terça-feira, 15 de abril de 2014

MUSEU DO ALEIJADINHO

Museu do Aleijadinho
Ouro Preto: Patrimônio da Humanidade

Interior do Museu do Aleijadinho (anexo à Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias)O Museu do Aleijadinho foi criado em Ouro Preto, em 1968, para reunir, conservar, preservar e difundir objetos de arte sacra e documentos gráficos de valor histórico, além de realizar pesquisas e estimular atividades no campo da história da arte. A denominação do museu é uma homenagem ao maior artista ouro-pretano de arte barroca Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, patrono da arte no Brasil. Ele foi o construtor, dentre tantos monumentos, da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde se abriga o museu. Aleijadinho viveu em Minas Gerais, de 1730 (data provável) a 18 de novembro de 1814.
~ O Acervo ~
A maior parte do acervo encontra-se em exposição permanente em três ambientes: sala da Sacristia, sala da Cripta e ainda na Igreja de São Francisco de Assis, também incorporada ao museu. Já a Consistório é o espaço destinado às várias exposições temporárias realizadas a cada ano. Na sala da Sacristia estão reunidos exemplares de imagens do século XVIII do barroco mineiro, sendo a maioria da primeira metade daquele século. A sala da Cripta é o antigo porão da igreja, restaurado, após escavações, para abrigar obras de Aleijadinho, prataria e outras peças de valor. A sacristia da Igreja de São Francisco possui como atrativo o chafariz esculpido por Aleijadinho entre 1777 e 1779. Os quadros expostos são de Francisco Xavier Gonçalves e as pinturas do teto de Manuel Pereira de Carvalho.
Veja abaixo como será a nova fase do museu, após a reabertura que aconteceu no dia 27 de novembro de 2007.
~ A Igreja ~
 
A Matriz de Nossa Senhora da Conceição começou a ser construída em 1727, sob a direção de Manuel Francisco Lisboa, mestre do Ofício de Carpinteiro e pai de Aleijadinho. É um dos mais importantes templos de Ouro Preto pela sua arquitetura e ornamentação. Possui oito altares laterais talhados em rica e minuciosa arte rococó, exprimindo direta influência portuguesa. Em frente ao primeiro altar está sepultado Antônio Francisco Lisboa. No trono do altar-mor encontra-se a imagem de Nossa Senhora, modelada em tamanho natural e talhada por Conceição de Murilo, em 1893. As colunas salomônicas desse altar foram executadas por Mestre Felipe Vieira, entre 1760 e 1765. Merecem destaque dois púlpitos esculpidos por Aleijadinho em pedra sabão, datados de 1771, onde o artista incrustou as figuras de quatro evangelistas e, ao centro, a figura de Jesus Cristo pregando no Mar de Tiberíades, sobre uma barca. Manuel da Costa Athayde foi o pintor responsável pela decoração da igreja. No teto, ele representou a Assunção de Nossa Senhora, o rei Davi aos pés da santa, cantando ao som de harpa e uma revoada de anjos.


Localização: Praça de Antônio Dias – Bairro de Antônio Dias – Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Horários de visitação do Museu Aleijadinho:

Santuário de Nossa senhora da Conceição
De terça a sábado, de 08:30 às 17h
Domingo de 12h às 17h

Igreja de São Francisco de Assis
De terça a domingo, de 8h às 17h

Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões
EM RESTAURAÇÃO

TAXA DE VISITAÇÃO: R$ 8,00 (sendo concedida meia entrada nos casos previstos na legislação vigente).

As taxas são utilizadas para a manutenção do Patrimônio Histórico e Artístico e para obras sociais da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

IMPORTANTE: O bilhete adquirido lhe garantirá o direito de visitar: Santuário de Nossa Senhora da Conceição, as salas de exposição permanente do Museu Aleijadinho e a Igreja de São Francisco de Assis.




~ Galeria Aleijadinho ~

Jesus Cristo        



      

       

Índice das fotos:
1.ª foto: Cristo: A Última Ceia (detalhe), Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas, MG.
2.ª foto: A Última Ceia (aspecto geral), Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas, MG.
3.ª foto: Jeremias, Oseias e Daniel – Adro dos Profetas (são 12, os profetas), Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas, MG.
4.ª foto: Sant'Ana e Nossa Senhora – Museu do Ouro, Sabará, MG; Anjo segurando o cálice (à direita).
5.ª foto: Cristo do Passo do Horto; Cristo do Passo da Cruz-às-costas (à direita).
6.ª foto: Santuário de Bom Jesus de Matosinhos e Adro dos Profetas, Congonhas, MG; Casa de Aleijadinho, Bairro de Antônio Dias, Ouro Preto, MG (à direita).
7.ª foto: Divino Espírito Santo (Aleijadinho)
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Nota 1: Nem todas as peças aqui mostradas estão expostas no Museu do Aleijadinho.
Nota 2: Sobre a foto 4: Uma obra semelhante a esta de Sant'Ana passando os ensinamentos à Virgem foi esculpida por Aleijadinho e autenticada na década de 60. A obra não está exposta ao público porque pertence a um colecionador particular. (Nota do Prof. Jackson Saboya – Equipe Starnews 2001).


~ Igreja de São Francisco de Assis ~
A Igreja de São Francisco de Assis, localizada em Ouro Preto, Minas Gerais, é considerada uma das obras-primas do barroco brasileiro, além de ser uma das maiores realizações de Aleijadinho (1730-1814). A Igreja é uma das raras construções em que o projeto, a obra escultórica e a talha são de autoria de um mesmo artista, o que confere grande unidade e harmonia ao conjunto. Não há descompassos entre arquitetura e ornamentação. Mesmo a pintura e o douramento — do forro, retábulos e laterais —, sob a responsabilidade de Manuel da Costa Athayde (1762-1830), encontram-se em perfeita sintonia com o conjunto. A encomenda do risco para a igreja, feita ao escultor, arquiteto e entalhador, se efetiva em 1766, logo após a morte do pai do artista, importante arquiteto e mestre de obras local. Aleijadinho altera o plano primeiro da igreja, arredondando-lhe as torres e elaborando novo frontispício e ornamentos para as fachadas, que se enriquecem em graça e detalhes pela mestria com que maneja a arte do cinzel.
Germain Bazin considera a entrada (1771) da Igreja de São Francisco, a obra-prima de Aleijadinho. A pintura existente no forro da nave da igreja, é a obra mais importante de Manuel da Costa Athayde e que dele exigiu maior virtuosismo, devido ao formato especial da abóbada do templo — de grande amplitude e dotada de chanfros laterais que geram maior altura. O artista realizou, paralelamente, outros trabalhos na igreja, sempre em parceria com Aleijadinho, este incumbido da execução das peças esculturais do templo.

Preserve Ouro Preto: Patrimônio da Humanidade

~ Bens Culturais Procurados ~
O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) está sistematizando as informações existentes em seus arquivos sobre os bens culturais tombados, desaparecidos nas últimas décadas.
Em conjunto com a Polícia Federal/INTERPOL e o Conselho Internacional de Museus, o Iphan desenvolve desde o ano de 1997 a campanha Luta Contra o Tráfico Ilícito de Bens Culturais. Com este trabalho pretendemos devolver aos lugares de origem as obras de arte furtadas ou desviadas de forma ilegal.
A maior parte das peças pertence à igrejas antigas — geralmente crucifixos, imagens de Nossa Senhora e de outros santos e tem a finalidade principal de acompanhar os serviços religiosos. Muitas igrejas brasileiras ficam mais pobres em seu simbolismo e arte pela ação criminosa dos ladrões.
Por meio deste banco de dados você poderá ajudar a resgatar peças do patrimônio cultural brasileiro, que pertencem a todos os cidadãos e estão desaparecidos por roubo, furto ou tráfico ilícito.
Se você tiver alguma informação sobre estes bens, mande um e-mail, carta ou telefone para o Iphan. O endereço de seu e-mail será mantido em total sigilo: bcp@iphan.gov.br

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