quarta-feira, 7 de agosto de 2013

FOLCLORE POR REGIÃO

Alguns Personagens e Mitos em Destaque...
A Lenda do Lobisomem
Criatura metade homem e metade lobo. De acordo com a lenda se alimentava de sangue, e de crianças recém nascidas.
A Lenda do Chibamba
Um fantasma do sul da província de Minas Gerais que amedronta crianças choronas.
A Mula sem Cabeça
Uma estranha aparição que corre pelas ruas dos pequenos povoados apavorando todo mundo, ou coisa pior...
A Lenda do Curupira
Um dos Personagens mais populares. Protetor das florestas e dos animais, ele tem os pés invertidos.
A Lenda da Velha Bruxa
A Bruxa dos medos infantis que visita as crianças que teimam em não dormir.
A Lenda da Vitória Régia
O Mito indígena que conta como surgiu a planta chamada Vitória Régia, que só existe no Amazonas, cuja flor só abre ao anoitecer.
Lendas e Mitos do Folclore Regional Brasileiro
Comuns em todo Brasil

O Pé de Garrafa é um ente que vive nas matas e capoeiras. Raramente é visto. Mas ouvem sempre seus gritos agudos, ora amendrontadores, ora imitando vozes familiares para atrair suas vítimas.
Misteriosa criatura, ora pássaro, ora gente, que vive nas matas. Como gente, costuma visitar os moradores das regiões remotas, sempre em busca de alguma coisa. Mas, se não for bem recebida...
A Bruxa dos medos infantis só aparece nas ameaças noturnas quando a criança teima em não dormir. Se confunde com a Cuca, ou outras figuras da noite, usadas há muito tempo para controlar crianças inquietas.
Interessante mito do nosso Folclore que algumas vezes se confunde com o Saci, ou mesmo com o Heroi que liderou a rebelião dos Palmares Alagoanos. Mas este possui uma história bem peculiar...
A maioria a identifica como uma velha enrugada, de cabelos brancos e assanhados, muito magra, em busca de crianças malcriadas, que não querem dormir cedo. Mas, por trás desse curioso mito, há mais coisas...
Personagem protetor das florestas e dos animais e tem os pés ao contrário. Embora pareça de origem Tupi, é comum em todo o mundo, inclusive em todo Brasil, com pequenas variações entre as regiões.
Animal extraordinário que vive nos rios e tem os olhos de fogo. Este mito, apesar de muito comum entre os índios, ocorre em todo país, na América do Sul e Central.
Criatura metade homem e metade lobo. De acordo com a lenda se alimentava de crianças. Lenda Européia, mas hoje comum em todo mundo.
Uma estranha aparição que corre pelas ruas dos pequenos povoados assustando todo mundo. Dependendo da região, ela pode ou não ter cabeça.
Aparição na forma de uma mulher jovem e bonita, que encanta a todos e desaparece na porta dos cemitérios. Eis um mito que ocorre nas américas e na Europa, com relatos documentados desde a Idade Média.
Região Centro Oeste

Romãozinho (Atenção: Conteúdo Inadequado para crianças)
Eis a lenda de um menino que era a maldade em pessoa. Era tão ruim que cometeu falso testemunho contra a própria mãe; então foi amaldiçoado pelo capeta em pessoa...
Região Nordeste

O Quibungo é uma espécie de Bicho-Papão negro, um visitante africano inesperado que acabou por se domiciliar na Bahia, onde passou a fazer parte do folclore local.
Dizem que esta "Entidade" fantástica seria a própria encarnação do mal. Aparece em lugares malditos e seu nome jamais deve ser pronunciado, pois seria a evocação do próprio Diabo.
Mito que nasceu no Piauí, às margens da Lagoa Paranaguá. É a história de um estranho homem de Barba Ruiva ou Branca, que corre atrás das mulheres...
Terrível criatura que assusta as cidades do interior do País. Se apresenta com uma matilha de cães a seguir seus passos. De acordo com a crença popular é o próprio demônio.
Lenda de uma misteriosa cidade subterrânea, existente em algum lugar no litoral do Ceará, com torres de ouro, riquezas incalculáveis por todos os lados, e uma princesa encantada.
Misterioso personagem que sofre de uma terrível doença, cuja cura é o fígado de crianças. Por isso dá presentes às crianças para atraí-las. Lembra o mito Europeu do Velho do Saco.
Extraordinária criatura cujo papel é pegar meninos malcriados e desobedientes. Ela entra nas casas ao farejar que lá dentro, tem menino que não obedece aos pais ou faz xixi na cama.
Região Norte

Mapinguari é o mais popular dos monstros da Amazônia. Reside no Pará, Amazonas, Acre, enchendo de medo a população que mora nas matas, e nas margens desertas dos grandes lagos e lagoas sem nome.
Lenda de uma entidade fantástica, meio mulher, meio peixe, uma sereia de grande beleza, que com seu canto mágico, atrai as pessoas para seu reino no fundo dos rios ou lagos.
Conta a lenda que em numa tribo indígena da Amazônia, uma índia, grávida da Boiúna (Cobra-grande, Sucuri), deu à luz a duas crianças gêmeas que na verdade eram Cobras...
Mito indígena que conta como surgiu a planta, que só existe no Amazonas, chamada Vitória Régia, cuja principal característica é uma flor que só abre à noite.
Região Sudeste

Lenda de um fantasma do sul da província de Minas Gerais, que amedronta crianças choronas. Anda envolto com uma esteira de bananeira, ronca como um porco, e dança enquanto caminha.
História ilustrada com a lenda desse personagem símbolo do nosso folclore. Junto com o Caipora, é sem dúvida o mais famoso personagem do folclore brasileiro.
Lenda de uma misteriosa missa que de tempos em tempos é realizada para aliviar o sofrimento das almas penadas.
Região Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário