sábado, 23 de março de 2013

PROPOSTA DE AULA – ORIENTAÇÕES CURRICULARES
PRODUZINDO MOSAICOS NAS AULAS DE ARTES
Autora: Prof.ª Christiane de Aguiar Zeni – Grupo de Referência de Artes.
Acompanhamento: Eliana Pougy – Assessora SME/DOT.
Público alvo:
Alunos de 7a série ou 8a série
Número de aulas:
6 aulas
Conteúdo:
Mosaico
Recursos materiais:
Folha de sulfite A4
Material de pintura
Pedaços de madeira de diferentes tamanhos
Cola branca
Martelo (o professor pode levar esta
material se não houver na escola)
Sacos plásticos
Rejunte (1pacote de 1 kilo custa bem barato e pode ser utilizado em vários mosaicos)
Pano de limpeza
Objetivo Geral: Ampliar o repe
rtório cultural dos estudantes
Objetivos Específicos:
Apreciar
Identificar as principais características das manifestações e produções de artes visuais que
apresentam mosaicos no decorrer da história
Compreender que, manifestações de artes visuai
s fazem parte do patrimônio cultural de uma
sociedade
Participar de visitas a espaços públicos que exibem mosaicos (antigos - arte bizantina ou arte
contemporânea - Gaudí)
Compreender que as pessoas que produziram mosaicos e que ainda produzem na atualidade, são
agentes sociais de diferentes épocas e culturas.
Produzir
Experimentar, selecionar e utilizar diversos mate
riais a uma técnica artística,o mosaico (no caso
deste plano de aula vamos experimentar azulejos)
Planejar,executar e finalizar o trabalho artístico,
cuidar dos materiais e da limpeza do ambiente de
trabalho
Recriar produções de mosaico a partir das artes visuais apreciadas
Refletir
Relacionar os conhecimentos que já possui com a temática abordada
Identificar aspectos históricos nas obras estudadas
Identificar o sentido que deu às vivências e às manifestações e produções artísticas apreciadas
Entender que as manifestações artísticas de pessoas que fazem mosaico interferem na paisagem
ambiente e fazem parte do patrimônio
artístico e cultural de um local
Procedimentos:
Proporcionar aos alunos a construção de um mosaico em sala de aula
1a aula:
O professor deve conversar com os alunos sobre a construção de um mosaico, neste momento
deve pedir que os alunos iniciem uma coleta de
pedaços de azulejos fora do horário de aula e
pedaços diferentes de madeira. Muitas vezes cons
eguimos restos destes materiais em construções
ou jogados em caçambas, os quais não serão mais utilizados. O professor pode questionar os
alunos se já ouviram falar a respeito deste trabalho, se sim quais os mosaicos que já conhecem e
onde viram. Muitos alunos na escola pública sã
o filhos de pedreiros e já tiveram contato com
azulejos e rejunte
2a aula:
Apresentar a história do mosaico, falar que é uma técnica antiga originária dos egípcios e assírios,
na Grécia foi muito usada na arquitetura e na Idade Média usado na decoração pelos bizantinos.
Comentar com os alunos as obras de Gaudí e os mosaicos feitos por pessoas desconhecidas que
produziram em suas próprias casas e com isso
chamaram a atenção da população e da mídia
como é o caso do baiano Estevão Silva da Conceição que construiu sua casa na favela de
Paraisópolis com restos de azulejos e o seu trabalho foi comparado ao de Gaudí . Fazer relações
com estas obras, explicar e dialogar com a sala a utilização de um mosaico e porque foram
produzidos no decorrer da história, mostrar que muitas pessoas já trabalharam com estas obras
com intuito apenas decorativo e que estas mani
festações se tornaram patrimônio cultural e
artístico de uma época, é importante que os alunos tenham acesso a estas informações.
3a aula:
Nesta aula o professor pode mostrar apenas as
obras de Gaudí e ajudar os alunos a reconhecer
nestes mosaicos características expressivas das artes visuais (ponto, linha, forma,cor,
textura,movimento,etc).
Fazer com que os alunos comecem uma conversa sobre estas imagens e
busquem significados, permitir troca de opinões
entre os alunos, o professor pode questionar a
sala de aula e perguntar como eles imaginam que são feitos os mosaicos. Com base em todas as
informações, os alunos vão produzir uma obra (d
esenho) individualmente, este desenho pode ter
relação com o projeto pedagógico da escola. Essa primeira produção pode ser feita em folha A4 de
sulfite e deverá ser desenvolvida
com qualquer material de pint
ura que o aluno tiver ( lápis de
cor , caneta hidrográfica, giz de cera e outros). Esta obra será utilizada na próxima aula e no final
desta aula o professor deve solicitar que os aluno
s tragam os pedaços de azulejos e madeira para
a próxima aula.
4a aula:
Muitos alunos podem apresentar dificuldades no
dia de trazer o material, sendo assim, o mosaico
também pode ser feito em grupo. Os alunos devem passar o desenho feito na última aula para a
madeira, enquanto isso outro aluno pode coloca
r os pedaços de azulejos dentro de um saco
plástico, fechar e bater com o martelo, assim os pedaços ficarão pequenos e o aluno não corre o
risco de ter um caco lançado no olho; outro aluno pode separar os azulejos por cores e colocá-los
em vidros pequenos. Agora os alunos já podem começar a colar cacos de azulejo de acordo com
as cores que o desenho pede
5a aula:
Os alunos irão continuar a colar os azulejos. Os
grupos que terminarem po
dem preparar o rejunte
e esparramar em cima do mosaico, quando os azulejos estiverem bem rejuntados, o aluno pode
limpar o rejunte que sobrou e deixar a obra secando. O mosaico está pronto!
6a aula
Nesta aula o professor pode colocar todos os mosaicos produzidos pelos alunos e fazer uma
apreciação apenas com os mosaicos que os alunos produziram

Nenhum comentário:

Postar um comentário