segunda-feira, 25 de abril de 2011

FASES VIRTUAIS!

Bem, algo está realmente me incomodando e eu tenho medo de ser a ultima gota paciência que ainda me resta. Vamos as teorias...

Todos nos somos obrigados a passar por fases digitais. As vezes batem com as fases cronológicas, mas vezes não. As vezes pulamos, as vezes não.

A primeira fase é essa enorme porta celestial que se abre na frente dos olhos e voce simplesmente quer correr, e voce corre. Não pensa em muita coisa, apenas corre para aproveitar o máximo que conseguir, tudo é novidade, tudo é possível, tudo é provável mas voce ainda carrega a sua personalidade. Nessa fase, voce é apenas uma criança desbravando um mundo novo.

A segunda fase é comum a todo e qualquer tipo de aprendizado, é a fase onde dá pra colocar aos poucos tudo o que voce olhou rapidamente na primeira fase em prática. A sede de conhecimento vai pra outro nível, seus interesses pessoais ganham um aliado fortíssimo, um não, milhares! A segunda fase apesar da utilidade desse excelente mecanismo de socialização, pesquisa e entretenimento, mas também é um deturpador moral...

E essa é a entrada na terceira fase, onde a praticidade toma conta, onde do jeito antigo era simplesmente errado, agora voce é o senhor do tempo, não tem tempo a perder, voce quer tudo e quer agora. O imediatismo está presente no seu dia a dia, sempre consegue o que quer, afinal, sempre conseguiu mesmo, não iria mudar agora. Não mais se vive a própria realidade, não mais se é aquela pessoa de antes, seu mudo real e o virtual são aliados fortes, quase um. São os estudantes que copiam trabalhos completos, os que preferem perguntar a pesquisar, os "profissionais" que plagiam ao invés de produzir... aqui se luta pra conhecer, conhece, aprende...
As vezes galgando pelo caminho mais tortuoso, mas aprende.

A quarta fase é a fase da pseudo ascensão virtual, é aqui que o pedantismo e a prepotência toma conta, os desejos mais sórdidos, que não são necessariamente seus, agora faz parte da rotina. É aqui que tudo é possível. Agora mais do que nunca abre-se mão de tudo que se era no mundo real, é aqui onde definitivamente se é outra pessoa, as vezes literalmente. Agora a realidade virtual e real são totalmente diferentes, não estão mais unidas como na fase anterior. agora elas são diferentes... A diferença é que não se tem apreço pela "real". Vejo que a quarta fase pode durar anos, ou até pra sempre. E é onde a maioria das pessoas estão. A quarta fase tem os exemplos mais clássicos, são aquelas pessoas sem o menor respeito e civilidade que criam novas regras sociais virtuais baseados no "senso comum virtual" e não na própria moral ou na ética da sociedade real, e por serem a maioria, fica essa palhaçada.

A quinta fase... bem, a quinta fase é o inicio da saturação virtual, é o primeiro tapa do mundo real. É aqui que a sua moral te encontra, e consegue entender que as coisas virtuais não estão tão distantes, aqui começa a reflexão critica da situação, noções de certo e errado. Se vê a internet com novos olhos, e passa a ser aquele novamente aquele infante. Assim como na primeira fase, passa rápido... Curiosidade é o maior catalisador do conhecimento.

Na sexta... É quando voce sente o valor das coisas, que tudo que vem fácil não vale tanto quanto imaginávamos, é quando se consegue ver claramente a fase de cada pessoa que se encontra pelo mundo virtual afora. Não julgando, mas sim compreendendo e aceitando. É quando se deslumbra com o quão fantástica é a internet, que conhecer pessoas a distancia de um click é incrível... Mas não é o bastante, agora é o inverso, é como um resgate do mundo real, é o tapa final. Agora dar valor as coisas antigas, amigos palpáveis, pequenas coisas é o melhor a fazer.

Acho que eu estou ficando um velho virtual. Vivo dando esporros pela internet afora, defendendo minhas idéias, lutando contra o conformismo virtual e tentando tirar essa imagem que internet é um lugar pra fugir do real, pra ser quem voce quiser, não que voce não possa, mas isso é perda de tempo. Pode ser mais, pode ser melhor, faça a sua parte.
Só sai da quarta fase quem reflete sobre a importância de cada pessoa na sociedade. Não seja um inútil. Tudo o que se pode oferecer ao mundo são as suas idéias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário