terça-feira, 27 de agosto de 2013

PLANO DE ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA: Por uma cultura democrática e cidadã.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:
Juventude e participação política
CONTEÚDO PRINCIPAL:
Democracia
SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: 1º, 2º e 3º anos.
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE: 03 aulas
EQUIPE: Edna Aparecida Coqueiro

1. JUSTIFICATIVA

Para a consolidação do sistema democrático brasileiro, teremos que enfrentar o desafio de construir uma cultura de participação, em especial entre os jovens. Para tanto, trazer para a sala de aula leituras e debates sobre a Democracia, Juventude e Participação Política é uma estratégia que colabora para a compreensão de como acontece o controle do poder na sociedade e o desfio de participar das decisões contribuindo para a formação de cidadãos conscientes.

2. ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

a) Descrição das atividades

Mobilização:

Comece mobilizando os estudantes para a questão da democracia. Pergunte o que eles entendem por democracia, o que pesam sobre o sistema democrático brasileiro. Aproveite os argumentos para introduzir a questão da participação da juventude na política. No final da aula aplique um questionário.
Questões:
  • Qual o grau de importância que atribui à política? 
  • Existe ou não alguma influência da política sobre sua vida?
  • Você exerce influência na política?
  • Participa de organização, movimento social ou partido político? Por quê?
  • Tem interesse por informações sobre política? Que tipo de informação mais lhe interessa? Onde busca essas informações?
  • É possível não se envolver com a política?
  • O que pensa sobre a obrigatoriedade do voto?
O eleitor, na hora de votar, deve escolher bons candidatos.
O eleitor, na hora de votar, deve escolher bons candidatos.
O voto é um direito de todos os seres humanos que vivem em regime democrático, que consiste em escolher individualmente o candidato que assumirá a representação de toda a sociedade.
Para determinar o candidato a ser votado, as pessoas precisam avaliar seus planos e projetos para melhorias na região. A conscientização da população para o voto justo e incorruptível é uma boa maneira de diminuir a quantidade de pessoas subornadas e compradas ilegalmente, e o policiamento nos locais de votação.

Apesar de o voto no Brasil ser obrigatório para todas as pessoas alfabetizadas com idade entre 18 e 70 anos, ele contribui para eleger uma pessoa de forma legal, já que a lei prevê que uma pessoa somente poderá assumir cargos governamentais se elegidos com maior número de votação. É importante que o voto seja realizado a partir da satisfação do eleitor no candidato e nas possibilidades de melhoria, pois o voto não deve ser visto como uma troca de favores, quando o eleitor vota e ganha com isso dinheiro, cesta básica, brinquedos, asfalto e outras coisas.

A compra de votos é ilegal, bem como a boca de urna, onde um representante de determinado candidato tenta convencer as pessoas a elegê-lo. Vale lembrar que uma pessoa capaz de utilizar de suborno e compra de votos não será um bom representante da nação ou região, pois a corrupção se mostra antes mesmo da posse do cargo público, já que busca se promover através de métodos ilegais.

No período de votação é necessário assistir o planejamento feito por cada candidato e ainda atentar para os debates feitos em emissoras de TV, pois tais debates revelam muito sobre cada candidato.
Por Gabriela Cabral

Leitura e Problematização:

Leia com a turma o texto Participação Política e Juventude.
http://www.scielo.br/pdf/rsocp/v16n30/15.pdf.

Problematize a visão de que os jovens de hoje são individualistas, consumistas e não apresentam nenhum interesse pelos problemas políticos da sociedade.
  • Verdade ou Mito?
  • Os jovens são convidados a participar?
  • Se não participam, quem reivindica pelo jovem?
  • Atividade de reflexão e análise crítica
Atividade em grupo

Proponha que organizem e analisem os dados do questionário (deve ser entregue formulário para organização dos dados).
  • Razões do apreço ou desprezo pela política;
  • Influência da política (campos/espaços);
  • Influência na política (campos/espaços);
  • Meios pelos quais recebem informação;
  • Tipos de informação que interessa.
Cada grupo deve apresentar para a sala a conclusão de suas análises.
É interessante que o(a) professor(a) retome as questões debatidas na primeira e segunda aula, compare-as com a análise dos dados. Peça para que os alunos apontem maneiras de como individualmente e/ou coletivamente o jovem pode contribuir para a construção e o fortalecimento da democracia brasileira.

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