sexta-feira, 11 de abril de 2014

Sistematização das respostas dos coordenadores pedagógicos

Sistematização das respostas dos coordenadores pedagógicos
sobre as perguntas: O que faço? O que gostaria de fazer? - Quadro 2




O QUE FAÇO
• Sou responsável pelo horário
• Acompanho o processo de digitação e xerocópias das atividades
• Atendo a dupla pedagógica
• Faço vistoria nos diários
• Ajudo a coordenar as semanas temáticas e datas comemorativas
• Dou socorro aos estudantes que se machucam no período de recreação
• Coloco os estudantes nas salas nos intervalos das aulas
• Recebo os pais quando visitam ou são solicitados na escola
• Faço previsão de aulas a serem dadas
• Participo do Conselho de Classe
• Coleto dados para ver os índices de aprendizagem da turma
• Faço o “momento cívico” juntamente com os professores e os estudantes
• Converso com os professores sobre determinados problemas da turma
• Nas reuniões pedagógicas do grupo gestor e coordenadores levantamos os
problemas e tomamos decisões
• Recebo os estudantes e verifico se estão uniformizados
• Verifico o horário dos professores e dou sinal para a troca dos professores
em sala de aula
• Repasso informações aos professores durante o recreio
• Fico no portão recolhendo as carteirinhas
• Acompanho as atividades desenvolvidas em sala de aula
• Cuido para que os horários de início e término do recreio sejam cumpridos
• Acompanho as ações do P.D.E
• Busco estudantes faltosos em casa ou na rua
• Reúno uma vez por semana com o grupo gestor no contra turno
• Acompanho a recuperação paralela
• Cuido da indisciplina
• Vou atrás dos estudantes que vieram no transporte e não adentraram a escola
• Abro o ponto dos professores
• Elaboro e executo a pauta do momento coletivo
• Reúno semanalmente com as duplas pedagógicas
• Faço relatórios diários de tudo que ocorreu no turno (exigência da direção)
• Controlo a freqüência dos professores
• Auxilio o professor com materiais complementares
• Fico em sala quando o professor falta
• Visito a residência de estudantes faltosos
• Vejo o planejamento semanal de alguns professores
• Resolvo problemas de indisciplina dentro da sala
• Programo atividades extra classe com os professores
• Monto horários (aulas paralelas, “subidas” de aula)
• Converso com pais de estudantes indisciplinados
• Rodo atividades no mimeógrafo e controlo as aulas
• Ando no corredor e às vezes fico na portaria para evitar que os estudantes
fujam
• Toco a sirene no início e término das aulas
• Observo a falta de professores/e o cumprimento do horário das aulas
• Auxilio os professores na sala de aula e no planejamento
• Observo a falta de professores e se há necessidade de “subida” de aula
• Observo cumprimento do horário das aulas
• Procuro controlar a disciplina dos estudantes dentro das salas de aula
• Atendo os estudantes na minha sala
• Auxilio a gestão escolar
 
• Envio bilhetes aos pais dos estudantes ausentes
_______________________________________________________________________________________

O QUE GOSTARIA DE FAZER
• Assessorar melhor o professor
• Praticar grupo de estudo na escola
• Ter mais disponibilidade para desenvolver um trabalho melhor junto aos professores
• Verificar como está o aprendizado dos estudantes
• Ajudar a desenvolver projetos educacionais acompanhando-os
• Falar mais com os professores a respeito das aulas e conteúdos
• Dar mais apoio aos professores
• Aconselhar os estudantes a não fazerem coisas erradas
• Acompanhar pedagogicamente os professores
• Ter encontros semanais com professores por área
• Realizar estudo dos PCN’s
• Não precisar cuidar de disciplina
• Contar com mais uma pessoa para cuidar de problemas que não são
pedagógicos
• Cumprir meu plano de ação
• Cuidar dos afazeres que realmente me competem, como: ocupar-me especificamente
do pedagógico
• Acompanhar o processo de crescimento do estudante podendo fazer
alguma interferência significativa
• Estabelecer uma parceria com os pais de forma efetiva
• Poder criar, com certa autonomia, algum momento de estudo com os
professores com os quais trabalhamos
• Participar dos cursos de formação da COEF Itinerante
• Fazer acompanhamento pedagógico
• Orientar os professores para melhorar a aprendizagem dos estudantes
• Dedicar mais tempo à parte pedagógica
• Participar de mais cursos de capacitação no horário de trabalho
• Realizar atividades exclusivamente pedagógicas
• Ter mais tempo para dedicar a estudantes com dificuldades de aprendizagem
• Orientar mais os professores nas suas dificuldades
• Observar de perto o trabalho feito em sala de aula
• Programar atividades diferenciadas para motivar os estudantes
• Motivar os professores
• Ampliar os espaços de discussões coletivas
• Planejar e assessorar pedagogicamente os professores
• Criar grupos de estudos; formação continuada
• Participar das aulas dos professores
• Receber mais respaldo por parte dos professores
• Ter condições de trabalho; outra coordenadora me auxiliando
• Ter mais tempo para acompanhar o trabalho de planejamento do professor
• Ter acesso a textos para trabalhar com os estudantes, caso falte professor
• Trazer os pais à escola para participarem do processo educativo
• Ser compreendido pelos colegas
• Mostrar aos estudantes a importância dos estudos
• Fazer com que haja mais participação dos pais na escola
• Incentivar mais os professores em suas aulas
• Articular projetos juntamente com professores e estudantes
• Montar grupos de estudos com o grupo gestor e com os professores
• Mostrar para o estudante a importância do estudo em sua vida, e que ele
é capaz
• Passar para o professor o seu real papel diante do processo de ensinoaprendizagem
• Auxiliar os professores no momento do planejamento semanal
• Desenvolver ações exclusivamente voltadas para a educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário