sábado, 23 de março de 2013

CONCURSO PÚBLICO - PREFEITURA
MUNICIP
AL
DE CURRAL
DE CIMA
- CARGO:
PROFESSOR C (ARTES)
04
A)
Futurista.
B)
Expressionista.
C)
Barroco.
D)
Abstracionista.
E)
Tropicalismo.
23
As obras do Cubismo se caracterizam por serem:
A)
Achatadas eliminando a ilusão de tridimensionalidade,
mostrando várias faces da pintura ao mesmo tempo, retratando
formas geométricas limitando as cores em preto, cinza, marrom e
ocre.
B)
Expressas em intensas emoções exibindo enfoques
pessimistas da vida, marcadas por angústia e dor do artista
diante da realidade.
C)
Baseadas nas leis da natureza para explicar o mundo,
retratando a realidade de forma bem objetiva.
D)
De intenções de uma abordagem objetiva da realidade pelos
interesses sociais.
E)
De oposições ao neoclassicismo e ao racionalismo,
defendendo a liberdade de criação, o privilégio à emoção, a
valorização do individualismo, o sofrimento amoroso, a
religiosidade e a natureza.
24
– Na semana de
Arte Moderna de 1922, em São Paulo, vários
artistas se destacaram no evento, entre eles
Anita Mafaltti. Essa
artista teve sua atuação destacada na(o):
A)
Literatura.
B)
Pintura.
C)
Música.
D)
T
eatro.
E)
Escultura.
25
Ainda com relação à Semana de
Arte Moderna de 1922,
podemos dizer que ela tinha como objetivo principal:
A)
Evitar que obras de artistas estrangeiros penetrassem no
Brasil.
B)
Expandir as artes do Brasil para o exterior
.
C)
Explorar os artistas brasileiros.
D)
A
independência artística no Brasil.
E)
Divulgar os artistas brasileiros.
26
– Com estruturas extremamente detalhistas onde
expressavam emoções da vida e do ser humano, seu nome
significa “pérola deformada” e representa de forma pejorativa a
idéia de regularidade.
Aqui no Brasil, o grande artista que se
destacou nessa corrente foi
Aleijadinho.
A
corrente artística
em questão, que tem sua representatividade na imagem abaixo
corresponde ao:
A)
Neoclassicismo.
B)
Romantismo.
C)
Renascimento.
D)
Arcadismo.
E)
Barroco.
27
A
consolidação do teatro se deu para homenagear e
agradecer o deus Dionísio, deus do vinho, pela fartura da uva
em cada safra. Em se tratando desta edificação, o primeiro teatro
historicamente existente no mundo foi:
A)
O Delfos na Grécia.
B)
O Piraeus na Grécia.
C)
O
Ar
gos na Grécia.
D)
O Epidauro na Grécia.
E)
O Coliseu em Roma.
28
A
imagem abaixo faz parte de um estilo em que sua principal
característica era o bucolismo, onde se levava uma vida
despreocupada e com ideais voltados para o campo e para a
natureza.
A
imagem abaixo representa o:
A)
Barroco.
B)
Romantismo.
C)
Arcadismo.
D)
Simbolismo.
E)
Naturalismo.
CONCURSO PÚBLICO - PREFEITURA
MUNICIP
AL
DE CURRAL
DE CIMA
- CARGO:
PROFESSOR C (ARTES)
05
29
– Estudos apontam que a dança africana manifesta uma
ener
gia que, espiritualmente, envolve o corpo.
A
repetição desses
movimentos produz o chamado efeito de transe que é:
A)
O encontro com a divindade.
B)
O equilíbrio entre o homem e a divindade.
C)
A
descida da divindade ao centro da dança.
D)
A
expulsão dos maus fluídos.
E)
Nenhuma das alternativas está correta.
30
T
odas as danças abaixo são de origem africana,
EXCET
O
:
A)
Batuque.
B)
Capoeira.
C)
Coco.
D)
Jongo.
E)
Maculelê.
31
– Observando de um ponto de vista fisiológico e físico a cor
é uma sensação provocada pela luminosidade. Mesclando a luz
violeta com a luz vermelha resulta-se em:
A)
Luz magenta.
B)
Luz amarela.
C)
Luz branca.
D)
Luz violeta.
E)
Luz azul.
32
As tintas utilizadas em pinturas são substâncias químicas
que possuem basicamente dois elementos que são os:
I
– óleos especiais
II
– corantes
III
– aglutinantes
IV
– sfumatos
Estão corretos os itens:
A)
I e II
B)
I e III
C)
I e IV
D)
II e III
E)
II e IV
33
– Segundo o PCN de
Arte volume 6 do Ensino Fundamental
de primeira fase, na dança, o aluno deve ser avaliado a partir de
três pontos fundamentais, são eles:
I
– Compreender a estrutura e o funcionamento do corpo e os
elementos que compõem o seu movimento.
II
– Interessar-se pela dança como atividade coletiva.
III
– Identificar alguns elementos da linguagem visual que se
encontram em múltiplas realidades.
IV
V
alorizar as fontes de documentação, preservação e acervo
da produção artística.
V
– Compreender e apreciar as diversas danças como
manifestações culturais.
Estão respectivamente corretos os itens:
A)
I, II e III
B)
I, II e IV
C)
I, II e V
D)
II, III e IV
E)
III, IV e V
34
– Marque a alternativa correta com relação à história da
Arte
na escola, aqui no Brasil, segundo os Parâmetros Curriculares
Nacionais de
Arte no volume 6 do Ensino Fundamental de
primeira fase:
A)
Na primeira metade do século XX, a disciplina de
Arte aqui
no Brasil era chamada disciplina desenho.
B)
No século XX, essa matéria era voltada essencialmente para
a música e para o teatro.
C)
No século XX, os professores eram obrigados a trabalhar
,
em música, o estilo da época, que era então o tropicalismo.
D)
Entre os anos 20 e 70, o ensino de arte era muito influenciado
pela corrente pedagógica tradicional.
E)
Na segunda metade do século XX, a disciplina de
Arte, aqui
no Brasil, passou a ser chamada de
Arte e Mídia.
35
A
obra abaixo se chama Mona Lisa (1503-1506) e sua base
de pintura é óleo sobre madeira.
A
autoria dessa obra magnífica
pertence a:
A)
V
incent
V
an Gogh.
B)
Pablo Picasso.
C)
Michelangelo.
D)
Leonardo Da
V
inci.
E)
Emiliano Di Cavalcanti.
36
– Desde o nascimento da humanidade, a cultura já se
disseminava de diversas formas de arte.
A
pintura em cavernas
ou em rochas é uma delas.
As principais cavernas com arte
estão localizadas na França e na Espanha. O nome que se dá a
essa arte que é desenhada ou pintada nas paredes das cavernas
corresponde à arte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário