quinta-feira, 17 de abril de 2014

A Libertação dos Escravos - Plano de aula de HISTÓRIA- 5º AN0

A Libertação dos Escravos

A Libertação dos Escravos


A abolição é um fato que faz parte da história e todos sabem alguma coisa sobre ela. As imagens da princesa, sempre muito séria, também são bastante conhecidas. Mas, poucas pessoas têm idéia do que ela sentia ou pensava naqueles dias importantes. A carta abaixo dá algumas pistas sobre isso. E mais: revela uma princesa Isabel diferente daquela que aparece nos quadros e nas fotos oficiais: é bem igual a uma pessoa comum. Ela quer que os pais saibam de tudo que está acontecendo, tem saudades e despede carinhosamente:

‘Foi com o coração mais aliviado que perto de uma hora da tarde partimos para o Rio a fim de eu assinar a grande lei, cuja maior glória cabe a papai, que há tantos anos esforça-se para um tal fim. Eu também fiz alguma coisa e confesso que estou bem contente de também ter trabalhado para idéia tão humanitária e grandiosa. A maneira pela qual tudo se passou honra nossa pátria e tanto júbilo me causa. Os nossos autógrafos da lei e do decreto foram assinados às 3 e meia em ponto na sala que precede o grande trono. (...) Adeus meus queridos e bons pais, aceitem mil abraços e beijos saudosíssimos (...).

Sua filhinha que tanto os ama. Isabel, Condessa D´Eu.

(Fonte: Adaptação – Revista Folha de São Paulo).

Durante muito tempo ouviu-se dizer sobre a princesa Isabel e seu feito quando discutia-se a Abolição da Escravatura, mas o papel dos escravos negros nessa história toda era diminuído.
Afirmava-se que a abolição tinha sido um presente da Princesa Isabel aos negros, que nunca lutaram contra a escravidão. Foi mais uma injustiça contra eles! Os negros, ao contrário, nunca aceitaram passivamente a escravidão. Havia muitas formas de rebelião individual: suicídios,uso de magia negra ou envenenamento dos brancos.
Muitos escravos quebravam ferramentas e incendiaram senzalas. Outros morriam de banzo – entregavam-se a uma tristeza imensa que os deixava sem comer e os levava à morte por inanição.
A fuga foi a forma mais comum de luta contra a escravidão. Apesar dos castigos ferozes que sofriam ao serem capturados, durante todo o período da escravidão, milhares de escravos arriscaram a fuga.
Escondendo-se nas matas, os escravos fugidos fundaram seus quilombos, que se espalharam do Amazonas ao Rio Grande do Sul. Alguns chegaram a ter cerca de 10 mil habitantes.
O maior e mais importante deles, O Quilombo de Palmares, conseguiu sobreviver por quase um século. Ele ficava na região atual do Estado de Alagoas e chegou a reunir cerca de 30 mil pessoas. Palmares começou a ser formado no final de 1590 e resistiu aos ataques dos holandeses, luso-brasileiros e bandeirantes paulistas até 1964, quando foi destruído.
Em 13 de maio de 1888, terminou a escravidão dos negros no Brasil. Muitos brancos festejaram esse dia: eram os abolicionistas que haviam lutado bastante para o fim da escravidão, que era motivo de vergonha para os brasileiros – pois o Brasil foi o último país do mundo a abolir a escravidão negra. Mas havia muitas pessoas que não estavam contentes, nem viam motivos para comemorações. Esse grupo era formado, em sua maioria, por proprietários de terras – fazendeiros de café ou cana-de-açúcar. Eles estavam furiosos porque a libertação dos escravos lhes dava prejuízo.
Havia outro grupo formado por brancos e negros abolicionistas, que também tinham lutado pela abolição e agora temiam pelo futuro dos ex-escravos. Afinal, a lei assinada pela princesa Isabel não previa nenhum tipo de apoio ou assistência aos negros que, de repente, ficavam sem ter para onde ir ou trabalhar e ganhar o seu sustento.
A abolição era apenas o início da luta pela libertação que continua até hoje, num país mestiço.


