segunda-feira, 21 de abril de 2014

CONTINUAÇÃO DOS EXERCICIOS COM GABARITO(RENSCIMENTO)

25) (Fuvest-2004) “No campo científico e matemático, o processo da investigação racional percorreu um longo caminho. Os Elementos de Euclides, a descoberta de Arquimedes sobre a gravidade, o cálculo por Eratóstenes do diâmetro da terra com um erro de apenas algumas centenas de quilômetros do número exato, todos esses feitos, não seriam igualados na Europa durante 1500 anos”.
Moses I. Finley. Os gregos antigos
O período a que se refere o historiador Finley, para a retomada do desenvolvimento científico, corresponde
a) ao Helenismo, que facilitou a incorporação das ciências persa e hindu às de origem grega.
b) à criação das universidades nas cidades da Idade Média, onde se desenvolveram as teorias escolásticas.
c) ao apogeu do Império Bizantino, quando se incentivou a condensação da produção dos autores gregos.
d) à expansão marítimo-comercial e ao Renascimento, quando se lançaram as bases da ciência moderna.
e) ao desenvolvimento da Revolução Industrial na Inglaterra, que conseguiu separar a técnica da ciência.
26) (Mack-2004) No início da Idade Moderna, buscando construir um novo tipo de sociedade, por meio da difusão de novos padrões de comportamento, surgiram, na Península Itálica, ricos patrocinadores das artes e das ciências, que objetivavam não só a promoção pessoal, mas também proveitos culturais e econômicos.
Assinale a alternativa que indica como são denominados esses patrocinadores.
a) Neoplatônicos
b) Condottieris
c) Mecenas
d) Humanistas
e) Hedonistas
27) (VUNESP-2008) Galileu, talvez mais que qualquer outra pessoa, foi o responsável pelo surgimento da ciência moderna. O famoso conflito com a Igreja católica se demonstrou fundamental para sua filosofia; é dele a argumentação pioneira de que o homem pode ter expectativas de compreensão do funcionamento do universo e que pode atingi-la através da observação do mundo real.
(Stephen Hawking, Uma breve história do tempo.)
O “famoso conflito com a Igreja católica” a que se refere o autor corresponde
a) à decisão de Galileu de seguir as idéias da Reforma Protestante, favoráveis ao desenvolvimento das ciências modernas.
b) ao julgamento de Galileu pela Inquisição, obrigando-o a renunciar publicamente às idéias de Copérnico.
c) à opção de Galileu de combater a autoridade política do Papa e a venda de indulgências pela Igreja.
d) à crítica de Galileu à livre interpretação da Bíblia, ao racionalismo moderno e à observação da natureza.
e) à defesa da superioridade da cultura grega da antigüidade, feita por Galileu, sobre os princípios das ciências naturais.
28) (UFPR-2009) O Renascimento foi um período de alteração substancial no panorama da cultura européia. Assinale a alternativa que apresenta Leonardo da Vinci (1452-1519) como representante exemplar desse contexto renascentista.
a) O universo temático que marca a obra de Leonardo da Vinci revela a sua principal característica como intelectual: a vocação para tornar-se especialista de uma área em detrimento das demais.
b) Há o reconhecimento de que a qualidade de seu trabalho se deve a sua capacidade de distanciar-se das questões cotidianas e refletir sobre as implicações do conhecimento teórico puro.
c) Leonardo da Vinci possuía aversão em relação ao traçado do corpo humano, na medida em que este representava para ele a imperfeição e os limites da criação divina.
d) O talentoso italiano ganhou notoriedade ao defender a tese de que o artista deve afastar-se da reflexão filosófica para dar vazão a sua criatividade no campo da arte.
e) Leonardo da Vinci articulou o saber técnico com o conhecimento científico sobre a natureza das coisas e das artes humanas.
29) (FGV-1996) Acerca do Renascimento:
I - As características do homem no Renascimento são: racionalismo, individualismo, naturalismo e antropocentrismo, em oposição aos valores medievais baseados no teocentrismo.
II - O Renascimento não foi um processo homogêneo. Seu desenvolvimento foi muito desigual e as manifestações mais expressivas se deram nos campos das artes e das ciências, sendo que no campo artístico, a literatura e as artes plásticas ocupavam lugar de destaque.
III - A arte renascentista tomou-se predominantemente religiosa, retratando a vida de santos, de clérigos e o cotidiano cristão da época.
IV - A Itália foi o centro do Renascimento porque era o centro do pré-capitalísmo e do desenvolvimento comercial e urbano, que gerava os excedentes de capital mercantil para o investimento em obras de arte.
V - A ascensão do clero foi fundamental para que se desenvolvesse nos Estados italianos um poderoso mecenato, plenamente identificado com as concepções terrenas dominantes entre os eclesiásticos.
É correto apenas o afirmado em:
a) I, II, III.
b) I, II, IV.
c) I, II, V.
d) I, III, V.
e) II, IV, V.
30) (Fuvest-1996) Com relação à arte medieval, o Renascimento destaca-se pelas seguintes características:
a) a perspectiva geométrica e a pintura a óleo.
b) as vidas de santos e o afresco.
c) a representação do nu e as iluminuras.
d) as alegorias mitológicas e o mosaico.
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e) o retrato e o estilo romântico na arquitetura.
31) (UDESC-1996) O século XV, apesar de ser considerado como o século da decadência do Renascimento italiano, gerou gênios como Rafael Sanzio e Michelângelo nas Artes plásticas.
Na literatura, o grande nome foi Nicolau Maquiavel (1469-1527) que escreveu um texto antológico na história do teatro ocidental - "A Mandrágora"- com a qual satirizava a sociedade florentina sobre o poder dos Médici. Ele é autor também de um famosos livro que levou a ser chamado de "Pai da Ciência Política".
a) Como se intitula esse livro e qual o seu conteúdo?
b) Comente a máxima maquiavélica: "Os fins justificam os meios."
32) (UnB-1998) Julgue os itens seguintes, referentes ao Renascimento, colocando VERDADEIRO ou FALSO:
A) Retomando traços da Antigüidade C1ássica, a Renascença significou a ruptura total e absoluta com a cultura medieval.
B) Iniciado na Península Ibérica, sobretudo por sua forte tradição urbana, o movimento renascentista afastou-se do humanismo típico da cultura medieval para enaltecer os conteúdos religiosos que emergiam com a crise feudal.
C) Leonardo da Vinci, personagem-síntese do Renascimento, para quem o homem era o modelo do mundo, notabilizou-se pela atuação diversificada, destacando-se, na pintura, com Monalisa.
D) A atuação dos mecenas, protetores e financiadores dos artistas, deu impulso decisivo ao desenvolvimento da arte renascentista.
33) (Fuvest-2000) Indique e comente quatro elementos da antigüidade greco-romana presentes ainda hoje no mundo ocidental.
34) (Vunesp-2002) “... tenho sido, durante muitos anos, um aderente à teoria de Copérnico. Isto me explica a causa de
muitos fenômenos que são ininteligíveis por meio de teorias geralmente aceitas. Eu tenho coligido
muitos argumentos para refutar estas últimas, mas eu não me arriscaria a levá-los à publicação.
Há muito tempo que estou convencido de que a Lua é um corpo como a Terra. Descobri também uma multidão de estrelas fixas, a princípio invisíveis, ultrapassando mais de dez vezes as que se podem ver a olho nu, formando a Via Láctea.”
(Carta de Galileu a Kepler, 1597.)
Galileu não se arriscava a publicar essas idéias por temer
A) a oposição que sofreria por parte de seus alunos e colegas da Universidade de Pisa, onde lecionava.
B) ser considerado um plagiador das idéias heliocêntricas defendidas por Copérnico e por alguns
sábios florentinos.
C) que seus pressupostos geocêntricos contribuíssem para aumentar as hostilidades contra a Igreja Católica.
D) que seus superiores o expulsassem da Ordem dos Franciscanos, à qual pertencia desde a adolescência.
E) ser acusado de heresia e ter de enfrentar o poderoso Tribunal do Santo Ofício, mantido pela Igreja.
35) (Vunesp-2002) Observe e compare as duas figuras seguintes, uma iluminura, que ilustra um manuscrito do século
XIII, e a pintura denominada “A Calúnia”, de Sandro Botticelli, artista florentino do século XV.
a) Como se denomina o período da história da cultura e das artes no qual Botticelli viveu?
b) Aponte duas diferenças entre a iluminura e a pintura a óleo, tendo em vista os contextos históricos em que foram produzidas.
36) (ENEM-2001) O franciscano Roger Bacon foi condenado, entre 1277 e 1279, por dirigir ataques aos teólogos, por uma suposta crença na alquimia, na astrologia e no método experimental, e também por introduzir, no ensino, as idéias de Aristóteles. Em 1260, Roger Bacon escreveu:
“Pode ser que se fabriquem máquinas graças às quais os maiores navios, dirigidos por um único homem, se desloquem mais depressa do que se fossem cheios de remadores; que se construam carros que avancem a uma velocidade incrível sem a ajuda de animais; que se
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fabriquem máquinas voadoras nas quais um homem (...)
bata o ar com asas como um pássaro. (...) Máquinas que
permitam ir ao fundo dos mares e dos rios”
(apud. BRAUDEL, Fernand. Civilização material,
economia e capitalismo: séculos XV-XVIII,
São Paulo: Martins Fontes, 1996, vol. 3.).
Considerando a dinâmica do processo histórico, pode-se
afirmar que as idéias de Roger Bacon
a) inseriam-se plenamente no espírito da Idade Média ao
privilegiarem a crença em Deus como o principal meio para
antecipar as descobertas da humanidade.
b) estavam em atraso com relação ao seu tempo ao
desconsiderarem os instrumentos intelectuais
oferecidos pela Igreja para o avanço científico da
humanidade.
c) opunham-se ao desencadeamento da Primeira Revolução
Industrial, ao rejeitarem a aplicação da matemática e do
método experimental nas invenções industriais.
d) eram fundamentalmente voltadas para o passado, pois
não apenas seguiam Aristóteles, como também baseavamse
na tradição e na teologia.
e) inseriam-se num movimento que convergiria mais tarde
para o Renascimento, ao contemplarem
a possibilidade de o ser humano controlar a natureza por
meio das invenções.
37) (UNICAMP-2001) Em 1566, Copérnico anunciava, em
sua obra Sobre as revoluções das órbitas celestes: “[...] no
primeiro livro descrevo todas as posições dos astros, assim
como os movimentos que atribuo à Terra, a fim de que este
livro narre a constituição geral do Universo”.
(Adaptado de José Gaos, História de nuestra idea del
mundo.
Fondo de Cultura Económica, 1992, p. 146.)
a) Em que a obra de Copérnico significou uma revolução na
forma como se via o mundo comparada à da Idade Média?
b) Como o telescópio, inventado por Galileu em 1610,
ajudava a confirmar as teses de Copérnico?
c) Relacione o estudo da astronomia com as grandes
navegações desse período.
38) (UFSCar-2003)
Observe a figura:
Sobre esta obra, apresentam-se quatro afirmações.
I. Faz parte da arte renascentista européia.
II. Contém uma dimensão de humor e de crítica aos
comportamentos humanos.
III. Narra a história das atividades de trabalho do camponês
no início da Idade Média.
IV. Apóia a idéia da Igreja católica de elevação espiritual
humana para os pobres e humildes.
Estão corretas as afirmações:
a) I e II, apenas. b) I, II e IV, apenas.
c) I, III e IV, apenas. d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
39) (UNICAMP-2004) Para as artes visuais florescerem no
Renascimento era preciso um ambiente urbano. Nos séculos
XV e XVI, as regiões mais altamente urbanizadas da
Europa Ocidental localizavam-se na Itália e nos Países
Baixos, e essas foram as regiões de onde veio grande parte
dos artistas. (Adaptado de Peter Burke, O Renascimento
Italiano. São Paulo: Nova Alexandria, 1999, p. 64).
a) Cite duas características do Renascimento.
b) De que maneiras o ambiente urbano propiciou a
emergência desse movimento artístico e cultural?
c) Por que as regiões mencionadas no texto eram as mais
urbanizadas da Europa nos séculos XV e XVI?
