DEMOCRACIA, CORRUPÇÃO E OMISSÃO
A dica de leitura e reflexão (ou ainda, dica de uma aula) é ler o fragmento do texto de Marcia Tiburi e a partir dele refletir algumas questões importantes.
Segue fragmento do texto e sugestões de questões para reflexão:
Por que somos corruptos?
Por Marcia Tiburi
A máxima “o poder
corrompe” é a bandeira que cobre o caixão no qual velamos a política. Ela é
primeiro desfraldada por aqueles que pretendem evitar a partilha do poder que
constitui a democracia. Ela é aceita por todos aqueles que se deixam levar pela
noção de que o poder não presta e, deste modo, doam o poder a outros como se
dele não fizessem parte. Esquecem-se que a falta de poder também corrompe, mas
esquecem sobretudo de refletir sobre o que é o poder, ou seja, ação conjunta.
Democracia é
partilha do poder. É o campo da vida comum, a vida onde todos
estamos juntos como numa mesma embarcação em mar aberto. Partilhamos o poder
querendo ou não, mas podemos fazê-lo de modo submisso ou democrático, omisso ou
presente. Estamos dentro da democracia e precisamos seguir suas
conseqüências. Democracia é também responsabilização pelo contexto em que
vivemos: pelo resultado das eleições, pela miséria, pelo cenário inteiro que
produzimos por ação ou omissão. Mas não nos detivemos em escala social para
entender o que a democracia é e, por isso, falta-nos a reflexão que é capaz de
orientar o seu sentido, bem como o sentido do poder e da política.
[...] É nosso dever
hoje reavaliar a experiência brasileira diante da política. A compreensão da
política como campo da profissão, por definição, corrupta, é ela mesma corrompida
e corrupta. Ela destrói a política, cujo significado, precisamos hoje, refazer.
Esta é a ação política mais urgente. Acostumamo-nos ao pré-conceito de que
política é apenas governabilidade e deixamos de lado a idéia fundamental de que
a política é projeto de sociedade da qual participam todos os cidadãos.
Reclusos em nossas casas, acreditamos que a esfera da vida privada está imune
ao político. Esquecemos que o pessoal é também político, não como espetáculo,
mas como lugar de relação e modelo da esfera macroscópica da sociedade. [...]
Na omissão praticamos a anti-política. Toda anti-política que seja omissão e
não crítica é corrupção da política por ser corrupção da ação. A mais urgente
das ações políticas na atualidade, além da punição dos que transformaram nossa
governabilidade em prostituição da ação, é refazermo-nos como políticos no
verdadeiro sentido.
Este artigo é fragmento do artigo que foi publicado
em Zero Hora de 30 de abril de 2006, na Coluna Tema para Debate.
Questões para reflexão:
- Quais as consequências do desinteresse da sociedade pela política?
- É possível não nos envolvermos com a política?
- A corrupção existente hoje na política brasileira é culpa apenas dos políticos profissionais?
Sugestões para outros encaminhamentos.
Ampliar as discussões visando despertar e desenvolver o senso crítico.
Pode-se, a partir deste estudo/ atividades, propor o desenvolvimento de
ações no espaço escolar e na comunidade.
Exemplos:
- Campanhas sobre cidadania e participação política (do jovem);
- Campanha de mobilização pelo voto consciente;
- Campanha de combate a todo tipo de corrupção;
- Blog;
- Teatro itinerante;
- Jornal ou mural informativo.
b) Recursos
- Tv;
- Pendrive;
- Textos;
- Jornal, revistas;
- Laboratório de Informática.
a) Critérios:
O educando dever apresentar desenvolvimento na capacidade de:
- realizar análise crítica e autocrítica;
- compreensão do problema social e dos conceitos relacionados;
- articulação dos conteúdos com sua prática;
- argumentar com clareza e coerência.
b) Instrumentos:
- Expressão oral e escrita: Pesquisa, elaboração de texto e trabalho em grupo.
4. REFERÊNCIAS
a) Bibliográficas
CASTRO, Lúcia Rabello. Participação Política e Juventude: do mal-estar à
responsabilização frente ao destino comum. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/v16n30/15.pdf. Acesso: 02/07/2012
DIMENSTEIN, Gilberto, RODRIGUES, MARTA M. A, GIANSANTI, Alvaro Cesar.
(Orgs) Poder e Estado in Dez Lições de Sociologia para um Brasil cidadão
, p. 176-177, Editora FDT, São Paulo, 2008.
GORZONI,Priscila – Os meandros da corrupção no Brasil e como esse mal
está instalado na sociedade – Revista Sociologia nº 28, p.26-33,36,37,
Editora Escala, São Paulo, 2012.
TOMAZI, Nelson Dácio. Sociologia para o Ensino Médio – Cap. 13, 2ª edição, Editora Saraiva, São Paulo, 2010.
SOUSA, Diogo Tourino, PERLATTO, Fernando. As eleições e a democracia,
Revista Sociologia nº 39, p. 35-51,Editora Escala, São Paulo,
fevereiro/março-2012
TIBURI, Marcia. Democracia, corrupção e omissão Disponível em
http://www.cafecomsociologia.com/2012/04/democracia-corrupcao-eomissao.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+CafComSociologia+(Caf%C3%A9+com+Sociologia) acesso: 02/07/2012.
________ A tolerância à corrupção no Brasil: uma antinomia entre normas morais e prática social. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-62762009000200005
b) Eletrônicas
TV Taques | Corrupção é crime hediondo -
Recanto das Letras -http://www.recantodasletras.com.br/
Política Brasileira - http://www.politicabrasileira.com.br/
Brasil Escola - http://www.brasilescola.com/politica
c) Sugestão de material de apoio
Cartilha do Cidadão Consciente. Publicação do Departamento Intersindical de
Assessoria Parlamentar – DIAP – Edição nº1, ANO 1 – 2010.
Manual Contra a Corrupção – Integridade, Ética e Transparência contra a
corrupção. Governo do Estado de Minas Gerais – Auditoria Geral do
Estado, Belo Horizonte, 2008
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=732#sugestoes
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=732#sugestoes
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