CONTEÚDO:
VOCABULÁRIO: SIGNIFICADO DE EXPRESSÕES


1 – Consulte o dicionário e explique, de acordo com o texto, as palavras e expressões sublinhadas abaixo:

a)     “...contente de também ter trabalhado para idéia tão humanitária.”

Resposta: Ideal filantrópico, bondoso.

b)     “...honra nossa pátria e tanto júbilo me causa.”

Resposta: Muita alegria, contentamento.

CONTEÚDO:
VOCABULÁRIO: SIGNIFICADO DE PALAVRAS

2 – Leia o trecho retirado do texto e faça o que se pede:

“A carta abaixo dá algumas pistas sobre isso.”

Assinale, com um (X), a alternativa em que a palavra pista foi usada com o mesmo sentido do texto.

(   )
A pista do Aeroporto de Confins è a melhor do Brasil.
(   )
Seguindo as pistas deixadas por um negro fujão, os bandeirantes paulistas encontraram o Quilombo dos Palmares.
( x )
Com essa  pista quero ver se você descobre quem é meu namorado.


CONTEÚDO:
VOCABULÁRIO: SIGNIFICADO DE PALAVRAS

3 – No próprio texto você pode encontrar o significado da palavra inanição. Transcreva-o.

Resposta: “...os deixava sem comer...”


CONTEÚDO:
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA: LEI ÁUREA

4 – Leia a carta escrita pela Princesa Isabel e responda:

a) De acordo com o texto e com seus estudos, por que a princesa assinou a lei que aboliu a escravidão no Brasil?

Resposta: Porque houve uma pressão por parte dos abolicionistas.

c)      Qual o nome dessa lei?

Resposta: Lei Aúrea.

CONTEÚDO:
LUTA DO NEGRO CONTRA A ESCRAVIDÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

5 – O texto narra algumas reações dos negros contra a escravidão. Que reações foram essas?

Resposta: suicídios, uso de magia negra, envenenamento dos brancos, fuga, incêndios em senzalas, etc.


CONTEÚDO:
QUILOMBOS: LOCALIZAÇÃO; ZUMBI

6 – Leia o trecho abaixo e responda:

“Escondendo-se nas matas, os negros fugitivos fundavam os quilombos...”

a)     O que eram os quilombos?

Resposta: Aldeias onde os negros fugitivos viviam em liberdade.

b)     Onde se localizava o maior quilombo do Brasil?

Resposta: No atual Estado de Alagoas.

c)      Quem foi o último chefe desse quilombo?

Resposta: O último chefe foi Zumbi.






CONTEÚDO:
OS ABOLICIONISTAS E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

7 – A abolição da escravidão dividiu a opinião do povo em três grupos. Que grupos eram esses? Por que não partilhavam da mesma opinião?

Resposta:

Abolicionistas: haviam lutado para o fim da escravidão, que era motivo de vergonha para o Brasil.

Proprietários de terras: teriam prejuízos com a libertação dos escravos.

Brancos e negros abolicionistas: temiam pelo futuro dos ex-escravos.


CONTEÚDO:
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO E SITUAÇÃO DO NEGRO APÓS A ABOLIÇÃO

8 – Leia a afirmativa abaixo:

A abolição também trouxe más conseqüências para os negros.

Você concorda com essa afirmativa?

( X ) sim     (   ) Não

Justifique sua resposta transcrevendo um trecho do texto.

“Afinal, a lei assinada pela Princesa Isabel não previa nenhum tipo de apoio ou assistência ao negro.”

CONTEÚDO:
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO:
SITUAÇÃO ATUAL DO NEGRO
MOVIMENTO UNIFICADO: OBJETIVOS

9 – A abolição era apenas o início da luta pela libertação que continua até em um país mestiço.

a)     O que o autor quis dizer com o trecho acima? Justifique sua resposta, exemplificando uma situação que você presenciou ou ouviu contar.

Resposta: Que os negros ainda são muito discriminados. Ex.: alguns clubes proíbem a entrada de negros.

b)     Como se chama a organização que tem como objetivo lutar pelos direitos da comunidade negra do Brasil?

Resposta: MNU – Movimento Negro Unificado

c)      Em que está baseada a luta dessa organização?

Resposta: Acabar com a discriminação racial no Brasil.

d)     Você concorda com a luta dessa organização?

Resposta: Pessoal do aluno.

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