40) (Vunesp-2005) A obra de Jan van Eyck — O casal
Arnolfini (1434) — revela traços marcantes da pintura
renascentista. Entre esses traços presentes na obra de Jan
van Eyck, pode-se identificar a temática
A) burguesa e o liberalismo.
B) religiosa e os valores greco-romanos.
C) profana e a busca do transcendente.
D) pagã e o cientificismo.
E) profana e a perspectiva.
41) (Vunesp-2005) A obra de Jan van Eyck — O casal
Arnolfini (1434) — revela traços marcantes da pintura
renascentista. Entre esses traços presentes na obra de Jan
van Eyck, pode-se identificar a temática
A) burguesa e o liberalismo.
B) religiosa e os valores greco-romanos.
C) profana e a busca do transcendente.
D) pagã e o cientificismo.
E) profana e a perspectiva.
42) (FUVEST-2006) A personagem Dom Quixote
representava um ideal de vida não mais dominante no
tempo em que Miguel de Cervantes escreveu sua famosa
obra (1605-1615).
a) Explique esse ideal.
b) Por que tal ideal deixou de ser dominante?
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43) (IBMEC - SP-2007) Utilize o texto e a figura a seguir para responder a este teste.
O Corpo Humano: real e fascinante. Este é o título de uma exposição inaugurada no mês de março na OCA, na capital paulista. O texto abaixo foi retirado da programação cultural de um jornal de grande circulação.
“ Reunindo 16 corpos e 225 órgãos verdadeiros, a mostra revela a crueza da anatomia humana. Dividida em nove segmentos (para representar cada segmento do organismo), a exposição começa com a estrutura interna de um esqueleto, que contém mais de cem juntas. As realizações do homem na medicina também estão presentes na seção ‘o corpo tratado’, onde estão próteses de quase todas as partes do corpo.”
(O Estado de S. Paulo. 13 de abril de 2007)
(Rembrandt “A lição de anatomia do doutor Tulp”, 1632)
Tanto a exposição anunciada pelo texto quanto o quadro de Rembrandt
a) destacam a relação entre as experiências científicas e as manifestações religiosas
b) representam a arte contemporânea, caracterizada pela denúncia contra a banalidade da violência
c) mostram a permanência do interesse sobre o funcionamento do corpo humano, do Renascimento aos dias atuais
d) indicam o retrocesso das técnicas médicas relacionadas ao estudo da anatomia humana
e) podem ser vistas como representações artísticas, não mantendo vínculos com experimentos científicos
44) (UFTM-2007) O Renascimento cultural teve sua origem nas mudanças políticas, econômicas e sociais ocorridas a partir da Baixa Idade Média. Foram transformações dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições, dos valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente e que atingiram a alta burguesia e a nobreza, excluindo os demais segmentos da sociedade.
(Myriam Mota e Patrícia Braick, História: das cavernas ao Terceiro Milênio)
Dentre as transformações a que as autoras se referem, é correto mencionar
a) a afirmação dos Estados liberais, sob controle da burguesia, a partir da retomada do estudo do Direito Romano nas universidades.
b) o desenvolvimento das atividades mercantis, que fez surgir uma nova camada social interessada em valorizar no indivíduo e a razão.
c) o fortalecimento da autoridade dos doutores da Igreja católica, que defendiam a fé como meio de compreensão da realidade material.
d) a ascensão política das camadas populares, que questionaram a visão de mundo centrada em Deus e incentivaram a crítica e a experimentação.
e) a consolidação do sistema fabril, substituindo as corporações medievais, devido às novas exigências da economia auto-suficiente.
45) (VUNESP-2007) Todas as coisas humanas têm dois aspectos... para dizer a verdade todo este mundo não é senão uma sombra e uma aparência; mas esta grande e interminável comédia não pode representar-se de um outro modo. Tudo na vida é tão obscuro, tão diverso, tão oposto, que não podemos nos assegurar de nenhuma verdade.
