Conscientizar os alunos dos danos que muitos materiais causam no solo e nos rios, bem como realizar a prática artística através da reciclagem.
1º momento: roda de conversas sobre os lixos produzidos nos lares e seus destinos. Apresentação de gráficos sobre a quantidade de lixo produzidos diariamente, mensalmente e anualmente pelas pessoas.Solicitação de pesquisas realizadas ao tempo que alguns lixos demoram para se decompor no meio ambiente.
2º momento: socialização das pesquisas e montagem de um mural na sala de aula.Conscientização da limpeza do ambiente que convivemos diariamente.Observar o tipo de lixo mais produzido, por eles.
3º momento: Leitura e reflexão do poema de Manuel Bandeira “O bicho”.
4º momento: Os alunos escolheram um tipo de lixo (garrafa pet, fósforo, rótulo e etc. ) e produziram uma arte que representassem uma temática.
5º momento: socialização das artes e socialização no pátio da escola.
Obs: Esse projeto foi realizado em 2007 , portanto tenho apenas essa imagem nos meus arquivos, mas foram criados trabalhos ótimos principalmente com tampinhas de garrafas.
PROJETO: BORBOLETAS
1º momento: Leitura de textos em roda de leitura sobre a decomposição de algumas matérias e seus prejuízos para o solo. Solicitação para colheta de garrafas pets.
2º momento:Leitura do poema As borboletas de Vinicius de Moraes para parodiar de acordo com o tema trabalhado no momento anterior.
3º momento: Correção ortográfica dos poemas e solicitação para reescrevê-los.
4º momento: Aula prática com orientação prévia sobre como cortar a garrafa pet e orientação para as confecções das borboletas.
5º momento: Apreciação das garrafas pets e sugestões para usá-las como decoração do quarto, sala e etc.
Obs:Esses projetos podem ser enriquecidos com visitas a aterros sanitários, Cosanpa e entrevistas com moradores dos bairros sobre o lixo produzido diariamente, entre outros.
PROJETO
Fotografia: Um olhar educando
O curso foi ministrado pelo professor Fernando , em 2008 na UFPA , direcionado aos docentes de Artes.No primeiro momento tivemos a aula teórica sobre imagem (iluminação, perspectiva, profundidade, etc.) e no segundo momento foi realizada a aula prática.A proposta era que individualmente os alunos com suas câmeras buscassem registrar os acontecimentos do local , pois no dia estava sendo realizada a eleição para reitor da Universidade, e resolvi registrar o lixo. No final do curso os alunos apresentaram suas fotos para a turma e análises foram realizadas pelo professor e alunos.
PROFESSORA SHEILA LUIZA
Nenhum comentário:
Postar um comentário