espontaneamente.

Por medo dos riscos de uma rotura uterina, acaba sendo muito mais comum que mulheres que já passaram por uma cesárea façam outras, sem tentar o parto normal. É bom lembrar que nenhuma gravidez é igual à anterior e que as indicações do parto cesárea podem não se repetir numa segunda tentativa.

Maria Rita de Souza Mesquita, obstetra especialista em gestações de alto risco, esclarece que é fundamental que a gestante ou o casal deixem claro o desejo de parto natural ao obstetra. Caberá ao médico tocoginecologista avaliar adequadamente as possibilidades ou, se for o caso, identificar fatores de risco que possam impossibilitar a tentativa. “A presença de duas ou mais cesáreas anteriores, cicatrizes uterinas, gestação múltipla, rotura prematura das membranas, assim como fetos grandes, muitas vezes contraindicam o parto normal”, afirma a especialista.

“Uma gestação de evolução tranquila, com controle frequente das condições da mãe e da criança durante o pré-natal, principalmente em relação ao peso da gestante e o tamanho do bebê, tem ainda mais chances de terminar em parto normal”, revela a obstetra.

Fonte: Maria Rita de Souza Mesquita, obstetra especialista em gestações de alto risco e 1ª Tesoureira da Associação Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp).

Leia mais:

» Nenhuma gravidez é igual à anterior
» O que impede parto normal após cesárea?

Nenhum comentário:

Postar um comentário