(Erasmo de Roterdã, Elogio da loucura.)
Erasmo de Roterdã foi um dos primeiros pensadores a contribuir para o surgimento da modernidade. Nesse texto, de 1509, pode-se considerar moderno
a) o elogio da loucura, vista como uma forma sofisticada de sensibilidade.
b) o caráter obscuro e sombrio da vida, na qual o homem deve mover-se pela fé.
c) a ausência de verdades absolutas, em contraste com as verdades do clero.
d) a idéia de que o mundo é uma comédia, e nós homens devemos nos divertir.
e) a idéia de que o mundo é aparência, mera representação do plano divino.
46) (Mack-2007) (...) Dante e Maquiavel conheceram o exílio, Campanella e Galileu foram submetidos a prisão e tortura, Thomas Morus foi decapitado por ordem de Henrique VIII, Giordano Bruno e Étienne Dolet foram condenados à fogueira pela Inquisição, Miguel de Servet foi igualmente queimado vivo pelos calvinistas de Genebra, para só mencionarmos o destino trágico de alguns dos mais famosos representantes do humanismo.
Mesmo as constantes viagens e mudanças de Erasmo de Rotterdam e de Paracelso, por exemplo, eram em grande parte motivadas pelas perseguições que lhes moviam seus inimigos poderosos. Nicolau Sevcenko - O Renascimenmto
A razão para as perseguições aos sábios humanistas, mencionadas no trecho acima, pode ser encontrada, em suas linhas gerais,
a) no conflito aberto com a Igreja católica, provocado pelo ateísmo dos pensadores humanistas, que identificavam, na sujeição do homem a Deus, um obstáculo ao seu desenvolvimento pleno.
b) no choque entre, de um lado, o conservantismo de homens e de instituições ligados à cultura e aos valores tradicionais e do outro, o alento renovador daqueles que, inspirados em modelos da Antigüidade, buscavam novas formas de interpretar o homem e o mundo.
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c) no temor que tomou conta da nobreza e do clero ante o perigo de perder suas terras e riquezas, vistas pelos humanistas como a causa da miséria geral, e, por isso, alvo das pregações revolucionárias.
d) no perigo que representavam para os reis absolutistas as obras políticas dos humanistas, como Dante e Maquiavel, que defendiam um modelo de Estado democrático, não monárquico e laico.
e) no confronto entre os dogmas cristãos (católicos e reformados) e o paganismo antigo, sendo este considerado pelos humanistas como uma religião superior, e que deveria, por conseqüência, substituir o cristianismo.
47) (ESPM-2007)
As imagens apresentadas devem ser relacionadas a dois grandes artistas renascentistas. A da esquerda foi obra do pintor, arquiteto, escultor, mecânico, urbanista, engenheiro, fisiólogo, químico, botânico, geólogo, cartógrafo, físico, precursor da aviação, da balística, da hidráulica, da ótica e da acústica. A da direita foi obra de um artista dotado de uma versatilidade sem limite, indicado por Bramante para servir ao Papa Júlio II, em Roma, foi imortalizado como um dos maiores pintores da Renascença. Assinale entre as alternativas a que traz, respectivamente, os nomes dos autores das duas obras:
a) Rafael e Botticelli.
b) Leonardo da Vinci e Rafael.
c) Leonardo da Vinci e Masaccio.
d) Botticelli e Masaccio
e) Giotto e Pieter Brueghel.
48) (FUVEST-2008) Nos séculos XIV e XV, a Itália foi a região mais rica e influente da Europa. Isso ocorreu devido à
a) iniciativa pioneira na busca do caminho marítimo para as Índias.
b) centralização precoce do poder monárquico nessa região.
c) ausência completa de relações feudais em todo o seu território.
d) neutralidade da península itálica frente à guerra generalizada na Europa.
e) combinação de desenvolvimento comercial com pujança artística.
49) (UFSCar-2009) Observe a imagem.
Essa escultura – a Pietà – é uma obra de arte do período
a) clássico romano.
b) medieval.
c) renascentista.
d) barroco.
e) romântico.
50) (FGV-1995) Erasmo de Rotterdam (1467-1536) foi um dos pensadores mais influentes de sua época, sobretudo porque em sua obra ELOGIO DA LOUCURA defendeu, entre outros aspectos:
a) a tolerância, a liberdade de pensamento e uma teologia baseada exclusivamente nos Evangelhos.
b) a restauração da teologia nos termos da ortodoxia escolástica, na linha de Tomás de Aquino.
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c) a reforma eclesiástica da Igreja segundo a proposta de Savonarola, conforme sua pregação em Florença.
d) o comunismo dos bens, teoria que influenciaria o pensamento de Rousseau no século XVIII.
e) a supremacia da razão do Estado sobre as regras definidas nos princípios da moral cristã.
51) (PUC-SP-1995) A Pietà, escultura de mármore de Michelangelo (1475-1564), foi realizada no fim do século XV, no contexto do Renascimento. Giorgio Vasari (1511-1574), um dos mais importantes intérpretes da obra de Michelangelo, ao falar desta obra, destaca seu refinamento técnico. O próprio Michelangelo reconheceu a maestria da Pietà ao gravar, pela primeira vez, sua assinatura na faixa que atravessa o peito da Virgem. Ainda a propósito dessa escultura, Vasari comenta:
"Como a mão do artista pôde realizar, de maneira tão divina, em tão pouco tempo uma obra tão admirável? Parece um milagre: que uma rocha informe tenha atingido uma perfeição tamanha que a própria natureza só raramente a modela na carne."
Paolucci, Antonio. MICHELANGELO. Florença, ATS. 1993.
A partir do comentário de Vasari, apresente o contexto histórico em que se insere o Renascimento, as novas concepções que passaram a orientar a produção artística e sua relação com a nova visão - humanista - de mundo que marca esse movimento estético-cultural.
Produza um texto-síntese em que as informações utilizadas estejam claramente articuladas, contextualizadas e relacionadas às discussões propostas. A resposta poderá, ainda, ser profunda por meio do destaque de outras obras e nomes expressivos do Renascimento.
52) (UNICAMP-1998) Sobre o governo dos príncipes, Nicolau Maquiavel, um pensador italiano do século XVI, afirmou:
O príncipe não precisa ser piedoso, fiel, humano, íntegro e religioso, bastando que aparente possuir tais qualidades.(...) Um príncipe não pode observar todas as coisas a que são obrigados os homens considerados bons, sendo freqüentemente forçado, para manter o governo, a agir contra a caridade, a fé, a humanidade, a religião (...). O príncipe não deve se desviar do bem, se possível, mas deve estar pronto a fazer o mal, se necessário. (Adaptado de Nicolau Maquiavel, O Príncipe, em Os Pensadores, São Paulo, Nova Cultural, 1996, pp. 102-103)
A partir do texto, responda:
a) Qual o maior dever do príncipe?
b) Como o príncipe deveria governar para ter êxito?
c) De que maneira as idéias de Maquiavel se opunham à moral cristã medieval?
53) (UFBA-1998) A ciência moderna é vasta e muito complexa. É praticamente impossível adquirir uma visão atualizada de suas possibilidades totais e talvez por isso tenha passado a ser encarada com desconfiança. Contudo, a civilização ocidental encontra-se comprometida com a crença no valor do progresso cientifico como força atuante a favor da humanidade. Embora alguns dos maiores perigos do mundo também sejam fruto do desenvolvimento da ciência, prevalece a esperança de que virão dela as soluções viáveis para os nossos grandes problemas.
(ENCICLOPÉDIA. p. 347)
Com base na análise do texto e nos conhecimentos sobre o papel da ciência e da tecnologia nos diversos momentos da história, é possível afirmar:
(01) A complexidade da ciência já era percebida pelos gregos antigos, que, desde então, buscavam a constante especialização das áreas do saber.
(02) A desconfiança aludida no texto decorre, em parte, da sobrevivência de traços da hegemonia da Igreja no campo do conhecimento e da interpretação da natureza, desde a Idade Média.
