Consumismo, o maior inimigo da natureza.
O
consumismo é uma das características da sociedade contemporânea que
produz os impactos mais preocupantes no meio ambiente, tais como a
poluição de recursos naturais e desaparecimento de espécies animais e
vegetais, bem como, alterações climáticas.
O
consumo invade diversas esferas da vida social, econômica, cultural e
politica. Tem passado a ser encarado como um dever do cidadão.
Assim, a problemática ambiental relaciona-se com os altos padrões de consumo e estilos de vida.
O
século XXI está a ser marcado por profundas inovações que afetam as
nossas experiências de consumo, como a globalização, o desenvolvimento
de novas tecnologias de comunicação, o comércio através da Internet, a
biotecnologia, o debate ambientalista etc. Ao mesmo tempo, novos tipos
de protestos e reações ao consumismo emergem, exigindo uma nova postura
do consumidor. Já em 1992 se realizou no Rio de Janeiro uma cimeira
(congresso, conferência, cúpula) onde se definiu que a eliminação do
consumismo deveria ser das tarefas principais a serem efetuadas pela
humanidade, pois só assim se poderia salvar o planeta para a catástrofe
que se avizinha.
Já
se passaram 16 anos desde a realização daquela cimeira convocada pelas
Nações Unidas, e descontando as centenas de discursos, o incumprimento
de compromissos e as mil promessas dos governantes dos países ricos e
industrializados, a verdade é que muito pouco se fez. Enquanto isso, a
consciência do perigo mortal vai crescendo e os efeitos da deterioração
ambiental multiplicam-se.
Precisamos
passar de uma sociedade de Produção Industrial, consumista e
individualista, que sacrifica os ecossistemas e penaliza as pessoas,
destruindo a sócio-biodiversidade, para por uma Sociedade de Sustentação
de Toda a Vida, que se oriente por um modo socialmente justo e
ecologicamente sustentável de viver.
O Futuro da Terra passa por todos nós.
Para se tentar enfrentar todos estes problemas surgiram muitas propostas de politica ambiental, como o consumo verde, consciente, ético, responsável ou sustentável, mas não chega.
Para se tentar enfrentar todos estes problemas surgiram muitas propostas de politica ambiental, como o consumo verde, consciente, ético, responsável ou sustentável, mas não chega.
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