sexta-feira, 22 de março de 2013

RENASCIMENTO SETIMO ANO- ARTES

Boas vindas

Esse é um blog voltado para as Artes em geral, bem como para a reflexão sobre a autação do educador, apresentando caráter avaliativo para a disciplina Tecnologias Contemporâneas na Escola do curso de Artes Visuais ofertado pela UAB/UnB. Ele reúne desde produções próprias até material recolhido na internet. Leiam e se deleitem com o mais diversificado conteúdo.

Plano de aula - Artes Visuais

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Disciplina: Artes
Assunto da aula: História da Arte – Renascimento, Leonardo da Vinci
Nível de ensino: Ensino Fundamental II
Público–alvo: alunos da 5ª série/6º ano, com aproximadamente 11 anos.

Objetivos da aula:
Geral: Desenvolver a sensibilidade estética dos alunos, tornando-se estes capazes de se reconhecerem como parte de uma cultura construída ao longo da história, privilegiando a criação e a reflexão.
Específicos:
• Explicitar quem foi Leonardo da Vinci;
• Evidenciar que, além de um grande pintor, também foi um grande inventor;
• Salientar que, para que se faça uma invenção ou uma obra de arte, é necessária a criatividade;
• Analisar a obra Mona Lisa, o contexto em que foi criada e as técnicas utilizadas.

Procedimentos didáticos: aula expositiva, utilizando-se de recursos tecnológicos, com participação e reflexão dos alunos quanto aos conceitos propostos, os quais serão aplicados nas atividades de criação de um código secreto e elaboração de uma nova Mona Lisa de acordo com o padrão estético de nossa época.
Recursos utilizados: lousa, apresentação de slides em projetor multimídia, internet e o software Google Earth.

Sequência didática da aula:
1. Levantar os conhecimentos prévios sobre Leonardo da Vinci e suas obras, já que se trata de um dos pintores mais famosos do mundo;
2. Anotar na lousa o que os alunos disserem;
3. Mostrar imagens no projetor sobre esse brilhante pintor, contando um pouco de sua biografia;
4. Enfatizar, como forma de curiosidade, que da Vinci foi um grande inventor, mostrando imagens de cerca de dez objetos criados por ele;
5. Reforçar a importância da criatividade para que se façam descobertas e como ela também ajudará na produção de bens culturais;
6. Contar que quando anotava suas descobertas, Leonardo da Vinci usava letras invertidas e escrevia da direita para a esquerda, guardando então seus segredos.
7. Projetar o código secreto inventado pelo pintor;
8. Perguntar se sabem qual é sua obra mais famosa;
9. Mostrar as imagens de várias obras desse pintor e, por último, a da Mona Lisa;
10. Revelar quem foi Mona Lisa, ou melhor, a senhora Lisa, e como ocorreu o processo do retrato;
11. Contar que hoje essa tela se encontra no Louvre, um dos maiores museus do mundo, que em Paris;
12. . Propor uma viagem até Paris (virtual) para conhecer esse museu por meio do software Google Earth;
13. Abrir fotos do museu presentes nesse software;
14. Perguntar se os alunos gostariam de visitar o interior do museu e dizer que isso é possível por meio do site do Louvre: www.louvre.fr;
15. Contextualizar as obras de da Vinci no espaço e tempo, explicando que as mesmas pertenciam ao movimento do Renascimento e navegar no site do Louvre, no setor referente a esse movimento;
16. Parar o passeio virtual no quadro da Mona Lisa, analisando-o, observando o olhar e o sorriso da senhora retratada, a luz e a sombra e a técnica utilizada inventada por ele, o sfumato, que permitiam que as pinceladas se tornassem imperceptíveis.
17. Perguntar o que os alunos acharam desse pintor e o que aprenderam de novo, indagando-os sobre o que lhes chamou a atenção;
18. Pedir que os alunos se sentem em duplas, propondo então duas atividades baseadas na aula:
a. Invenção de um código secreto e envio para o colega ao lado uma frase escrita com ele, devendo o outro tentar decifrá-la;
b. Criação, em conjunto, de uma nova Mona Lisa, transformando o quadro, como se esse retrato fosse feito atualmente, modificando a roupa, o corte de cabelo e os acessórios utilizados por ela;
19. Salientar que esse processo de releitura de obras de arte tem sido utilizado, ao longo dos séculos, por pintores renomados;
20. Sugerir que os alunos assistam ao filme “O Código da Vinci”;
21. Apresentar uma relação de sites para que pesquisem mais informações sobre o pintor e suas obras.

Fatores que contribuem para a motivação dos alunos:
  • O levantamento do conhecimento prévio promove a participação dos alunos, valoriza suas experiências anteriores e evita que o professor repita uma informação que é do conhecimento de todos;
  • Ao usar diferentes estratégias como a exposição oral, o escrever na lousa, as imagens projetadas, o uso de recursos tecnológicos, o passeio virtual ao museu e as atividades em grupo, os alunos fixam mais a atenção na aula, ficando esta atrativa para eles;
  • O uso de imagens em sala torna a aula mais interessante, os conceitos ficam mais concretos, palpáveis, obrigando-os a usar diferentes sentidos para aprenderem, servindo, além disso, como uma base para a criatividade dos alunos;
  • Ao revelar que o pintor foi um grande inventor, fato que poucos sabem, os alunos se surpreendem e se interessam;
  • Ao analisar a obra em conjunto com a classe, o aluno conseguirá observar aspectos que até então passavam despercebidos;
  • A primeira atividade proposta, a de criar um código secreto e escrever uma frase com ele, devendo depois desvendar a do colega, torna-se um desafio, que é um dos grandes agentes motivadores, além de ser divertida;
  • A segunda atividade exige maior reflexão sobre a cultura da época e a de hoje, levando os alunos a fazem importantes distinções, induzindo-o a recriar uma obra de arte muito importante dentro da história da arte, ressignificando-a;
  • Ao não fazer comparações e respeitar as habilidades e o ritmo de cada um, elogiando as atividades feitas, o professor estará respeitando as diversidades e promovendo a inclusão de todos de forma motivadora;
  • Se o aluno terminar a aula motivado, interessado pelo assunto estudado, ele aprofundará seu conhecimento com a indicação do filme e dos sites apontados pela professora, tornando-o autônomo na busca pelo conhecimento.

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