CONCURSO PÚBLICO - PREFEITURA
MUNICIP
AL
DE CURRAL
DE CIMA
- CARGO:
PROFESSOR C (ARTES)
04
A)
Futurista.
B)
Expressionista.
C)
Barroco.
D)
Abstracionista.
E)
Tropicalismo.
23
–
As obras do Cubismo se caracterizam por serem:
A)
Achatadas eliminando a ilusão de tridimensionalidade,
mostrando várias faces da pintura ao mesmo tempo, retratando
formas geométricas limitando as cores em preto, cinza, marrom e
ocre.
B)
Expressas em intensas emoções exibindo enfoques
pessimistas da vida, marcadas por angústia e dor do artista
diante da realidade.
C)
Baseadas nas leis da natureza para explicar o mundo,
retratando a realidade de forma bem objetiva.
D)
De intenções de uma abordagem objetiva da realidade pelos
interesses sociais.
E)
De oposições ao neoclassicismo e ao racionalismo,
defendendo a liberdade de criação, o privilégio à emoção, a
valorização do individualismo, o sofrimento amoroso, a
religiosidade e a natureza.
24
– Na semana de
Arte Moderna de 1922, em São Paulo, vários
artistas se destacaram no evento, entre eles
Anita Mafaltti. Essa
artista teve sua atuação destacada na(o):
A)
Literatura.
B)
Pintura.
C)
Música.
D)
T
eatro.
E)
Escultura.
25
–
Ainda com relação à Semana de
Arte Moderna de 1922,
podemos dizer que ela tinha como objetivo principal:
A)
Evitar que obras de artistas estrangeiros penetrassem no
Brasil.
B)
Expandir as artes do Brasil para o exterior
.
C)
Explorar os artistas brasileiros.
D)
A
independência artística no Brasil.
E)
Divulgar os artistas brasileiros.
26
– Com estruturas extremamente detalhistas onde
expressavam emoções da vida e do ser humano, seu nome
significa “pérola deformada” e representa de forma pejorativa a
idéia de regularidade.
Aqui no Brasil, o grande artista que se
destacou nessa corrente foi
Aleijadinho.
A
corrente artística
em questão, que tem sua representatividade na imagem abaixo
corresponde ao:
A)
Neoclassicismo.
B)
Romantismo.
C)
Renascimento.
D)
Arcadismo.
E)
Barroco.
27
–
A
consolidação do teatro se deu para homenagear e
agradecer o deus Dionísio, deus do vinho, pela fartura da uva
em cada safra. Em se tratando desta edificação, o primeiro teatro
historicamente existente no mundo foi:
A)
O Delfos na Grécia.
B)
O Piraeus na Grécia.
C)
O
Ar
gos na Grécia.
D)
O Epidauro na Grécia.
E)
O Coliseu em Roma.
28
–
A
imagem abaixo faz parte de um estilo em que sua principal
característica era o bucolismo, onde se levava uma vida
despreocupada e com ideais voltados para o campo e para a
natureza.
A
imagem abaixo representa o:
A)
Barroco.
B)
Romantismo.
C)
Arcadismo.
D)
Simbolismo.
E)
Naturalismo.
CONCURSO PÚBLICO - PREFEITURA
MUNICIP
AL
DE CURRAL
DE CIMA
- CARGO:
PROFESSOR C (ARTES)
05
29
– Estudos apontam que a dança africana manifesta uma
ener
gia que, espiritualmente, envolve o corpo.
A
repetição desses
movimentos produz o chamado efeito de transe que é:
A)
O encontro com a divindade.
B)
O equilíbrio entre o homem e a divindade.
C)
A
descida da divindade ao centro da dança.
D)
A
expulsão dos maus fluídos.
E)
Nenhuma das alternativas está correta.
30
–
T
odas as danças abaixo são de origem africana,
EXCET
O
:
A)
Batuque.
B)
Capoeira.
C)
Coco.
D)
Jongo.
E)
Maculelê.
31
– Observando de um ponto de vista fisiológico e físico a cor
é uma sensação provocada pela luminosidade. Mesclando a luz
violeta com a luz vermelha resulta-se em:
A)
Luz magenta.
B)
Luz amarela.
C)
Luz branca.
D)
Luz violeta.
E)
Luz azul.
32
–
As tintas utilizadas em pinturas são substâncias químicas
que possuem basicamente dois elementos que são os:
I
– óleos especiais
II
– corantes
III
– aglutinantes
IV
– sfumatos
Estão corretos os itens:
A)
I e II
B)
I e III
C)
I e IV
D)
II e III
E)
II e IV
33
– Segundo o PCN de
Arte volume 6 do Ensino Fundamental
de primeira fase, na dança, o aluno deve ser avaliado a partir de
três pontos fundamentais, são eles:
I
– Compreender a estrutura e o funcionamento do corpo e os
elementos que compõem o seu movimento.
II
– Interessar-se pela dança como atividade coletiva.
III
– Identificar alguns elementos da linguagem visual que se
encontram em múltiplas realidades.
IV
–
V
alorizar as fontes de documentação, preservação e acervo
da produção artística.
V
– Compreender e apreciar as diversas danças como
manifestações culturais.
Estão respectivamente corretos os itens:
A)
I, II e III
B)
I, II e IV
C)
I, II e V
D)
II, III e IV
E)
III, IV e V
34
– Marque a alternativa correta com relação à história da
Arte
na escola, aqui no Brasil, segundo os Parâmetros Curriculares
Nacionais de
Arte no volume 6 do Ensino Fundamental de
primeira fase:
A)
Na primeira metade do século XX, a disciplina de
Arte aqui
no Brasil era chamada disciplina desenho.
B)
No século XX, essa matéria era voltada essencialmente para
a música e para o teatro.
C)
No século XX, os professores eram obrigados a trabalhar
,
em música, o estilo da época, que era então o tropicalismo.
D)
Entre os anos 20 e 70, o ensino de arte era muito influenciado
pela corrente pedagógica tradicional.
E)
Na segunda metade do século XX, a disciplina de
Arte, aqui
no Brasil, passou a ser chamada de
Arte e Mídia.
35
–
A
obra abaixo se chama Mona Lisa (1503-1506) e sua base
de pintura é óleo sobre madeira.
A
autoria dessa obra magnífica
pertence a:
A)
V
incent
V
an Gogh.
B)
Pablo Picasso.
C)
Michelangelo.
D)
Leonardo Da
V
inci.
E)
Emiliano Di Cavalcanti.
36
– Desde o nascimento da humanidade, a cultura já se
disseminava de diversas formas de arte.
A
pintura em cavernas
ou em rochas é uma delas.
As principais cavernas com arte
estão localizadas na França e na Espanha. O nome que se dá a
essa arte que é desenhada ou pintada nas paredes das cavernas
corresponde à arte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário