56) (UFV-2005) Observe a figura abaixo:
A Leiteira (c.1658-1660), de Johannes Veermer, é uma das obras-primas da pintura holandesa do século XVII, que gradativamente define um estilo próprio, representando com austero realismo cenas familiares, paisagens urbanas, situações da vida cotidiana e retratos de pessoas comuns. A vida urbana e comercial é o cenário dessa nova forma de representação do mundo, que caracteriza a cristalização de uma cultura burguesa. Das características abaixo, assinale aquela que NÃO se aplica à cultura burguesa urbana da era moderna.
a) A estética barroca, caracterizada por uma representação do mundo saturada de excessos e movimento.
b) A atribuição de valor moral ao trabalho honesto e disciplinado, com raízes na religião reformada.
c) O profundo desprezo pelas classes populares, consideradas como dissolutas e avessas ao trabalho.
d) A vida doméstica centrada na definição de uma esfera privada restrita à família nuclear.
e) A aversão ao complexo jogo de etiqueta e honra da sociedade de corte e dos aristocratas em geral.
57) (Mack-2001) Renascimento é a denominação usual para as mudanças de caráter cultural ocorridas nos países europeus durante o período que vai, aproximadamente, de 1300 a 1650. No campo das ciências e das artes podemos considerar como expressões desse período os trabalhos de:
a) René Descartes, Ludwig van Beethoven e Thomas Malthus.
b) Augusto Comte, Adam Smith e Igor Stravinsky.
c) Fillippo Marinetti, Luigi Russolo e R. Colligwood.
d) Johann Kepler, Josquin des Prés e William Shakespeare.
e) Richard Wagner, Georg Wilhelm Hegel e Francisco Goya.
12 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br
Gabarito
1)
Resposta: C
2)
Resposta: C
3) Resposta: E
4)
Resposta: C
5)
Resposta: A
6) Resposta: E
7) Resposta: E
Nicolau Maquiavel, escritor humanista, também é considerado um dos principais teóricos do absolutismo. Na sua obra O Príncipe, um dos clássicos da política moderna, Maquiavel ensinou como o governante deveria proceder para manter o poder de forma centralizada e segura, inclusive justificando o uso da força, se necessário.
8) Resposta: C
Nas obras de Leonardo da Vinci, como nas dos demais artistas e filósofos do Renascimento, prevaleceram características opostas às das obras medievais, especialmente por colocarem o homem no centro das atenções e atuações.
9) Resposta: E
10) Resposta: B
Dois trechos do texto transcrito mostram que, para o autor, o siso (razão), que existe em abundância na Lua, falta na Terra; e que entre os homens abunda a loucura, embora todos pensemos ter siso suficiente para não precisar pedi-lo a Deus. Os trechos referidos são os seguintes:
Só de loucura não viu muito ou pouco
Que ela não sai de nosso mundo louco.
..............................................................................
Viu mais o que ninguém suplica ao céu,
Pois todos cremos tê-lo em demasia:
Digo o siso, montanha ali mais alta
Que as erguidas do mais que aqui nos falta.
11)
Resposta: C
12)
Resposta: C
13)
Resposta: B
14)
Resposta: A
15)
Resposta: B
16)
Resposta: A
17) Ao conceito de Idade das Trevas ou Longa Noite dos Mil Anos , isto é, de um período histórico caracterizado pelo atraso, pelo obscurantismo e pela estagnação.
A Antigüidade Clássica (Greco-Romana). Porque, para os renascentistas, esse período deveria ser tomado como modelo, já que muitas de suas características (antropocentrismo, universalismo, racionalismo e espírito crítico) iam ao encontro dos ideais do Renascimento.
A atividade mercantil, dentro do Renascimento Comercial e Urbano que caracterizou a Baixa Idade Média.
18)
Resposta: B
19)
Resposta: A
20)
Resposta: D
21)
Resposta: D
22)
Resposta: C
23) Resposta: D
O renascentista Nicolau Maquiavel, autor de O Príncipe, é considerado o criador da Ciência Política. Rompendo com as concepções medievais, separou a política da moral, justificando toda e qualquer ação governamental que viesse a assegurar a ordem.
24) Resposta: D
O Renascimento marcou, no plano cultural e artístico, a transição do feudalismo para o capitalismo.
Foi um momento que assumiu uma postura crítica em relação ao dogmatismo religioso e ao teocentrismo que predominava na cultura. Essas duas características já bastam para invalidar as afirmações I e IV.
13 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br
25)
Resposta: D
26)
Resposta: C
27) Alternativa: B
28) Alternativa: E
29)
Resposta: B
30)
Resposta: B
31) O Príncipe, que procura ensinar como um governante deve agir para manter-se no poder.
O governante deve se utilizar de todos os meios possíveis para permanecer no poder, este é o fim máximo de um monarca.
32) V, F, V, V.
33) Entre as contribuições da civilização greco-romana para o mundo contemporâneo, podemos destacar: a racionalidade grega, que tanta influência exerceu em nosso pensamento científico, por exemplo, na matemática, o modo de fazer política dos gregos, com a criação da democracia e do conceito de cidadania, base dos modelos políticos atuais; no plano jurídico, a elaboração, pelos romanos, do sistema de leis, o Latim, língua dos romanos, contribuiu na formação das línguas modernas.
34) Resposta: E
35) Renascimento.
A ausência de perspectiva na iluminura e sua presença na pintura a óleo evidenciam a relação dos dois momentos históricos com o conhecimento. No período medieval, a ciência estava submetida a um rígido controle da igreja, cujo questionamento permitiria uma maior liberdade aos artistas. Na Idade Média as figuras humanas não enfatizavam aspectos do humano. Já a pintura a óleo busca uma harmonia e uma aproximação do homem, relacionada ao dito antropocentrismo renascentista, o que se evidencia no naturalismo e na presença de corpos nus.
36) Resposta: E
37) a) A chamada "Revolução Copernicana" corresponde à mudança de perspectiva, entre outros aspectos, sobre o movimento dos astros e a posição da Terra em relação ao que se compreendia como o Universo naquele momento. Até então era vigente o chamado "sistema geocêntrico", que colocava a Terra como centro desse Universo. Copérnico propôs o sistema heliocêntrico, no qual o Sol constitui-se no centro de um sistema (o Sistema Solar) e a Terra gira em torno do Sol.
b) Com o invento do telescópio, pôde-se fazer a observação experimental dos astros e seus movimentos e, por meio dessa percepção, verificar o próprio movimento do planeta Terra.
c) A expansão marítima dos séculos XV-XVI baseou seu trabalho técnico na observação astronômica. Aperfeiçoando os instrumentos náuticos existentes (especialmente árabes) e desenvolvendo outros, os técnicos do período utilizavam os astros como referenciais para o deslocamento nos "novos" espaços marítimos, que se apresentavam aos europeus pela primeira vez.
38)
Resposta: A
39) a) Humanismo, Antropocentrismo, valorização da razão, Individualismo.
b) O ambiente urbano propiciou uma maior circulação de idéias. É no ambiente urbano também que se concentram setores sociais com maiores condições de acesso a formas variadas de conhecimento, há uma maior afluência de riqueza que favorece o financiamento de atividades artísticas e culturais.
c) Tanto na Itália quanto os Países Baixos eram os centros dinâmicos do revigorado comércio europeu na Baixa Idade Média, fazendo a ligação entre o Mediterrâneo e o Mar do Norte, especialmente para a distribuição dos artigos de luxo e especiarias do Oriente. Esse dinamismo comercial contribuía, por sua própria natureza, para o desenvolvimento urbano.
40) Resposta: E
41) Alternativa: E
42) a) O literato espanhol Miguel de Cervantes, por meio da sua personagem Dom Quixote, tratou de uma forma crítica os ideais da cavalaria feudal — entre outros, a valorização da guerra, a lealdade, a defesa da cristandade e a devoção à Igreja.
b) Na Idade Moderna, quando foi escrita a obra Dom Quixote, o feudalismo estava em declínio e emergia o capitalismo. Em conseqüência, surgia a nova mentalidade
14 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br
burguesa, fundada no individualismo, no racionalismo e no ordenamento político estruturado no Estado monárquico centralizado.
43) Alternativa: C
44) Alternativa: B
45) Alternativa: C56) (UFV-2005)
46) Alternativa: B
47) Alternativa: B
48) Alternativa E
O desenvolvimento econômico das cidades italianas originário da atividade mercantil marítima durante os séculos XV e XVI que se refletiu no desenvolvimento artístico denominado Renascimento.
49) Alternativa: C
50)
Resposta: A
51) O Renascimento esta intimamente ligado à expansão comercial, à reforma religiosa e ao absolutismo. Enfatizava a cultura não eclesiástica, racional e científica, sobretudo não feudal. Entretanto, mesmo tentado sepultar os valores da igreja católica, apresentou-se como um entrelaçamento dos novos e antigos valores, refletindo o caráter de transição do período. Buscando base na cultura greco-romana, o Renascimento foi a explosão de manifestações artísticas em todas as áreas.
52) Manter-se no governo
Utilizar-se de todos os meios possíveis para permanecer no poder
Porque Maquiavel fez uma análise real de como o governo deve ser mantido rompendo com a moral religiosa de que o monarca de sempre respeitar os valores da bondade cristã para com seu povo, e sim o monarca de saber o momento de ser bom e o momento de ser mau.
53) Soma: 17
54)
Resposta: B
55) Alternativa: B
56)
Resposta: A
57)
Resposta: D
Nenhum comentário:
Postar um comentário