sexta-feira, 24 de abril de 2015

A linguagem de crianças e adolescentes na internet impede a aprendizagem do uso correto?




Refletindo sobre novas práticas pedagógicas, a Pedagogia Moderna  para alcançar seus objetivos  necessita acompanhar a nova forma em que vive a sociedade atual e as novas linguagens usadas pelos alunos, procedentes do mundo globalizado e da tecnologia de rede. Essa nova forma de comunicação tem promovido um desenvolvimento acelerado na vida das pessoas e  também no aprendizado do aluno. Isso é bom para a educação. Todas as formas de comunicação, principalmente a escrita, que é o foco da escola é válida e importantíssima para mediar a formalização da linguagem. Veja sobre isso fragmento do artigo:
Leitura e Internet: Desafios no Processo de Aprendizagem no século XXI
No mundo web, surge uma nova linguagem visando facilitar e agilizar o diálogo, caracterizada pela utilização de palavras de forma reduzida, como por exemplo, „vc (você), pq (porque)
, q(que), ñ (não), tdb (tudo bem?)‟, ou forma diferenciada da língua, como „naum (não), kkkk/rsrsrs (risada), bm (bem ou bom), xono (sono)‟, ou figuras divertidas como um “boca” que representa um beijo, ou “um dedo apontando para o internauta”, no bate-papo, que significa você, entre outros. Isso ocorre porque o esse meio exige rapidez, habilidades para o diálogo, imagens para facilitar o entendimento e a precisão de sinais e símbolos. Muitas vezes esses “bate-papos” são realizados com vários navegadores que trocam ideias, todos no mesmo minuto, em curto período de tempo, “forçando-os” a escreverem algo, o medo de escrever desaparece nesses ambientes, marcado pela informalidade. Medo, que por diversas vezes afasta o educando da escrita e da leitura na escola e necessita ser superado.
(…) Impulsionando situações de leitura intensa, envolvente e significativa, compreende-se a leitura virtual como um recurso importante para o processo de aprendizagem, podendo contribuir para o desenvolvimento dos alunos de modo a associar seus conhecimentos adquiridos no mundo virtual ao real.
Pesquisa em Educação: Desenvolvimento, Ética e Responsabilidade Social


        Ferramentas de linguagem – século XX (não faz muito tempo)










No século passado era uma atividade de leitura e escrita usar formas informais, regionalistas, coloquiais, para trabalhar a forma correta, levando o aluno a refletir sobre as formas do cotidiano e as formas convencionais de escrita e leitura. Como exemplo, usava-se o gibi de Maurício de Souza - Chico Bento - para transpor a linguagem  usada por pessoas que moram no campo, sem formação acadêmica, para a linguagem correta. Era uma forma de correção e transmissão da linguagem correta. Os alunos acabam se divertindo  com essa ferramenta pedagógica, lúdica, prazerosa que fazia parte do cotidiano de leitura, como lazer, e por ser uma atividade significativa, com certeza era uma prática em sala de aula que promovia grandes avanços nos processos de leitura e escrita, até porque acabava sendo correlacionada com as discrepâncias entre a fala do cotidiano de todos com a linguagem forma. Por que não agora o professor não aproveita a linguagem virtual criada pelas crianças e adolescentes e não criam um projeto de Língua Portuguesa? Vale a pena deixar a perplexidade diante dessa nova forma de comunicação, considerando-a destrutiva da linguagem correta e transformá-la em ferramentas pedagógicas significativas, que só vão favorecer o trabalho do professor. Tente e invente, vale a pena. Quebre a resistência ao novo, desconhecido. O mundo mudou e a pedagogia tem que acompanhar as mudanças, caso contrário ficará obsoleta, para o aluno, sem sentido...
Por = Júlia Virginia de Moura – Pedagoga
Referências
Marcia Donato Santana -EEFC
marcia-donato@ig.com.br
Gisleide Alves da Silva-EEFC
professoragisleide@ig.com.br
Clésia Maria Hora Santana-EEFC
clesiahora@ig.com.br
http://dmd2.webfactional.com/media/anais/LEITURA-E-INTERNET---DESAFIOS-NO-PROCESSO-DE-APRENDIZAGEM-NO-SECULO-XXI.pdf

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