sexta-feira, 22 de março de 2013


Escola Estadual LEME  DO  PRADO
PLANEJAMENTO DE  AULA- SETIMO  ANO   A  E B

CONTEÚDO:  Leonardo  da Vinci- Renascimento
METODOLOGIA: Com o uso da sala  de  Tecnologia  , selecionaremos  no site do Google, imagens e acessar artista Leonanrdo  e depois obras de Leonardo.
COMPETENCIAS E  HABILIDADES: Fazer com que o aluno conheça o movimento renascentista e seus artistas através de pesquisas.
Objetivos da aula:
Geral: Desenvolver a sensibilidade estética dos alunos, tornando-se estes capazes de se reconhecerem como parte de uma cultura construída ao longo da história, privilegiando a criação e a reflexão.
Específicos:
• Explicitar quem foi Leonardo da Vinci;
• Evidenciar que, além de um grande pintor, também foi um grande inventor;
• Salientar que, para que se faça uma invenção ou uma obra de arte, é necessária a criatividade;
• Analisar a obra Mona Lisa, o contexto em que foi criada e as técnicas utilizadas. 

Procedimentos didáticos:
PRIMEIRA E  SEGUNDA  AULA-  aula expositiva, utilizando-se de recursos tecnológicos, com participação e reflexão dos alunos quanto aos conceitos propostos, os quais serão aplicados nas atividades de criação de um código secreto e elaboração de uma nova Mona Lisa de padrão estético  da obra.

 SEGUNDA AULA- Levantar os conhecimentos prévios sobre Leonardo da Vinci e suas obras, já que se trata de um dos pintores mais famosos do mundo; Anotar na lousa o que os alunos disserem;Enfatizar, como forma de curiosidade, que da Vinci foi um grande inventor, mostrando imagens de cerca de dez objetos criados por ele;
TERCEIRA AULA-. Reforçar a importância da criatividade para que se façam descobertas e como ela também ajudará na produção de bens culturais; Contar que quando anotava suas descobertas, Leonardo da Vinci usava letras invertidas e escrevia da direita para a esquerda, guardando então seus segredos.
QUARTA AULA: Perguntar o que os alunos acharam desse pintor e o que aprenderam de novo, indagando-os sobre o que lhes chamou a atenção;. Pedir que os alunos se sentem em duplas, propondo então duas atividades baseadas na aula:

AVALIAÇÃO- PARTICIPAÇÃO   E INTERESSE  DOS   ALUNOS
.
OBSERVAÇÃO-Ao usar diferentes estratégias como a exposição oral, o escrever na lousa, as imagens projetadas, o uso de recursos tecnológicos, o passeio virtual ao museu e as atividades em grupo, os alunos fixam mais a atenção na aula, ficando esta atrativa para eles;
OBSERVAÇÃO:





Nenhum comentário:

Postar um comentário