(04) A articulação entre conhecimento científico e produção industrial, a partir do século XIX, resultou na distribuição equilibrada de seus benefícios entre os diversos segmentos da sociedade industrial ocidental.
(08) A penetração dos frutos do desenvolvimento científico ocidental em sociedades ainda periféricas tem contribuído para a perda da cultura tradicional e conseqüente desintegração das estruturas sociais até então vigentes.
(16) Um dos perigos aludidos no texto relaciona-se com a utilização descontrolada dos componentes da energia atômica tanto por governos, quanto por empresas, ou mesmo por cidadãos despreparados ou negligentes.
(32) A esperança expressa no texto quanto aos benefícios do conhecimento científico na solução dos problemas da humanidade tem sido dificultada pela ganância e violência de governos de países ricos e pela tolerância ou cumplicidade de países pobres.
Marque como resposta a soma dos itens corretos.
54) (UFRS-1998) Relacione as obras renascentistas com os seus autores.
1. Dante Allighieri
2. Rabelais
3. Copérnico
4. Montaigne
5. Erasmo de Rotterdam
( ) Gargântua e Pantagruel
( ) O Elogio da Loucura
( ) Ensaios
( ) A Divina Comédia
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( ) As Revoluções dos Orbes Celestes
A seqüência numérica correta, de cima para baixo, na coluna da direita, é
A) 5 - 4 - 3 - 2 - 1
B) 2 - 5 - 4 - 1 - 3
C) 1 - 2 - 3 - 4 - 5
D) 5 - 2 - 1 - 3 - 4
E) 3 - 1 - 2 - 4 - 5
55) (FUVEST-2007) Das três seguintes formulações — primeiro, a de Copérnico, a terra não é o centro do mundo, depois a de Darwin, não nascemos de Deus mas viemos do macaco, e, por último, a de Freud, não somos senhores de nossa própria consciência — pode-se dizer que
a) contribuem para tornar o homem cada vez mais confiante e orgulhoso de sua infalibilidade e perfeição.
b) constituem os fundamentos da modernidade e desfecham golpes profundos na pretensão do homem de ser o centro do universo.
c) fortalecem a posição científica dos que criticam esses pressupostos, tendo em vista sua falta de fundamentação empírica.
d) perdem cada vez mais credibilidade com o avanço científico proporcionado pela astronomia, biologia e psicologia.
e) harmonizam-se com as concepções dos que defendem a tese criacionista, ou que propõem um desenho inteligente sobre a criação do universo.
56) (UFV-2005) Observe a figura abaixo:
A Leiteira (c.1658-1660), de Johannes Veermer, é uma das obras-primas da pintura holandesa do século XVII, que gradativamente define um estilo próprio, representando com austero realismo cenas familiares, paisagens urbanas, situações da vida cotidiana e retratos de pessoas comuns. A vida urbana e comercial é o cenário dessa nova forma de representação do mundo, que caracteriza a cristalização de uma cultura burguesa. Das características abaixo, assinale aquela que NÃO se aplica à cultura burguesa urbana da era moderna.
a) A estética barroca, caracterizada por uma representação do mundo saturada de excessos e movimento.
b) A atribuição de valor moral ao trabalho honesto e disciplinado, com raízes na religião reformada.
c) O profundo desprezo pelas classes populares, consideradas como dissolutas e avessas ao trabalho.
d) A vida doméstica centrada na definição de uma esfera privada restrita à família nuclear.
e) A aversão ao complexo jogo de etiqueta e honra da sociedade de corte e dos aristocratas em geral.
57) (Mack-2001) Renascimento é a denominação usual para as mudanças de caráter cultural ocorridas nos países europeus durante o período que vai, aproximadamente, de 1300 a 1650. No campo das ciências e das artes podemos considerar como expressões desse período os trabalhos de:
a) René Descartes, Ludwig van Beethoven e Thomas Malthus.
b) Augusto Comte, Adam Smith e Igor Stravinsky.
c) Fillippo Marinetti, Luigi Russolo e R. Colligwood.
d) Johann Kepler, Josquin des Prés e William Shakespeare.
e) Richard Wagner, Georg Wilhelm Hegel e Francisco Goya.

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