PLANO DE ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA: Por uma cultura democrática e cidadã.
CONTEÚDO PRINCIPAL:
Democracia
Democracia
SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: 1º, 2º e 3º anos.
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE: 03 aulas
EQUIPE: Edna Aparecida Coqueiro
1. JUSTIFICATIVA
Para a consolidação do sistema democrático brasileiro, teremos que
enfrentar o desafio de construir uma cultura de participação, em
especial entre os jovens. Para tanto, trazer para a sala de aula
leituras e debates sobre a Democracia, Juventude e Participação Política
é uma estratégia que colabora para a compreensão de como acontece o
controle do poder na sociedade e o desfio de participar das decisões
contribuindo para a formação de cidadãos conscientes.
2. ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
2. ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
a) Descrição das atividades
Mobilização:
Mobilização:
Comece mobilizando os estudantes para a questão da democracia. Pergunte o
que eles entendem por democracia, o que pesam sobre o sistema
democrático brasileiro. Aproveite os argumentos para introduzir a
questão da participação da juventude na política. No final da aula
aplique um questionário.
- Qual o grau de importância que atribui à política?
- Existe ou não alguma influência da política sobre sua vida?
- Você exerce influência na política?
- Participa de organização, movimento social ou partido político? Por quê?
- Tem interesse por informações sobre política? Que tipo de informação mais lhe interessa? Onde busca essas informações?
- É possível não se envolver com a política?
- O que pensa sobre a obrigatoriedade do voto?
O eleitor, na hora de votar, deve escolher bons candidatos.
O voto é um direito de todos os seres humanos que vivem em regime
democrático, que consiste em escolher individualmente o candidato que
assumirá a representação de toda a sociedade.
Para determinar o candidato a ser votado, as pessoas precisam avaliar
seus planos e projetos para melhorias na região. A conscientização da
população para o voto justo e incorruptível é uma boa maneira de
diminuir a quantidade de pessoas subornadas e compradas
ilegalmente, e o policiamento nos locais de votação.
Apesar de o voto no Brasil ser obrigatório para todas as pessoas alfabetizadas com idade entre 18 e 70 anos, ele contribui para eleger uma pessoa de forma legal, já que a lei prevê que uma pessoa somente poderá assumir cargos governamentais se elegidos com maior número de votação. É importante que o voto seja realizado a partir da satisfação do eleitor no candidato e nas possibilidades de melhoria, pois o voto não deve ser visto como uma troca de favores, quando o eleitor vota e ganha com isso dinheiro, cesta básica, brinquedos, asfalto e outras coisas.
A compra de votos é ilegal, bem como a boca de urna, onde um representante de determinado candidato tenta convencer as pessoas a elegê-lo. Vale lembrar que uma pessoa capaz de utilizar de suborno e compra de votos não será um bom representante da nação ou região, pois a corrupção se mostra antes mesmo da posse do cargo público, já que busca se promover através de métodos ilegais.
No período de votação é necessário assistir o planejamento feito por cada candidato e ainda atentar para os debates feitos em emissoras de TV, pois tais debates revelam muito sobre cada candidato.
Por Gabriela CabralApesar de o voto no Brasil ser obrigatório para todas as pessoas alfabetizadas com idade entre 18 e 70 anos, ele contribui para eleger uma pessoa de forma legal, já que a lei prevê que uma pessoa somente poderá assumir cargos governamentais se elegidos com maior número de votação. É importante que o voto seja realizado a partir da satisfação do eleitor no candidato e nas possibilidades de melhoria, pois o voto não deve ser visto como uma troca de favores, quando o eleitor vota e ganha com isso dinheiro, cesta básica, brinquedos, asfalto e outras coisas.
A compra de votos é ilegal, bem como a boca de urna, onde um representante de determinado candidato tenta convencer as pessoas a elegê-lo. Vale lembrar que uma pessoa capaz de utilizar de suborno e compra de votos não será um bom representante da nação ou região, pois a corrupção se mostra antes mesmo da posse do cargo público, já que busca se promover através de métodos ilegais.
No período de votação é necessário assistir o planejamento feito por cada candidato e ainda atentar para os debates feitos em emissoras de TV, pois tais debates revelam muito sobre cada candidato.
Leitura e Problematização:
Leia com a turma o texto Participação Política e Juventude.
http://www.scielo.br/pdf/rsocp/v16n30/15.pdf.
Problematize a visão de que os jovens de hoje são individualistas, consumistas e não apresentam nenhum interesse pelos problemas políticos da sociedade.
- Verdade ou Mito?
- Os jovens são convidados a participar?
- Se não participam, quem reivindica pelo jovem?
- Atividade de reflexão e análise crítica
Proponha que organizem e analisem os dados do questionário (deve ser entregue formulário para organização dos dados).
- Razões do apreço ou desprezo pela política;
- Influência da política (campos/espaços);
- Influência na política (campos/espaços);
- Meios pelos quais recebem informação;
- Tipos de informação que interessa.
Cada grupo deve apresentar para a sala a conclusão de suas análises.
É interessante que o(a) professor(a) retome as questões debatidas na
primeira e segunda aula, compare-as com a análise dos dados. Peça para
que os alunos apontem maneiras de como individualmente e/ou
coletivamente o jovem pode contribuir para a construção e o
fortalecimento da democracia brasileira.
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