terça-feira, 27 de agosto de 2013

DEMOCRACIA, CORRUPÇÃO E OMISSÃO

Texto:
DEMOCRACIA, CORRUPÇÃO E OMISSÃO


A dica de leitura e reflexão (ou ainda, dica de uma aula) é ler o fragmento do texto de Marcia Tiburi e a partir dele refletir algumas questões importantes.
Segue fragmento do texto e sugestões de questões para reflexão:
Por que somos corruptos?
Por Marcia Tiburi
A máxima “o poder corrompe” é a bandeira que cobre o caixão no qual velamos a política. Ela é primeiro desfraldada por aqueles que pretendem evitar a partilha do poder que constitui a democracia. Ela é aceita por todos aqueles que se deixam levar pela noção de que o poder não presta e, deste modo, doam o poder a outros como se dele não fizessem parte. Esquecem-se que a falta de poder também corrompe, mas esquecem sobretudo de refletir sobre o que é o poder, ou seja, ação conjunta.
Democracia é partilha do poder. É o campo da vida comum, a vida onde todos estamos juntos como numa mesma embarcação em mar aberto. Partilhamos o poder querendo ou não, mas podemos fazê-lo de modo submisso ou democrático, omisso ou presente. Estamos dentro da democracia e precisamos seguir suas conseqüências. Democracia é também responsabilização pelo contexto em que vivemos: pelo resultado das eleições, pela miséria, pelo cenário inteiro que produzimos por ação ou omissão. Mas não nos detivemos em escala social para entender o que a democracia é e, por isso, falta-nos a reflexão que é capaz de orientar o seu sentido, bem como o sentido do poder e da política.
[...] É nosso dever hoje reavaliar a experiência brasileira diante da política. A compreensão da política como campo da profissão, por definição, corrupta, é ela mesma corrompida e corrupta. Ela destrói a política, cujo significado, precisamos hoje, refazer. Esta é a ação política mais urgente. Acostumamo-nos ao pré-conceito de que política é apenas governabilidade e deixamos de lado a idéia fundamental de que a política é projeto de sociedade da qual participam todos os cidadãos. Reclusos em nossas casas, acreditamos que a esfera da vida privada está imune ao político. Esquecemos que o pessoal é também político, não como espetáculo, mas como lugar de relação e modelo da esfera macroscópica da sociedade. [...] Na omissão praticamos a anti-política. Toda anti-política que seja omissão e não crítica é corrupção da política por ser corrupção da ação. A mais urgente das ações políticas na atualidade, além da punição dos que transformaram nossa governabilidade em prostituição da ação, é refazermo-nos como políticos no verdadeiro sentido.
Este artigo é fragmento do artigo que foi publicado em Zero Hora de 30 de abril de 2006, na Coluna Tema para Debate.
Questões para reflexão:
  1. Quais as consequências do desinteresse da sociedade pela política?
  2. É possível não nos envolvermos com a política?
  3. A corrupção existente hoje na política brasileira é culpa apenas dos políticos profissionais?
Sugestões para outros encaminhamentos.
Ampliar as discussões visando despertar e desenvolver o senso crítico. Pode-se, a partir deste estudo/ atividades, propor o desenvolvimento de ações no espaço escolar e na comunidade.
Exemplos:
  • Campanhas sobre cidadania e participação política (do jovem);
  • Campanha de mobilização pelo voto consciente;
  • Campanha de combate a todo tipo de corrupção;
  • Blog;
  • Teatro itinerante;
  • Jornal ou mural informativo.
b) Recursos
  • Tv;
  • Pendrive;
  • Textos;
  • Jornal, revistas;
  • Laboratório de Informática.
3. AVALIAÇÃO
a) Critérios:
O educando dever apresentar desenvolvimento na capacidade de:
  • realizar análise crítica e autocrítica;
  • compreensão do problema social e dos conceitos relacionados;
  • articulação dos conteúdos com sua prática;
  • argumentar com clareza e coerência. 
b) Instrumentos:
  • Expressão oral e escrita: Pesquisa, elaboração de texto e trabalho em grupo. 
4. REFERÊNCIAS 
a) Bibliográficas
CASTRO, Lúcia Rabello. Participação Política e Juventude: do mal-estar à responsabilização frente ao destino comum. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/v16n30/15.pdf. Acesso: 02/07/2012 
DIMENSTEIN, Gilberto, RODRIGUES, MARTA M. A, GIANSANTI, Alvaro Cesar. (Orgs) Poder e Estado in Dez Lições de Sociologia para um Brasil cidadão , p. 176-177, Editora FDT, São Paulo, 2008.
GORZONI,Priscila – Os meandros da corrupção no Brasil e como esse mal está instalado na sociedade – Revista Sociologia nº 28, p.26-33,36,37, Editora Escala, São Paulo, 2012. 
TOMAZI, Nelson Dácio. Sociologia para o Ensino Médio – Cap. 13, 2ª edição, Editora Saraiva, São Paulo, 2010.
SOUSA, Diogo Tourino, PERLATTO, Fernando. As eleições e a democracia, Revista Sociologia nº 39, p. 35-51,Editora Escala, São Paulo, fevereiro/março-2012 
TIBURI, Marcia. Democracia, corrupção e omissão Disponível em 
________ A tolerância à corrupção no Brasil: uma antinomia entre normas morais e prática social. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-62762009000200005
b) Eletrônicas
TV Taques | Corrupção é crime hediondo -
Política Brasileira - http://www.politicabrasileira.com.br/
c) Sugestão de material de apoio
Cartilha do Cidadão Consciente. Publicação do Departamento Intersindical de 
Assessoria Parlamentar – DIAP – Edição nº1, ANO 1 – 2010.
Manual Contra a Corrupção – Integridade, Ética e Transparência contra a corrupção. Governo do Estado de Minas Gerais – Auditoria Geral do Estado, Belo Horizonte, 2008

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=732#sugestoes

Nenhum comentário:

Postar um comentário