Erguida às margens do Rio Paraguai, o município de Ladário chega nesta terça-feira 17 de Março, aos 61 anos de emancipação político-administrativa. A conquista de sua autonomia ainda é motivo de discussões entre os mais antigos e tradicionais pantaneiros que atribuem à Pérola do Pantanal o título de cidade mais antiga de Mato Grosso do Sul.
O nome Ladário é uma homenagem à terra natal do fundador da cidade, Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, comandante militar e administrador da CApitânia de Cuiaba e da Vila Bela. A cidade teve um importante papel no apoio logístico e serviu como acampamento militar durante a construção da vila de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque (hoje Corumbá).
De acordo com o historiador Sandro Asseff, entre mitos e verdades a narrativa histórica dos acontecimentos apresenta detalhes da fundação do município pantaneiro, que até 1953 era reconhecida apenas como um distrito da cidade de Corumbá. “Ladário não é a cidade mais antiga do Mato Grosso do Sul, pois ao contrário do que muitos acreditam sua fundação não seguiu o protocolo que regiam as normas da coroa real portuguesa”, disse.
“Na realidade no conjunto das fundações políticas e militares de Luiz de Albuquerque, o que consta na região do baixo Paraguai é a fundação do Forte de Nova Coimbra e mais a fundação da Vila de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque. Ladário foi um acampamento onde os militares que estavam envolvidos nos preparativos da fundação da vila permaneceram, onde na ocasião ainda estiveram presentes João Leme do Prado e Marcelino Ruiz Camponês, que iniciaram as primeiras construções e plantaram as primeiras lavouras na região” continuou o historiador.
Sandro explicou que para ser reconhecida como uma nova vila, a coroa real portuguesa estabelecia rigorosos protocolos que foram realizados apenas na fundação de Corumbá. Porém, se Ladário tem de fato tem os 236 anos que atribuem os mais fervorosos ladarenses ou os 61 anos que narra a história, o fato é que no dia em que se comemora a conquista da autonomia política e administrativa da cidade, a data é deixada passar desapercebida e nem mesmo dentro da administração municipal a alusão a um tão importante momento da história de Ladário recebe a atenção que merece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário